Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Algo no ar que não é avião...


Robson Oliveira
 

Cenário

A abreviação da carreira política do candidato a presidente da república pelo PSB, Eduardo Campos, por morte prematura, obriga os estrategistas das campanhas de Dilma Rousseff e Aécio Neves a redesenharem as táticas e avaliarem melhor os cenários. Ambos tendem a perder com a natural substituição de Eduardo Campos pela ativista ambiental Marina Silva. Ano passado, antes da Rede de Sustentabilidade (partido que a ativista tentou criar) furar, Marina Silva aparecia bem postada nas pesquisas.

Algo no ar que não é avião... - Gente de Opinião

Imprevisibilidade

É cedo para avaliar os estragos que uma eventual candidatura da ativista do Acre causará aos atuais candidatos presidenciais, mas é possível deduzir que com Marina no páreo é provável que as eleições sejam decididas em dois turnos. Modificando consideravelmente o cenário atual apurado nas pesquisas. É impossível prever quem perde mais: Dilma ou Aécio. Diante da imprevisibilidade, caso fosse o segundo colocado, ficaria atento.

Extremista

Marina gosta de se apresentar como uma ambientalista moderna e defensora das boas práticas na política. Não há registro de malfeitos em sua trajetória política nem na vida particular. O problema dela reside na visão de desenvolvimento que defende e no fundamentalismo exacerbado com que se posiciona em temas nevrálgicos a exemplo das células-tronco e aborto. Quanto ao ativismo ambiental, embora deva ser uma preocupação de todos nós, sua posição também é extremista.

Esquivando

Nunca vi um ambientalista de Ipanema ou do sertão dispensar o conforto do ar refrigerado. Mas berra contra a produção de energia a partir dos nossos recursos hídricos. Sustentabilidade não se compatibiliza com desenvolvimento. Dizer o contrário é mentir ao eleitor para evitar desgaste eleitoral. Nesse quesito, ela se iguala às velhas práticas políticas que tanto condena.

Algo no ar que não é avião... - Gente de OpiniãoOAB

A programação anunciada pela Ordem dos Advogados de Rondônia para o Congresso Estadual dos Advogados que ocorrerá entre os dias 21 e 22, em Porto Velho, demonstra a medida do prestígio que a seccional acumulou pela presença na capital de um número considerável de autoridades da área jurídica.

Gente de OpiniãoOAB 1

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antonio Carlos Ferreira e Luis Felipe Salomão, além do presidente do Conselho Federal, Marcos Vinícius Coelho Furtado e Ophir Cavalcanti (ex-presidente), confirmados como expositores do congresso, comprovam a robustez da advocacia rondoniense e do prestígio do presidente Andrey Cavalcanti que, por empenho pessoal, garantiu a presença dessas autoridades no evento de Rondônia. Embora dois deles houvessem agendado presença na mesma data em outro estado.

Algo no ar que não é avião... - Gente de Opinião

Cavaletes

A fiscalização eleitoral sobre o uso irregular dos cavaletes como peça publicitária dos candidatos está forte e vários estão fora de padrão. A verdade é que a utilização desse meio de campanha termina criando problemas para o transeunte e deixa as vias poluídas e obstruídas quando o vento é forte. Ademais, os resultados políticos deste meio são duvidosos e o eleitor deveria repudiar este tipo de campanha em defesa da limpeza da cidade.

Cadeirantes

Imaginem se todos os candidatos majoritários e proporcionais decidissem colocar nas vias seus cavaletes, o caos da mobilidade imperaria nas cidades. Esses cavaletes ainda criam óbices para o deslocamento do cadeirante quando precisa atravessar uma rua pelos gramados que ficam no meio das avenidas. Diga não aos cavaletes!

 

Gente de OpiniãoFarra

A coluna comentou mês passado da farra imoral feita a partir das emendas parlamentares que eram colocadas na Secel e Seagri e destinadas a promover parlamentares e empresários de araque. Os recursos eram liberados para shows gospel e sertanejos. As investigações evoluíram e os envolvidos estão enrolados.

Algo no ar que não é avião... - Gente de OpiniãoCerco

Convênios firmados para pavimentação de ruas e logradouros também não escaparam da lupa inexorável da fiscalização. A vida dos responsáveis por eventuais malfeitos em convênios vai ficar difícil. Como TCE e MP recomendam toda semana que o governo se abstenha de liberar os recursos, após a coisa emergir não adiantará se esquivar e alegar que nada sabia.

Cunhado

Há quem jure que cunhado não é parente. O problema é quando o cunhado fala em nome do outro e assume funções clandestinas em favor da família. Parente ou não, um famoso cunhado voltou ao comando de uma campanha eleitoral. Suas digitais começam a ficar nítidas todas as vezes que se reúne em nome do outro. Avesso a celular, sai da toca depois que a noite cai. Suas pegadas estãos sendo monitoradas.

Dificuldade

Depois que foi anunciada a tragédia que ceifou a vida do presidenciável Eduardo Campos (PSB), Mauro Nazif, prefeito da capital, apareceu nas mídias sociais lamentando o sinistro. Quem procura a prefeitura para resolver um problema não tem conseguido encontrar o prefeito. É cada vez mais raro encontrar um auxiliar a postos. Podem alegar que estão percorrendo os bairros para acompanhar as obras em andamento. A dificuldade é encontrar uma obra em andamento na capital. Embora o prefeito tenha feito dias atrás um périplo pelos veículos de comunicação para declarar que o município está um canteiro de obras. E que o irmão, poderoso chefão das obras, é o supra sumo da engenharia.



 

I n t r o s p e c ç ã o

Algo no ar que não é avião.

Algo no ar que não é avião... - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026

O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026

PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador

PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário

TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito

TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)