Quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018 - 21h12
A REVOLUÇÃO ESTÁ CHEGANDO.
E NÃO TEM NADA DE FICÇÃO CIENTÍFICA!
Abundam na internet vídeos que apontam para o fim de várias profissões, algumas já desaparecidas e outras em vias de extinção. Há um deles que lembra a quebra da Kodak, empresa que, em 1998, tinha 170 mil funcionários e vendia 85 por cento de todo o papel fotográfico consumido no mundo. Em pouco tempo, o tipo de negócio da Kodak se tornou coisa do passado e a empresa faliu. Nos próximos dez anos, a previsão é de dezenas de indústrias e serviços não terão mais como existir da forma atual, como a poderosíssima indústria automobilística e profissões como médicos e advogados, onde apenas uma extrema minoria de grandes especialistas sobreviverá. Os softers vão avançar de tal forma que tornarão inúmeros produtos e serviços totalmente antiquados, numa velocidade assustadora. O mesmo acontecerá com a inteligência artificial, saúde, educação, veículos autônomos e elétricos, agricultura e empregos. Tudo será substituído pela facilidade dos softers, cada vez mais avançados, que modificarão praticamente toda a vida, como ela é hoje conhecida. Em muitos casos, antes de 2025, ou seja, daqui a menos de sete anos. Só pra lembrar, a Kodak era a maioria do mundo e sumiu em apenas três anos, engolida pelo smart fone e as fotos que abundam em todos os celulares do mundo, a custo zero. Um exemplo bem simples: o Uber não tem um só táxi, mas já é hoje a maior empresa de táxis do mundo. Já se fala que em uma década e meia, no máximo, o mercado não precisará mais de advogados, porque, segundo aplicativos e softers sobre o assunto, como, apenas como exemplo, um só softer da IBM, dão aconselhamentos legais pela internet, com 90 por cento de exatidão, contra 70 por cento, quando dado por humanos. Nos Estados Unidos, advogados jovens já não estão conseguindo emprego. Começou...
O futuro muito próximo prevê o fim dos carros como os conhecemos. Serão elétricos e andarão sozinhos. Serão computadores sobre rodas. A carteira de habilitação será um documento para museu. Ninguém mais precisará dirigir. A previsão é que, com os softers que comandarão os veículos, acontecerão alguns milhões de acidentes a menos e pelo menos 1 milhão de vidas perdidas no trânsito, por ano, no mundo, serão poupadas.
A previsão é de que em 2030, ou seja, daqui a apenas 12 anos, os computadores já serão mais inteligentes que os humanos. Ah, os catastrofistas do fim do mundo, que dizem que o Planeta morrerá de sede, estão ferrados. Os sistemas de dessalinização da água serão tão simples e baratos que haverá água em abundância para toda a Humanidade. De um lado é assustador, porque estamos no liminar de um novo mundo e muitos de nós sofreremos com todas as mudanças. De outro, viver neste Planeta se tornará muito melhor, mais saudável, mais tranquilo. Não é ficção científica. A mudança radical do mundo, via novas tecnologias, está batendo nas nossas portas!
OPÇÕES PARA SABER MAIS
Ainda sobre o mesmo tema: quem tiver curiosidade, pode pesquisar no Google ou no You Tube sobre vários vídeos abordando o tema. Alguns deles: https://www.youtube.com/watch?