ALGUÉM AINDA LEMBRA
QUEM É E ONDE ANDA DONA DILMA ROUSSEFF?
Há alguns meses atrás, tínhamos uma Presidente da República. Era a toda poderosa, mandava e desmandava e acabou afastada do cargo por uma denúncia menor (as pedaladas fiscais), mas a verdade é que seu governo estava apodrecendo. Não só pela corrupção absoluta, como também pela inércia, incompetência e distância da realidade nacional. Apegada a um projeto de governo populista e cheio de palavras repetidas (Goebels, o ministro nazista de propaganda, dizia que uma mentira repetida centenas de vezes, virava uma verdade), Dilma Rousseff e seus parceiros foram sumindo do cenário nacional, transformando-se, no caso dela e de muitos outros, em morto vivos políticos, sem um rumo a percorrer. A Dilma Presidente(a) já está morta e sepultada. A figura humana, a mulher lutadora, a guerrilheira que nunca se entrega, acabou também pisando na sua biografia com os sapatos sujos, porque preferiu morrer abraçada com sua turma de corruptos e esquerdistas (que adoram uísque importado e muito, muito dinheiro, desde que seja dos outros) do que responder à altura o que exigia a Nação. Ela recebeu um segundo mandato, legalmente, mas de forma injusta, aproveitando-se da ignorância e da pobreza, para manter no comando do país alguns quadrilheiros que hoje estão atrás das grades ou fazendo delação premiada, para escapar delas.
Dilma anda como alma penada pelos corredores do Palácio, sem ser ouvida; vendo ser transformadas em deboche e piadas suas declarações de que ainda vai voltar ao cargo. Não voltará, nem agora, nem nunca mais. Vai ficar agonizando até setembro, quando se cumprirão os prazos Constitucionais e então será mandada embora. Ela sabe, contudo, que já o foi há muito tempo mandada embora, pela grande maioria do povo brasileiro. Pobre Dilma! Fim de carreira melancólico, para uma mulher que não estava preparada para o poder e foi colocado nele a fórceps, pelo tresloucado Lula, esse sim, provavelmente o maior culpado por tudo o que o Brasil está passando. Lamentável!
SOBRINHO CONFIRMADO
Roberto Sobrinho está confirmado como o nome petista à Prefeitura de Porto Velho. Provavelmente concorrerá sub judice, mas vai disputar. Mas não só vai disputar: entrará na briga política com chances reais. É sempre bom lembrar que Sobrinho, antes de ser preso numa operação até agora considerada uma exagero de parte do MP e do Judiciário, tinha, poucas semanas antes de terminar seu segundo mandato, cerca de 70 por cento de aprovação do eleitorado porto velhense. Embora seu partido tenha perdido enorme espaço político, o embate municipal é mais pessoal do que partidário. É bom que os demais concorrentes saibam: Roberto Sobrinho vem aí. E vem com uma história de dois mandatos na Prefeitura para defender, em sua campanha. Que ninguém se engane: ele tem sim, um grande e fiel eleitorado.
JUVENTUDE E EXPERIÊNCIA
Neste sábado, o PTB e seus aliados realizam convenção no auditório da Unopar, na Rio de Janeiro. O jovem deputado Léo Moraes será confirmado como candidato da coligação e o PP oferecerá a experiência, com o dr. Amado Rahaal como vice. É uma dupla forte, que entra com tudo na campanha. Léo vai em busca do eleitorado mais jovem, principalmente aquele que estava decidido em votar em Mariana Carvalho, que está fora, Rahaal tem grande respeito no meio médico e deixou muitos amigos na imprensa. De brincadeira, há gente da imprensa que o chamava de “o plano de saúde dos jornalistas!”. Léo e Amado (será essa a dupla, a menos que aconteça uma mudança de última hora), dão a largada na campanha com bom discurso e cheio de planos para a Capital.
DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
O domingo é dia de lançamento oficial de Mauro Nazif à reeleição. Ele lidera uma coligação encabeçada pelo PSB, que certamente terá um nome do PDT como vice. Não havia, ao menos até essa sexta, uma indicação segura de quem será o companheiro de chapa de Nazif. Várias conversações políticas estão em andamento, com vários partidos. A convenção de Nazif será na casa de show Talismã. É um desafio, porque lotar aquele espaço enorme não é fácil. Um dos principais adversários de Nazif, o ex secretário Pimentel, conseguiu. A turma do Mauro quer repetir o feito do concorrente.
LÍMPIDA E TRANSPARENTE
Também no domingo, será oficializado outro nome entre os “quentes”, que vão para a disputa da Prefeitura. O PR lança Ribamar Araújo, de quem pode ser dizer, no mínimo, que é um político diferente. Nesses tempos de corrupção que se alastra como vírus na vida pública, a história de Ribamar é de uma ficha limpíssima. Numa carreira política que fechou os 25 anos, até hoje não há uma farpa, um fio de cabelo, qualquer envolvimento do nome dele com malidicências, corrupção, desvio de recursos públicos e outros problemas, comuns à classe política. Esse será o discurso básico de Ribamar, que disputa a Prefeitura outra vez: agora, é hora do eleitor optar por quem tem ficha clara e transparente. A partir daí, o candidato vai apresentar seu plano de governo à comunidade.
CINCO TÊM CHANCES
As demais convenções, que indicarão outros candidatos – Pimentel e Hildon Chaves já foram oficializados – ficam para o último dia em que permite a legislação eleitoral: sexta-feira, 5 de agosto. O PROS deve lançar Odacir Soares, experiente, bom de discurso, com uma longa história de serviços prestados a Porto Velho e a Rondônia. O PSOL também deve ter candidato próprio e, como sempre, para marcar presença. O nome deve ser mesmo do empresário Pimenta de Rondônia, que só aparece em época de disputa eleitoral. Não tem chance, mas é uma figura carismática, que tem a simpatia de muita gente. Poucos votam nele, mas são poucos os que não gostam do Pimenta e seu jeitão simplório e sincero. Enfim, serão oito os concorrentes. Com chances reais? Ao menos cinco. Em outubro, saberemos quem vai para o segundo turno...
PERGUNTINHA
Você é dos pessimistas, que esperam que a Olimpíada passe local, pra gente esquecer a vergonha que passaremos ou otimista, que pensa que vamos fazer sucesso perante o mundo?
Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)