Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Fechar a BR é um acinte, um desrespeito


Fechar a BR é um acinte, um desrespeito - Gente de Opinião

SÓS, FALAM EM MUDANÇAS. NO CONJUNTO,

SE TORNAM APENAS MANADA DE OVELHAS

Cobrado por telespectadores da TV Candelária, ao participar, ao vivo, do programa VIA SAT, o deputado federal Moreira Mendes fez uma confissão pública: a culpa da falta de mudanças na legislação penal e de outras leis importantes, é do Congresso. E foi mais fundo: é muito difícil mudar alguma coisa, citando, como exemplo, o que aconteceu e está acontecendo com a questão do Código Floresta. Tocar no Código Penal, então, torna-se praticamente impossível. E todos sabem, no Congresso, que se isso não for feito e prosseguir a absoluta impunidade que campeia no país, principalmente às penas pífias e a desgraça delas, a “progressão de pena” para criminosos perigosos, não há e nem haverá solução para a grave crise de segurança que vive o Brasil. Moreira Mendes não é o único. Individualmente, se tem certeza que a grande maioria dos parlamentares pensa do mesmo jeito. E é aí que entra o absurdo: se esse pensamento é comum à grande parcela dos políticos eleitos pelo povo, porque, quando se reúnem na Câmara Federal e no Senado, como grupo, eles se acovardam e não conseguem impor as mudanças necessárias para mudar o país?

Ah, aí entra o âmago da questão! Subjugado e submetido ao Executivo, a quem obedece quase com fidelidade religiosa, o Legislativo transformou-se, nas últimas décadas, num rebanho de ovelhas, obedientes e silenciosas. Parlamentares primeiro tratam de seus interesses pessoais e de seus grupos, e, para isso, precisam do poder do dinheiro, que vem do Executivo. Seguem, como manada, a ordem que vem de cima, para não perder grana, poder, participação nos lucros. É um processo de autofagia, que coloca o Legislativo na contra mão dos interesses da grande maioria da população. O risco de que o povo tenha certeza da inutilidade do Legislativo é o grande risco para a democracia. Mas, no final, em função dos interesses pessoais e grupais, lamentavelmente, esse detalhe torna-se irrelevante.

 

AGORA É BRIGA!

A reunião conturbada na semana passada, reunindo lideranças de sindicatos do funcionalismo, acabou encontrando uma solução mágica para que a proposta da transposição dos servidores para a União seja assinada pela presidente Dilma: querem fechar a BR 364. Vão partir para a briga, o que não é bom prá ninguém.

 

TIRO PELA CULATRA

Fechar a BR é um acinte, um desrespeito, uma forma de transformar uma reivindicação das mais justas e necessárias para o Estado, num evento antipático à grande maioria da população, que nada tem a ver com o assunto. E uma espécie de pressão ilegal contra o governo. De qualquer forma, o conflito pode acabar se tornando um tiro pela culatra.

Tomara que o bom senso prevaleça.

 

14 MILHÕES NO LIXO

Mais uma do ministro Paulo Haddad. O MEC distribuiu sete milhões de livros, país afora, com erros grosseiros de revisão, impressão e diagramação. Foram mandados para nossas crianças, que já têm uma educação cada vez pior. O custo foi de quase 14 milhões de reais. O MEC reconheceu o erro, mas ninguém fala em devolver a fortuna para os cofres públicos.

 

TRABALHANDO EM PAZ

No meio de tanta confusão, da violência que nos assola, dos escândalos na política nacional, por aqui a semana é, ao menos nisso, de boas notícias. O sucesso da Expovel e a grandeza nela sintetizada do nosso agronegócio dá esperança clara de que, se nos deixarem trabalhar em paz, Rondônia ainda vai longe. O problema é: deixarão?

 

REDE DE FOFOCAS

“Intrigas de governo nunca podem acabar. E que seria do governo sem intrigas? São elas que movem os eixos do poder. Pior ainda são os boatos, eles têm a velocidade da luz. Ainda não sei em que ondas eles se movem, creio que seja por caminhos subterrâneos”. O comentário é do governador Confúcio Moura, em seu blog, sobre a onda de fofocas que atingem o seu e todos os governos.

 

ALIMENTOS

Chegam à coluna, todos os dias, relatos de várias pessoas que estão ou tiveram, nas últimas semanas, graves problemas intestinais emPorto Velho. Nos hospitais, há ainda gente internada. É importante que as autoridades dêem atenção ao problema e a Vigilância Sanitária haja na cidade, fiscalizando os alimentos. Alguma coisa séria está acontendo.

 

O HOMEM DA DYDYO

Cresce nas conversas políticas sobre a sucessão municipal de 2012, na Capital, o nome do empresário Robson Doerner, dono da Dydyo Refrigerantes. Ele anda se coçando, animado com tanta procura, promessas de apoio e outros quetais que fazem parte dos namoros políticos. Por enquanto, ouve-se, ele estaria mais próximo do PMDB. Mas pode surgir como surpresa em outra sigla, inclusive o PT.

 

ABANDONADAS

Estudo da Confederação Nacional de Transportes, que ouviu mais de 500 caminhoneiros Brasil afora, aponta o crescimento da prostituição infantil, principalmente na região norte. Em alguns pontos, a presença de crianças e menores que se prostituem chegam a 70% do total. O que está acontecendo? E as campanhas preventivas? E a fiscalização rigorosa prometida pelo governo?

 

PERGUNTINHA

A oposição vai fechar também a BR 364 se a presidente Dilma Rousseff não se livrar do seu chefe da Casa Civil?
 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)