MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO CUMPRE
PENA POR ERROS QUE JAMAIS COMETEU
A população de Porto Velho sofreu mais uma penalização dura nesta semana, embora nada tenha feito de errado, nenhum delito tenha cometido. Pelo contrário, é vítima. A decisão do Tribunal de Contas da União de não autorizar o reinício das obras de esgoto sanitário na Capital do Estado é mais um golpe contra os moradores de uma grande cidade que hoje têm menos de 2% de um antiquado sistema de tratamento do seu esgoto. Continuaremos, ainda por longo tempo, à mercê do esgoto à céu aberto, dos dejetos sendo jogados em córregos e rios, dos enormes riscos que tudo isso representa para a saúde pública. O TCU, como sempre agem os órgãos técnicos (todos eles enrolados numa burocracia tão infernal que jamais conseguem sair dela), decidiu que, como não há um projeto executivo, não há como liberar os recursos para as obras. O assunto mereceu o lamento do deputado federal Lindomar Garçon, que tem lutado pelo reinício das obras de água (essas já liberadas) e esgoto em Porto Velho. O TCU não quer saber se a população será prejudicada, se terá que pagar uma pena que não lhe compete, se continuará arriscando sua saúde. O que quer o TCU é que todos os trâmites técnicos e burocráticos sejam cumpridos, para só então liberar a volta das obras consideradas essenciais para a maior cidade do Estado.
Não há ninguém responsável, nada será feito, nada mudará. Quando ocorrem falhas em projetos deste porte e os órgãos chamados competentes partem para a análise, tudo é estudado minuciosamente. Menos, é claro, os interesses do povo, que paga os maiores impostos do mundo. Aliás, é bom que se diga, para que serve a população, além de pagar impostos para manter essa estrutura obesa dos poderosos?
JOVENS TUCANOS
O PSDB começa a procurar mais nomes que possam ser quentes numa eventual disputa à Prefeitura da Capital. Caso Expedito Júnior não possa ou não queira concorrer, pelo menos dois jovens se destacam dentro do ninho tucano. Tanto a vereadora Mariana Carvalho quanto o deputado estadual Jean Oliveira estão na fila.
FORÇA À GUAJARÁ
Nesta terça-feira, a Assembleia realiza mais uma sessão itinerante, dessa vez em Guajará Mirim. Os olhos do governo do Estado e agora do parlamento, começam a se voltar com mais força para essa cidade tão importante no contexto rondoniense, mas com graves problemas de toda a ordem. Quem sabe se a verdadeira força tarefa que está se criando, amenize ao menos a crise pela qual Guajará passa.
AGORA É TARDE!
O agora ex-ministro Nelson Jobim tinha agendado vinda a Porto Velho em 29 de julho, para acompanhar o lançamento oficial das obras do Teatro Municipal. Como a solenidade foi transferida, ele remarcou para 12 de agosto.Agora, se vier, será “a paisana”. Ou seja, não é mais ministro da Defesa.
FAZENDO HISTÓRIA
O presidente do Sinduscon-RO, Chagas Neto, volta a fazer e participar da história da habitação em Rondônia. Ele, que foi um dos pioneiros e construiu milhares de casas populares, agora preside o sindicato que reúne as maiores construtoras do Estado, que deverão participar de outro projeto nessa área: a construção de novas 5.300 casas para famílias pobres.
MAIS DE 300 MILHÕES
A parceria Caixa Federal, Governo Federal, Estado e Prefeituras vão proporcionar a milhares de famílias com renda de um três salários mínimos, realizar o sonho da casa própria. É o projeto Minha Casa, Minha Vida II, que só nessa etapa vai investir mais de 300 milhões de reais em Rondônia.
VAMOS IMPORTAR
Agora surge mais um motivo para a grande alta no preço do combustível previsto: a produção nacional não estaria dando conta do consumo e vamos começar a importar combustível. Isso aconteceu depois que o presidente Lula alardeou várias vezes que o Brasil já era autossuficiente na produção de petróleo. A seca do rio Madeira é outro motivo para o absurdo aumento que virá, contra o bolso do consumidor.
MELHORANDO
Melhorou o clima no trânsito de Porto Velho, em função da intensa fiscalização colocada nas ruas nos últimos dias. Embora alguns malucos continuem fazendo das ruas pista de corridas e sucessão de irresponsabilidades, já há uma sensação, ao menos isso, de um pouco mais de segurança. Mas ainda estamos longe de resolver a grave situação do trânsito, já que o problema maior dele são os que conduzem seus veículos. Aí, só com multa pesada.
RONDANDO
Embora tenham diminuído, os comentários de que o governador Confúcio Moura mexerá na sua equipe principal (de novo!) nos próximos dias, continuam rondando o Palácio Presidente Vargas. Confúcio avisa apenas, até por seu blog, que quem não rezar por sua cartilha pode cair. Afora isso, nada mais de oficial.
PERGUNTINHA
Como explicar que, no planejamento de gastos do JOER, agora suspensos, uma bola comum que custa menos de 60 reais seria comprada por mais de 300 reais?