Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

Quem paga a conta é você - Por Lúcio Flávio Pinto


Quem paga a conta é você - Por Lúcio Flávio Pinto - Gente de Opinião

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Jornal Pessoal, Belém (PA)

Michel Temer teve que abandonar a reunião dos países dos Brics, na África do Sul, ontem.

Se seu avião não penetrasse no espaço aéreo brasileiro antes do avião que trouxe o presidente do Senado de volta ao Brasil, Eunício Oliveira, seu correligionário do MDB, não poderia mais concorrer à reeleição.
Para evitar a inelegibilidade, Eunício tem que deixar o país sempre que o presidente da república viaja para o exterior. Se assumir o cargo, mesmo temporariamente, estará inelegível.

A situação é a mesma do presidente da Câmara Federal, atualmente o segundo na linha sucessória porque o Brasil está sem vice-presidente (Temer pulou para o topo com o impeachment de Dilma Rousseff). Rodrigo Maia também vai disputar um novo mandato de deputado federal.

Segundo O Estado de S. Paulo, o tesouro nacional já gastou 250 mil reais com essas viagens contingenciais dos dois políticos, obrigados a curtas férias no exterior.

Não seria muito mais racional – além de barato – modificar a legislação, permitindo que os sucessores do presidente não perdessem a elegibilidade se assumissem interinamente a função por até cinco dias ou uma semana, sujeitando-se a punição no caso de praticarem atos de efeito diretamente eleitoral?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País

Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País

A Albras, a fábrica de alumínio da multinacional norueguesa Norsk Hydro, instalada em Barcarena, é a maior consumidora de energia do Brasil. Sua carga

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

Lendo o seu artigo Carajás:  enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?

Por que não proteger as castanheiras?

A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Amazônia na pauta do mundo

Amazônia na pauta do mundo

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)