Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015 - 20h15
ASSEMBLEIA PEGA NO PÉ
DOS FRIGORÍFICOS E QUER FIM DO CARTEL
Mais uma vez, uma série de denúncias envolvendo o cartel de frigoríficos em Rondônia estourou na Assembleia Legislativa. Os deputados têm, seguidamente, feito duros discursos e cobranças firmes, exigindo que os benefícios fiscais dados a essas empresas sejam revistos, já que elas não estão beneficiando o Estado, mas sim beneficiando-se dele. O presidente da ALE, Maurão de Carvalho, denunciou, de novo, o baixo preço da carne bovina pago ao produtor rural pelos frigoríficos em Rondônia. “A coisa está a cada dia pior. O preço da arroba de boi não para de cair, estando hoje a 121 reais. É um preço menor do que o pago no Pará, que é de 134 reais. “Estados que sempre pagaram menos que nós, hoje pagam mais”, protestou. Ele sublinhou que “há um cartel que domina o mercado e impõem preços baixos. O pior é que, nos açougues, a carne continua subindo e o consumidor pagando caro”, analisou. Os deputados Adelino Follador, Lazinho da Fetagro, Laerte Gomes, Hermínio Coelho e Marcelino Tenório, também abordaram a questão. Surgiu até a ideia de uma CPI, para investigar a fundo o que está acontecendo no setor da produção de carne em Rondônia.
Os frigoríficos, ditando preços muito abaixo do mercado, usufruem de benefícios fiscais que podem chegar a 85 por cento do total dos impostos. Como comandam e mandam nos preços, os produtores estão levando seu gado para outras regiões, para receberem mais. Em São Paulo, por exemplo, recebem 150 reais a arroba. Só que, descompromissados, os frigoríficos quando ficam sem a carne, por não pagarem um preço justo, fecham suas unidades, desemprego centenas de trabalhadores. Os deputados têm mesmo que exigir que as empresas sanguessugas têm é que perder os grandes benefícios que recebem para se instalar por aqui. De vampiros, estamos com o saco cheio!
INAUGURAÇÃO, ENFIM...
A segunda-feira, dia 7, será festiva em Porto Velho. Finalmente, depois de vários na anos desde seu início, será inaugurado oficialmente o coplexo de prédios que formam o Palácio Rio Madeira, que quando lançado, no governo de Ivo Cassol, tinha o nome de Centro Político e Administrativo, o CPA. Quem entregará a vultosa obra, hoje centralizando praticamente toda a estrutura da administração estadual, será Confúcio Moura, o governador que prometeu que a concluiria e o fez. A festa está marcada para as 17h30, junto com o lançamento das comemorações natalinas. Haverá show do cantor rondoniense Allyson Castro e Coral Natalino. O povão está convidado.
ÀS VÍTIMAS, NADA!
Mais um vitória dos criminosos e uma derrota das vítimas. Por firulas jurídicas. Legais, mas lamentavelmente imoral, o júri de três dos acusados do assassinato jovem Naiara Karine foi mais uma vez transferido. Richardison Bruno Mamede das Chagas, Francisco da Silva Plácido e Wagner Strogulski de Souza seriam julgados na próxima quarta-feira, dia 9. Um pedido dos advogados dos réus, determinou que a Justiça acatasse e transferisse tudo para outra data, ainda não definida. O pai da jovem, protestou, indignado, pelas redes sociais: “O julgamento do dia 9 foi cancelado. Fica aqui o meu voto de revolta!”.
MERCÚRIO DO RIO
Na calada da noite, muitas dragas e balsas continuam tirando ouro do rio Madeira. Há quem diga que a fiscalização deu uma grande afrouxada. Por que será? Embora garantam que não usam mais o mercúrio para separar o ouro e não permitir que ele polua o rio, a história não é bem assim. Nessa semana, a Polícia Rodoviária parou um carro na BR 364 e apreendeu 2 quilos de mercúrio. O homem preso confessou que usaria tudo na garimpagem de ouro. Tem que se organizar bagunça, demarcar áreas próprias e deixar os garimpeiros trabalharem em paz. Mas sem usar mercúrio!
A MEGA SE FOI
Havia uma grande expectativa cercando o sorteio da Mega Sena nesta semana, realizado em Ji- Paraná. Será que a sorte brindaria um Estado pobre como Rondônia, como já brindou pelo menos três outras vezes, dando o prêmio maior a alguém daqui? Foi só sonho. Ninguém acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou por 110 milhões de reais, que será sorteado em outra região do país. As más línguas dizem que quando o prêmio é uma fortuna dessas, sempre sai para Brasília e, muitas vezes, na mesma agência. Será que isso tem algum fundo de verdade ou é apenas mais um desses boatos maldosos que circulam pelo país?
PAULEIRA PELA MÍDIA
Cada vez que ressurge o nome da deputada federal Mariana Carvalho como possível candidata à Prefeitura de Porto Velho, o pau canta pra cima dela. Quando ela recua, os adversários ficam quietos. Apareceu uma nota na mídia, lembrando que ela é o nome mais forte na briga pela sucessão de Mauro Nazif e as cacetadas voltam. Mariana, na verdade, se dependesse apenas dela, não entraria na disputa. Mas a pressão do diretório nacional e o diretório regional tucanos sobre ela é enorme. Aécio Neves e Expedito Júnior estão apostando todas as fichas na jovem parlamentar. Ambos têm certeza de que ela será a futura prefeita da Capital rondoniense!
P E R G U N T I N H A
Agora, vale a pergunta de novo. Qual dos dois cairá primeiro:
Eduardo Cunha ou Dilma Rousseff? Façam suas apostas!
O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi