Sábado, 17 de setembro de 2016 - 20h52
ATÉ QUE ENFIM,
CAMPANHA NA CAPITAL
COMEÇA A TER EMOÇÃO!
Finalmente, começa a esquentar a disputa pela Prefeitura de Porto Velho. Dos sete candidatos, pelo menos quatro ainda têm chances reais de chegar ao segundo turno e um quinto pode crescer e se aproximar dos líderes. A pesquisa do Ibope do final de semana aponta um empate técnico entre Mauro Nazif e Léo Moraes. Roberto Sobrinho estaria em terceiro e Williames Pimentel em quarto. Com a margem de erro de 4 por cento para cima ou para baixo, os líderes podem estar mais à frente ou, em caso contrário, a disputa embolou de vez, caso os 4 por cento beneficiem os que estão logo atrás. Nazif e Léo estão com 21 pontos; Roberto Sobrinho com 16, empatado tecnicamente com Pimentel, que tem 14. A vantagem de Pimentel é que ele está crescendo, em quanto Sobrinho caiu seis pontos, em relação à primeira pesquisa. Ribamar Araújo, que começou com 10 pontos, caiu para 7, mas ainda pode se recuperar. Chances remotíssimas, praticamente nulas, ficaram com o tucano Hildon Chaves e com o representante do PSOL, Pimenta de Rondônia. Os próximos dias serão decisivos para todos. Os líderes na pesquisa do Ibope querem se manter à frente e, é claro, vão intensificar suas campanhas. Sobrinho continua sofrendo ataques de todos os lados, por concorrer sub judice, mas ainda pode se recuperar. A surpresa pode ser Pimentel, que subiu ao menos cinco pontos de uma pesquisa para a outra e está em ascensão.
Depois de um longo período de frieza, tendo chegado a morna raramente, durante as últimas semanas, afinal a campanha na Capital começa a ganhar contornos de uma corrida emocionante. Será que Nazif e Léo se manterão à frente? E Sobrinho, como ficará? Pimentel continuará crescendo ou chegou no limite? E Ribamar, vai reagir? Enfim, temos uma campanha política duríssima.
Os dois próximos debates na TV aberta (dia 25 um domingo, na SICTV/Record e dia 29, uma quinta, na TV Rondônia/Globo), poderão ser decisivos. Que ganhe o melhor, para tirar Porto Velho do buraco em que se meteu...
PERGUNTAS DURAS
Nessa segunda prossegue a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Porto Velho, na SICTV/Record. Léo Ladeia e Sérgio Pires vão conversar com o candidato à reeleição Mauro Nazif.
Já passaram pelo crivo das perguntas da dupla os candidatos Williames Pimental e Ribamar Araújo. Ambos – assim como acontecerá hoje com Nazif até o final da semana com os demais – foram pressionados com perguntas duras e objetivas dos entrevistadores, que fazem a eles os questionamentos que o eleitor gostaria de fazer.
Nazfi será questionado sobre os resultados da sua administração, sobre o que deu certo e o que deu errado, sobre a rejeição ao seu nome nas pesquisas eleitorais e sobre o que pretende fazer, caso se reeleja. Não perca. Começa pontualmente às 17h50 e dura uma hora. Em rede estadual.
RETA FINAL
O final de semana serviu para se ampliar a ação dos candidatos. Novamente o candidato Willaimes Pimentel fez uma caminhada com centenas e centenas de pessoas, na zona leste. Esse tipo de iniciativa do candidato do PMDB tem dado grande visibilidade à campanha dele. Nazif, Léo, Ribamar, Hildon, Pimenta de Rondônia e Roberto Sobrinho ampliaram seus contatos com os eleitores, fazendo visitas e caminhadas; apresentando propostas e levando suas mensagens e ideias. Todos estão entrando na reta final da campanha esperançosos. Os números do Ibope dizem que, com exceção de Hildon Chaves e Pimenta, que não decolaram, todos os demais podem ainda chegar ao segundo turno.
OUTRO SUCESSO
Termina nesse domingo a edição brasileira das Paraolimpíadas. Foi mais um grande sucesso. O evento, grandioso, reuniu atletas com algum tipo de deficiência aos milhares, todos fazendo apresentações emocionantes e dignas de serem assistidas no Planeta inteiro, como o foi. Com a exceção de um acidente que acabou vitimando um ciclista iraniano, que caiu e bateu com a cabeça, um único evento triste, todo o resto das disputas só merecem todos os elogios. Os atletas brasileiros – incluindo rondonienses, que conquistaram medalhas – deram um show de competência, dedicação, superação. Tanto a Olimpíada quanto a Paraolimpíada foram espetáculos grandiosos, que colocaram nosso país com uma ótima imagem no exterior, depois de tantas más notícias. O sucesso foi merecido!
SERÁ QUE AGORA VAI?
Finalmente, depois de nove anos, parece que o viaduto do Trevo do Roque vai ser entregue à população. Foi quase uma década desde que a obra começou. Parou em 2010, pouco depois de iniciada. Recomeçou. Parou. Recomeçou. Parou. Foi uma sucessão de anúncios de paralisação e reinício das obras, até que, agora, o Dnit anuncia que os carros começarão a passar por cima do viaduto (ou elevada, que talvez seja o melhor nome), antes do final de setembro., A fase do asfaltamento está praticamente concluída. As complementares serão realizadas já com o novo fluxo do trânsito funcionando normalmente. Tomara que não haja mais nenhuma surpresa de última hora. A população de Porto Velho já não suporta tanta incompetência e desleixo. Chegou a hora, enfim...
CENÁRIOS LAMENTÁVEIS
O talentoso Léo Ladeia lembrou, dias desses, como estão feias, sujas, desagradáveis, todas as entradas de Porto Velho. Para quem vem pela BR 319 e chega à ponte, entra no bairro da Balsa, que parece que foi destruído por algum ciclone e onde a sujeira e o lixo se acumulam. Pelo rio Madeira, quem chega, vê aquela lamentável área de desembarque, junto à Praça de |Ferro Madeira Mamoré. Quem chega pela BR 364, tanto vindo da direção de Candeias como da região do Acre, vê aquela cena de território de guerra, em torno do viaduto que, parece, finalmente vai ficar pronto. É lamentável a situação em que está a Capital dos rondonienses, sob o ponto de vista de quem entra na cidade. Está na hora de começarmos a melhorar nossa imagem. Porque do jeito que está, realmente, é lamentável!
PERGUNTINHA
Você que estudou a vida toda, ralou, passou noites acordados, fez vários concursos até ser aprovado, concorda com o Presidente Lula de que seu sofrimento não é nada ante os políticos, que têm que buscar votos em cada eleição?
O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi