Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

COMEÇAM OS DEBATES DECISIVOS DA DISPUTA NA CAPITAL


 COMEÇAM OS DEBATES DECISIVOS DA DISPUTA NA CAPITAL - Gente de Opinião

COMEÇAM OS DEBATES DECISIVOS DA DISPUTA NA CAPITAL
 
Começa esta noite a sucessão de três debates de TV e rádio, entre Lindomar Garçon e Mauro Nazif que, certamente, serão vitais para decidir a eleição mais disputada da história recente, para a Prefeitura da Capital. Os dois pretendentes têm popularidade, folha de serviços prestados à comunidade; apoios importantes de lideranças de várias cores partidárias e até coincidem em um ou outro projeto de governo. Mauro busca, na quarta tentativa, ser o Prefeito de Porto Velho. Garçon concorre a primeira vez na Capital, mas já foi prefeito de Candeias do Jamary por dois mandatos. Ambos têm tido sucesso nas urnas, Mauro mais para o Congresso, onde é um deputado sempre muito bem votaGente de Opiniãodo. Mas Garçon, que começou sua carreira numa cidade pequena, tomou conta de parte do eleitorado de Porto Velho e foi eleito e reeleito deputado federal com expressiva votação. Quem defende a vitória de um ou outro tem argumentos de sobra. O único risco é que, pelo menos no mundo da fofoca e dos boatos, já se ouve, aqui e ali, que possa se mudar uma campanha até agora limpa, para descambar para a baixaria. Tomara, é claro, que isso não ocorra e tudo não passe de conversa de quem quer ver o processo democrático prejudicado.
 
Tanto Mauro quanto Garçon têm história, têm o respeito da população, têm o respeito do eleitorado. Que vença o melhor e que o que vencer seja também a melhor opçãopara a maior cidade do Estado, tão necessitada de mais investimentos, melhor infra estrutura, melhores planos para o futuro. Os debates (hoje na Rede TV; segunda-feira, dia 22 na TV Candelária e dia 26 na TV Rondônia), serão vitais para que o eleitorado porto velhense conclua quem merece sentar na cadeira de Roberto Sobrinho. Agora é acompanhar tudo e decidir certo quando for colocar o voto na urna, dia 28!
 
 
 
 
VIDA REAL
 
Depois da euforia da eleição, os prefeitos que assumem em 1° de janeiro, já começam com grave crise atingindo os cofres municipais. O prefeito Laerte Gomes, presidente da Associação dos Municípios (Arom), avisa que a queda nos impostos, nas cidades rondonienses, chegou a mais de 1 bilhão e 500 milhões de reais. Ou seja, dinheiro curtíssimo não só para pagar funcionários e fornecedores, mas principalmente para obras e investimentos. Como todos os eleitos prometeram mundos e fundos, é bom a população saber que a realidade será bem diferente.
 
 
 
DIÁLOGO ABERTO
 
O governador Confúcio Moura tem dado uma atenção especial aos prefeitos eleitos. Desde a proclamação dos resultados das urnas, Confúcio tem recebido os novos mandatários dos municípios, que começarão a governador em janeiro. A primeira leva de conversas foi com os eleitos do PT. Agora, o Governador está conversando com os eleitos de todas as siglas partidárias. E tem reafirmado a parceria, que caracterizou seu governo desde o início, com as Prefeituras rondonienses.
 
 
 
BEM MAIS CEDO
 
Vai começar tudo de novo, sábado! Jornalísticos nacionais bem cedo, programas de TV do avesso, aviões saindo uma hora mais cedo, ônibus também. O horário de verão, que funciona para grande parte dos estados brasileiros, só atrapalha em Rondônia. Aqui, continuamos tudo igual, só que com duas horas de diferença para o centro sul e nordeste. Só nos afeta a programação de TV, transporte para outras regiões do país e, é claro, o horário dos bancos, que abrem às 8h e fecham às 13h. Pior é no Acre, que fica atrás do horário de Brasília em três horas.
 
 
 
RECUPERAÇÃO EM CURSO
 
A Santo Antonio Energia, consórcio responsável pela construção de uma das maiores hidrelétricas do país, em Porto Velho, está cumprindo à risca seu compromisso de conservar áreas de preservação, como uma de 39 mil hectares que margeia toda a extensão do reservatório da usina, no rio Madeira. Também vai recuperar até 2016, nada menos que 1.900 hectares de áreas degradadas próximo ao rio, com o plantio de mais de um milhão de mudas nativas. O trabalho teve início com o reflorestamento dos primeiros 150 hectares, que apresentavam sinais de degradação antes mesmo da formação do reservatório da hidrelétrica.
 
 
 
CENSURA E JUSTIÇA
 
A questão da censura à imprensa, adorada por poderosos em várias partes do mundo e, muito em especialmente na América Latina, está tendo uma parceria que, há pouco tempo, seria considerada impossível num regime democrático. Segundo a Sociedade Interamericana de Imprensa, parte do Judiciário tem impedido publicações de matérias ou determinado indenizações pesadas, que podem inviabilizar jornalistas e empresas, em nome de direitos que muitos juízes consideram mais importante do que o sagrado direito de informar. E o número destas sentenças aumenta cada vez mais.
 
 
 
PERIGO À VISTA
 
O mais perigoso disso tudo é que parte dos magistrados está condenando jornalistas e veículos de comunicação mesmo quando denunciam pessoas públicas, como governantes e políticos. E isso vem acontecendo não só em países onde o Judiciário parece estar a serviço dos poderosos de plantão, como na Venezuela, no Equador e até na Argentina. A censura vinda da Justiça é a mais perigosa de todas. Portanto, é bom ficar com os olhos bem abertos para o assunto. Antes que seja tarde demais.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
As cenas de sexo e violência de filmes e novelas que passarão uma hora a menos nas TVs, por causa do horário de verão, serão proibidas para crianças?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)