Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Confúcio Moura avisou que ia buscar dinheiro


Confúcio Moura avisou que ia buscar dinheiro - Gente de Opinião

UMA BANANA PARA OS QUE QUEREM

LEVAR TODAS AS NOSSA RIQUEZAS
 
A Amazônia (e especialmente Rondônia) têm nióbio. Tem ouro. Tem gás natural em abundância. E tem petróleo. Na nossa região se encontra estanho, manganês, bauxita, ametista, minério de ferro, caulim (minériocomposto de silicatoshidratados de alumínio, como a caulinitae a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas) ; rubis, esmeraldas, potássio, titânio, níquel. Tem cromo. Tem ouro em abundância e grandes jazidas de diamantes. Só como exemplo, no Brasil está concentrado 95% de todo o nióbio do Planeta, a maior parte na Bahia, mas um bom percentual em Rondônia.É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos, o nióbio é importante para a indústria espacial e de computadores. Só nós temos. Então, que a gente não se engane. Essa grita internacional “em defesa” da Amazônia, as teorias conspiratórias de internacionalização da nossa floresta, as constantes ameaças do Primeiro Mundo de que não sabemos cuidar da “Rain Forest”, tem, por trás, enormes interesses econômicos e financeiros.
 
Qual país tem, concentrada numa só região, tantas riquezas naturais e tantos minérios vitais para o desenvolvimento do Mundo? A resposta todos sabem. Por tudo isso, é bom que o amazônida e o brasileiro se informem melhor, saibam o que está realmente acontecendo por trás de toda essa mobilização mundial, que pretende se adonar e ditar as normas sobre a mais rica região do Planeta. Eles, na maioria dos casos, destruíram seu meio ambiente e consumiram suas riquezas. Agora, estão de olho em nós, na nossa Amazônia. O que devíamos dar, todos nós, juntos, é uma banana pra essas ONGs e essa gente toda que chega aqui, sem sequer falar nossa língua, querendo ditar normas que devemos seguir. Atendendo os interesses deles, é claro.
 
 
 
CASQUINHA
 
Claro que, aqui e ali, ainda tem gente tentando agradar estudantes e professores, anunciando que ainda há tempo para realizar os JOER. Não há e todos sabem disso. O próprio governador Confúcio Moura já avisou que a decisão é irreversível e que os Jogos só voltam em 2012. Mas, há quem ainda tente tirar uma “casquinha” sobre o assunto.
 
 
 
AINDA BEM!
 
No último exame da OAB em Rondônia, apenas 13% dos candidatos foram aprovados. Um pouco acima da média nacional, mas ainda percentual muito baixo. Observa-se, por óbvio, que o ensino do Direito nas faculdades que pululam país afora é uma brincadeira. Felizmente que têm as provas da OAB para não permitir que pessoas mal preparadas saiam por aí, se dizendo advogados. Ainda bem!
 
 
 
ALGEMAS NELES!
 
Continua a inversão de valores. Grandesnomes da política nacional andam chiando pela prisão e imobilização, via algemas, de suspeitos de envolvimento com desvios do dinheiro público. Discurso em defesa da moralização, do fim da corrupção, da defesa intransigente dos recursos que deveriam beneficiar o povo, quase nada. Mas protestar quando algum graúdo vai para o xilindró, aí pode.
 
 
 
ÚNICA PUNIÇÃO
 
Se vingar essa tese, de que ninguém pode ser algemado só por ser ladrão do que é de todos os brasileiros, o país perderá a chance de assistir a, quase sempre, única punição que esses malandros recebem. Porque para a cadeia cumprir pena não vão. Devolver o que roubaram, muito menos. Pelo menos que nos deixe vê-los sofrendo a humilhação de aparecerem na mídia como ladrões. É só o que acontecerá a eles, no final...
 
 
 
CADA UM POR SI
 
Na prática, o Senado Federal acabou com a hierarquia tanto na Polícia Civil quando nos Bombeiros. Concedeu anistia ampla, geral e irrestrita aos bombeiros que se aquartelaram no Rio e a PMs que cometeram exageros em vários Estados, inclusive Rondônia. Então, ficamos assim: liberou geral. Cada um faz o que achar melhor para si e sua categoria. O resto que vá procurar a sua turma.
 
 
 
HOMENAGEADA
 
A grande Parada do Orgulho Gay de Rondônia está agendada para o próximo dia 28 deste mês, um domingo, pelas principais ruas da Capital. A ex-senadora Fátima Cleide, autora do projeto que pretende criminalizar a homofobia, será convidada de honra. Há quem imagine que ela terá sua pré-candidatura à Prefeitura, em 2012, confirmada durante a festa do final de agosto.


 
 
PAULEIRA ANTECIPADA
 
Nem sempre é bom estar na frente. É o caso do deputado Zequinha Araújo (PMDB), líder nas pesquisas para a Prefeitura. Longe ainda do pleito, adversários de olho na disputa já começaram a atacar o parlamentar, que foi vereador da Capital por cinco mandatos. O pau já come solto e vai piorar mais. A menos que Zequinha avise que não irá para a disputa. O que, aliás, é muito difícil.
 
 
 
NÃO É FILOSOFIA
 
E o Confúcio, hein? Avisou que ia buscar dinheiro devido ao Estado, poucos acreditaram, achando que era só devaneio, mas os resultados já apareceram. Só do sistema de energia elétrica ele já conseguiu reaver quase 32 milhões.  

E vem mais por aí. Não está filosofando sobre o tema, o governador rondoniense. Está agindo. E com
com firmeza.

 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

          Até 30 por cento de arrependimentos, sempre tarde demais, com danos raramente reversíveis. Sérios riscos para a saúde. Problemas emocionai

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)