Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Regurgitação + Pasto do Boi + Sinecura + O ataque a educação


Regurgitação + Pasto do Boi + Sinecura + O ataque a educação - Gente de Opinião

REGURGITAÇÃO

Depois de posar de samaritano e defensor dos colonos residentes nos locais mais inóspitos de nossa capital, em discurso recente na Câmara Municipal, e lançar petardos contra o prefeito Hildon Chaves (PSDB), Edgar Tonial (PSDC), vice-prefeito, foi alvo nesta terça-feira (2), de uma ação policial que investiga uma organização criminosa que teria surrupiado impostos estaduais. Segundo o MP, o vice-prefeito é supostamente membro dessa organização. O discurso de Tonial regurgitado no legislativo municipal revela uma faceta bem diferente do bom moço que mungia sob aplausos amigos e ovação de edis oposicionistas.

 

PASTO

Boi é daqueles militantes políticos com quase nenhuma capilaridade eleitoral que gravita em torno de donatários de legendas. Virou vice-prefeito de Porto Velho pelo acaso e em razão a um acordo entre os mandatários do PSDB e PSDC. Sem nome menos ruim que o dele, o PSDC indicou o Boi aos tucanos sabendo que o futuro reservava ao prefeito eleito patadas e chifradas. Precavido, Chaves impôs uma corda da fuça do bovino para que não corresse solto no pasto.

 

BLEFE

Com os minutos de visibilidade que conseguiu na Câmara Municipal da capital, Boi chegou a anunciar que entraria na arena eleitoral para bater chapa contra o atual prefeito. Como o blefe não repercutiu o esperado e a cotação do Boi ficou na lona, a suposta candidatura a prefeito de Edgard Tonial desapareceu instantaneamente.

 

SINECURA

Uma lista com sobrenomes de familiares de membros do primeiro escalão governamental circula nos grupos de WhatsApp em cargos vistosos do Departamento Estadual de Trânsito. Nada de anormal não fosse a falta de habilidades técnicas das laureadas no exercício das funções.  É o que os mais críticos denominam de sinecuras.

 

ALIMENTAÇÃO

Há na boca miúda um burburinho em relação a um contrato de fornecimento de serviços que tem alimentado malfeitos em tempos remotos. Uma suposta investigação teria sido aberta para verificar a lisura com que as partes pactuaram o negócio. Nada ainda veio à tona, e a coluna não conseguiu uma fonte segura para confirmar a veracidade do malfeito, embora em reservado os relatos alimentam os burburinhos. A ver!

 

TOM

Pela rispidez com que utilizou a tribunal da Câmara Municipal de Porto Velho para lançar críticas a administração de Hildon Chaves, o deputado estadual Eyder Brasil (PSL) é candidatíssimo a candidato ao pleito municipal. O tom estridente da crítica foi assimilado nas hordas políticas como um lançamento a sucessão do Hildon. Ao que parece, a lista de pretendentes à prefeitura da capital deverá ser extensa. O que é bom para a democracia e para o eleitor.

 

LUZ

Merece elogios a ornamentação natalina do Espaço Alternativo, inaugurada no final de semana passado em Porto Velho. Havia anos que não se constatava uma iluminação tão bacana e que deixa as noites dessa sofrida capital com mais luz. Há outras prioridades? Há. Mas no período natalino a casa mais humilde põe um ornamento para rememorar a vida. Nossa cidade não poderia ser diferente, apesar, e com nosso respeito, daqueles que pensam de forma adversa.

 

DADOS

Apesar das justificativas pitorescas do ministro da educação, igualmente pitoresco, o resultado da avaliação dos estudantes brasileiros divulgados nesta terça-feira é trágico. Pelos dados, os estudantes da elite brasileira têm performance pior em leitura do que os pobres de outros países. A cada ano a educação do país coleciona notas abaixo da média mundial. Nosso futuro educacional, sob a gestão de Abraham Weintraub, caminha para a mediocridade coletiva. Para piorar a situação, a paspalhão quer derrubar o que de menos ruim possuímos, que é o ensino superior, ao atacar de forma vil todos os dias nossas universidades públicas.

 

HOMENAGEM

A coluna abre espaço para homenagear os campeões brasileiros nas três categorias. O Flamengo, time do coração e alma deste cabeça-chata, tem jogado um bolão que faz inveja ao mais contido vascaíno. Torci muito pelo Mengão. Valeu a pena, mas pena mesmo foi o Vasco e Fluminense escaparem da segunda divisão, embora sejam times da série B.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O  governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX

O governo federal mexeu num vespeiro ao decidir monitorar as movimentações do PIX

EMENDASO ano começa com as atenções voltadas ao Supremo Tribunal Federal que deverá pautar temas polêmicos neste semestre e que vão refletir no Cong

Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola

Não há nenhuma incompatibilidade em reunir na mesma estrutura a pasta ambiental e a agrícola

REFORMAA reforma administrativa feita pelo prefeito eleito, Léo Moraes, reflete a forma pela qual pretende administrar a capital pelos próximos quat

Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho

Léo Moraes vai enxugar a máquina administrativa de Porto Velho

REFORMAO prefeito eleitor, Léo Moraes, vai enxugar a máquina administrativa da capital fundindo secretarias afins para economizar recursos públicos

O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária

O Conselheiro do TCE, Valdevino Crispim, suspendeu a inauguração da nova Rodoviária

DEMISSÃOA exoneração do Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Júnior Lopes, não alterou a situação de custodiado. Desde a prisão ele foi levado

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)