Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 21h33
AS 25 MORTES NA BR 364
E O DESABAFO DE UM PREFEITO
Mãe e filhas estavam num carro trafegando pela BR 364, próximo a Cacoal. De repente, uma carreta perde o controle e atravessa na pista. Na colisão, a mulher e uma das crianças morrem na hora. A outra ainda está hospitalizada. As duas vítimas, fazem parte da lúgubre contabilidade da Rodovia da Morte, que tirou nada menos que 25 vidas em menos de três meses (além de 316 feridos), e vários desses caso, envolveram caminhões. Uma morte a cada três dias e meio. Enquanto os políticos discursam e o governo n federal faz ouvidos de mercador ao clamor pela duplicação da BR 364, o número de acidentados, mortos e feridos só cresce. È só se observar os números registrados pela Polícia Rodoviária, nesse ano, no trecho de Vilhena a Rio Branco, com cerca de 1.100 quilômetros. De janeiro até meados de março, já foram 378 acidentes, a maioria por desrespeito à sinalização, alta velocidade e ultrapassagens em locais expressamente proibidos. Há ainda o caso de caminhoneiros irresponsáveis (são uma minoria, mas é deles a responsabilidade por muitas colisões e mortes). E ainda de outros que, à base de drogas, dirigem sem parar durante horas e até dias, tornando-se um risco para os demais motoristas.
Sobre esse assunto vale registrar um desabafo publicado nas redes sociais pelo prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires: “ A PRF precisa punir estes motoristas de carretas que, de forma criminosa e irresponsável, estão matando dezenas de pessoas, na BR 364. Muitos dirão que a rodovia está uma porcaria e extremamente mal conservada e concordo plenamente.Mas os caminhoneiros estão abusando da velocidade, fazem ultrapassagens criminosas, desviam dos buracos de qualquer forma e matam inocentes porque sabem que em um acidente praticamente nada acontece com eles!” Precisa dizer mais?
FACULDADE MUNICIPAL
O prefeito Mauro Nazif decidiu criar a Faculdade Municipal de Porto Velho. Projeto de Mlei nesse sentido, já foi enviado à Câmara Municipal. A nova Faculdade não terá prédio próprio. A intenção do prefeito é utilizar vagas em universidades particulares, em troca de descontos e encontro de contas do ISS. OL ingresso no ensino superior, segundo a ideia do projeto, é via Enem. Quem tiver notas boas no exame nacional, terá prioridade. O assunto já chegou à Câmara, com uma série de informações sobre a nova Faculdade, que começa a ser discutida agora pelos vereadores
QUATRO ANOS DA STO. ANTONIO
Há quatro anos atrás, a Hidrelétrica de Santo Antonio, uma das maiores do país e entre as mais importantes do mundo, começou a geração de energia. A grandiosa obra no rio Madeira, representou um investimento milionários para contribuir com o abastecimento de energia limpa para Rondônia e para outras regiões do Brasil. A partir do final deste ano, das 50 turbinas, seis terão a energia gerada exclusivamente para Rondônia e Acre, atendendo cerca de 40 por cento do consumo total dos dois Estados. No seu quinto aniversário de geração, no ano que vem, a Hidrelétrica estará funcionando com toda a força, atendendo as necessidades de milhões de brasileiros.
ENERGIA PARA O BRASIL
Hoje, a Santo Antonio já tem 39 turbinas em operação comercial, com a potência instalada de 2.714 megawats, 76 por cento da capacidade total da hidrelétrica. Em novembro próximo, todas as 50 turbinas estarão funcionamento a todo vapor. Destaque-se ainda que uma parte importante da energia limpa e de fonte renovável, percorre mais de 2.400 quilômetros até Araraquara, no interior paulista, para abastecer o sudeste e outras regiões brasileiras, por meio do Sistema Interligado Nacional - SIN. Rondônia, portanto, contribui com toda essa enorme estrutura, para melhorar o sistema de energia do país
FERROVIÁRIOS E EFMM
“ A falta de policiamento no Complexo Madeira-Mamoré em Porto Velho, onde está o patrimônio histórico da ferrovia da maior importância para o desenvolvimento do Estado, favorece a roubos de peças importantes do acervo”. A denúncia foi repetida pelo presidente e o vice-presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, José Bispo e George (Carioca) Telles . Ambos se dizem estão indignados com o desleixo da Prefeitura, responsável pela preservação e cuidados com nossa maior riqueza histórica. Os dos têm pedido reiteradamente ao Ministértio Público, que intervenha no assunto, “antes que seja trarde”.
MOSQUINI E O GARIMPO
O deputado federal Lúcio Mosquini usou a tribuna da Câmara para cobrar a regularizaçāo da atividade garimpeira na Reserva Roosevelt e denunciar as preocupantes condições da região, onde se encontra uma grande jazida de diamantes e convivem o povo indígena Cinta Larga e garimpeiros. Segundo o deputado, se nāo forem tomadas providências pelo poder público é iminente um conflito nesta regiāo. “Atualmente todos perdem com a exploraçāo ilegal dos diamantes, sejam os índios, o poder público e a sociedade como um todo. Esta é uma questāo polêmica mas tem que ser encarada com determinaçāo e coragem", destacou Mosquini.
PERGUNTINHA
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