Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Está na hora da equipe 'confunciana' sentar à mesa e planejar ações na comunicação


 Está na hora da equipe 'confunciana' sentar à mesa e planejar ações na comunicação - Gente de Opinião

 

GREVES SÃO NORMAIS, MAS HÁ UM LIMITE PARA SUPORTÁ-LAS

 

O caso das greves de servidores do Estado está chegando perto do limite do suportável. A partir dele, as coisas podem se tornar muito ruins e as consequências, perigosas. Professores, policiais, agentes penitenciários e pessoal da Justiça cruzaram os braços, causando prejuízos à população. É bom que se defenda as greves, que são normais, mas sempre como último recurso. O que se tem visto, em Rondônia, são paralisações que extrapolam os interesses das categorias e põe em risco o funcionamento da máquina estatal. Dois exemplos: os agentes penitenciários, a quem o governoEstá na hora da equipe 'confunciana' sentar à mesa e planejar ações na comunicação - Gente de Opinião garante, quase dobrou o salário em um ano, têm exigências corretas, é claro, mas também exageros notórios. Em entrevistas e ações, partem para métodos não ortodoxos, incluindo o desrespeito às autoridades e aos seus chefes. O mesmo ocorre com os policiais civis. Têm razão em suas reivindicações? Claro que sim! Mas são homens e mulheres da lei e, antes de qualquer coisa, têm que defender a lei. Ao não acatar decisão judicial que os mandou de volta ao trabalho, dão mau exemplo. Só poderiam continuar parados se algum recurso fosse acatado pela Justiça.

 

Quando o ex-governador Ivo Cassol falou grosso com algumas categorias - principalmente com o Sintero, com seus vieis político-partidário, além de defender os interesses dos professores - foi taxado de intransigente. Pois o governador Confúcio Moura fez o oposto. Tentou agradar todos, deu aumentos até arriscados para os cofres do Estado, mas, mesmo assim, é tratado como inimigo. É sempre bom lembrar que os funcionários públicos são vitais para nosso Estado e nosso país, mas são imensa minoria. A grande maioria, que paga os salários deles, quer serviços em troca. Não importa sob que argumentos, o grosso da população não tem que pagar uma conta que não é sua.

 

 

Está na hora da equipe 'confunciana' sentar à mesa e planejar ações na comunicação - Gente de Opinião

     I M L    

Corpos expostos, ao ar livre, fedentina, falta de estrutura, falta de pessoal, lâmpadas queimadas, geladeiras para manter os corpos de vez em quando quebradas: esse é o triste retrato do IML de Rondônia (Vídeo AQUI). E isso que já foi pior, até porque há tempos atrás, um formigueiro já estava inclusive atingindo a estrutura do prédio antigo. Está na hora das autoridades darem uma atenção especial a esse setor. Não dá para continuar como está.

 
 

Está na hora da equipe 'confunciana' sentar à mesa e planejar ações na comunicação - Gente de Opinião

CONVITES NÃO FALTAM

PMDB, PDT, DEM, PSD, PSDC, PR, PSB, PSDB a lista não acaba. Tem muitos outros. Todos eles já procuraram o empresário e ex-candidato a Prefeitura de Porto Velho, Mário Português, para ingressar nos seus quadros (Vídeo AQUI). O PSB de Mauro Nazif também o procurou, mas Português avisou que não poderia aceitar porque pretende disputar novamente a Prefeitura em 2016, certamente contra Nazif, que irà à reeleição. Por enquanto, o megaempresário rondoniense está no MD, resultado de uma fusão do PPS com o PMN. Decide para onde vai até o próximo dia 30.

DE CIMA PARA BAIXO

Por falar em MD, o novo partido, comandado nacionalmente por Roberto Freire, ainda não definiu seu diretório provisório em Rondônia. O nome mais forte para comandar o partido, é o do ex-governador João Cahulla, que inclusive tentou a reeleição pelo PPS, agora fundido com o PMN. Se as coisas seguirem seu curso normal, será mesmo Cahulla o comandante da nova sigla. Já Sandro Morett, que era presidente do PMN, quer que seja o indicado. Nos próximos dias, a decisão virá de Brasília, de cima para baixo...

Está na hora da equipe 'confunciana' sentar à mesa e planejar ações na comunicação - Gente de Opinião

PELO CANO

Começa a pipocar, aqui e ali, que o governo Confúcio Moura tem trabalhado duro, tem investido pesado, tem realizado obras importantes, mas que sua comunicação com o rondoniense não acompanha esse ritmo. Está na hora da equipe "confunciana" sentar à mesa e planejar ações nesse sentido, inclusive dando mais liberdade de ação e recursos turma do Decom. Em plenos anos 2013, quando a comunicação é vital em todos os setores, governo que não souber como falar com sua população está fadado a tubular. No popular: entrar pelo cano.

 
 

DOIS EXEMPLOS

No interior, poucas surpresas. Como se imaginava, os dois prefeitos que andam esbanjando popularidade e bons resultados nos primeiros meses do ano, são o reeleito Alex Testoni e o recém eleito Jesualdo Pires. Preparados, os dois têm tudo para fazer administrações muito positivas em suas cidades. Jesualdo só pensa em cumprir bem todo o seu mandato e resolver os problemas da sua cidade, mas Testoni anda serelepe, ouvindo convites à toda hora para entrar na disputa pelo Governo do Estado em 14.  Espera-se muito também dos prefeitos de outras cidades, que ainda não deram o mesmo salto da dupla de Ouro Preto e Ji-Paraná.

SEM PORTO E SEM CADEIA

Dá vontade de chorar, ao ler reportagem do site G1 (Globo), relatando que a obra do porto do  Piauí está abandonada. Depois de 37 anos em construção e com quase 390 milhões de reais investidos. Um estado pobre, que poderia melhorar a condição de vida da sua gente com obras de vulto, o Piauí é um resumo do abandono e do desrespeito com o dinheiro público no Brasil. O Piauí não tem porto. E não deve ter cadeia também, porque os ladrões dos cofres públicos continuam livres, leves, soltos. Lamentável!

PERGUNTINHA

Quando o governo brasileiro vai começar a informar, em detalhes, tudo o que está gastando para construir os estádios para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)