Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

CADÊ A SEGURANÇA?


 CADÊ A SEGURANÇA? - Gente de Opinião

BRAÇO SINDICAL OU O DOMINGO

DE CHURRASCO: QUEM VENCERÁ?

Duas convocações estão sendo feitas, principalmente pelas redes sociais. Uma, da turma do governo e outra da oposição. A primeira delas está programada para uma sexta-feira, dia 13. Pretende levar às ruas do país milhares de manifestantes, a partir de uma convocação da CUT, a comandante geral do sindicalismo chapa branca, aquela que chamava os líderes sindicais de outros tempos de pelegos e que, hoje, se transformou em verdadeiro tapete para que o governista de plantão, desde que seja do PT, limpe seus pés. A ideia é unir as esquerdas, levando para as ruas o apoio incondicional daqueles que não querem nem ouvir falar em mudar o país, porque as mudanças podem significar que eles, amigos do governo, percam  alguma espaço. O outro protesto é o que está sendo convocado também pelas redes sociais, por opositores. Alguns enfurecidos, usavam até palavreado chulo para atacar o governo e fazer ofensas pessoais à Presidente Dilma, que se não tivesse sido eleita democraticamente, como o foi, ao menos mereceria mais respeito por ser mulher. Quem levará a melhor, nestas duas chamadas do povo às ruas?

A coluna aposta na turma da esquerda. A CUT sempre soube organizar manifestações, porque recebe benesses para isso. Recebia quando era oposição e recebe muito mais agora, quando é o braço sindical do governo. Além disso, não há pudor em marcar uma passeata para um dia útil, porque o sindicalismo articulado não dá bola para essas coisas. E a oposição? Não tem o crédito da coluna. Perdeu a eleição nas urnas, há menos de quatro meses e agora quer chegar ao poder na marra. Não tem  poder de articulação. E domingo é dia de descanso, futebol e churrasco, para a classe média e a classe alta, contrárias ao governo. Quem vencerá? Só depois do dia 15 deste março é que saberemos...

SÓ MAIS UM

Surge mais um partido político no país, já com 1 milhão de adeptos e 502 mil fichas oficializadas junto à Justiça Eleitoral. Tem nove diretórios estaduais e 19 municipais. Em Porto Velho, será lançado oficialmente no dia 12 deste mês, uma quinta-feira, na Faculdade Porto/FGV. Trata-se do Partido Novo, que jura que vai mudar tudo na política brasileira. Mais ou menos como os outros 35 partidos que já existem. O país não precisa de mais partidos. Precisa de partidos decentes, compostos apenas por gente decente, que tenha amor ao povo e ao Brasil. Até agora, há algum deles com este perfil, neste Brasil das mordomias e benesses só para os políticos?


 

SUGISMUNDOS

Não dá para contestar provas concretas. Só se pode lamentar quando a própria população, que recebe um benefício, trata de transformá-lo numa lata de lixo. Foi o que aconteceu no último sábado. Duas horas depois da inauguração do Parque Ecológico, uma frequentadora fotografou o lixão jogado pelos frequentadores. Copos de plástico, papel, tudo que se pode imaginar em termos de sujeira já atirado numa área do parque. Jogado por quem deveria cuidar e preservar. Com gente assim, é possível se ter uma cidade limpa?

CADÊ A SEGURANÇA? - Gente de Opinião

NÃO MERECEM

O que surpreende é que muitos dos que jogam lixo no chão; que atiram sofás, fogões, pneus e colchões - entre outras coisas -  em riachos, protestam  quando suas casas e dos vizinhos são invadidas pelas águas. Ora, ninguém gosta de criticar a população, principalmente os políticos, sempre ávidos para agradar, por causa da próxima eleição. Mas como a coluna não é candidata a nada, deixa bem claro: os porcalhões, que felizmente são minoria, não merecem os benefícios que recebem. O caso do Parque Ecológico é sintomático.



 

PISTOLAGEM VOLTOU

O crime de pistolagem voltou com tudo, em Porto Velho e em várias cidades do Estado.  Nos anos 70, quando a bandidagem agia em Rondônia, foi criada uma força tarefa que praticamente dizimou os pistoleiros. Agora, com a atual legislação que protege o crime e o incentiva, não há como combater o banditismo da forma como o foi feita há mais de 40 anos atrás. Então, o que se vê são ordens para execução de pessoas, vindas de dentro dos presídios e uma pequena multidão de assassinos à solta, cumprindo as penas de morte decretadas. Incrível, mais verdadeiro.

Gente de Opinião

CADÊ A SEGURANÇA?

Em Porto Velho, apenas na segunda-feira, primeiro dia útil de março, quando o ano começa de verdade, houve três mortes brutais. Uma delas de um bandidão, morto quando ia fuzilar o irmão de um agente penitenciário. É óbvio de onde partiu a ordem para matar a vítima, que acabou salva pelo irmão. O canalha assassino foi morto e é um a menos para infernizar a população. Mas, além dele, outros dois homens foram fuzilados na rua, na segunda. Uma vergonha. Onde anda nossa segurança pública?


 

PERGUNTINHA

CADÊ A SEGURANÇA? - Gente de Opinião

Depois de tantas crises, Mensalão, Petrolão e outras falcatruas, qual será o próximo escândalo a abalar a vida do brasileiro?

CADÊ A SEGURANÇA? - Gente de Opinião

 CADÊ A SEGURANÇA? - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação e não preservação”!

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação e não preservação”!

         O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)