Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Fechar a BR é um acinte, um desrespeito


Fechar a BR é um acinte, um desrespeito - Gente de Opinião

SÓS, FALAM EM MUDANÇAS. NO CONJUNTO,

SE TORNAM APENAS MANADA DE OVELHAS

Cobrado por telespectadores da TV Candelária, ao participar, ao vivo, do programa VIA SAT, o deputado federal Moreira Mendes fez uma confissão pública: a culpa da falta de mudanças na legislação penal e de outras leis importantes, é do Congresso. E foi mais fundo: é muito difícil mudar alguma coisa, citando, como exemplo, o que aconteceu e está acontecendo com a questão do Código Floresta. Tocar no Código Penal, então, torna-se praticamente impossível. E todos sabem, no Congresso, que se isso não for feito e prosseguir a absoluta impunidade que campeia no país, principalmente às penas pífias e a desgraça delas, a “progressão de pena” para criminosos perigosos, não há e nem haverá solução para a grave crise de segurança que vive o Brasil. Moreira Mendes não é o único. Individualmente, se tem certeza que a grande maioria dos parlamentares pensa do mesmo jeito. E é aí que entra o absurdo: se esse pensamento é comum à grande parcela dos políticos eleitos pelo povo, porque, quando se reúnem na Câmara Federal e no Senado, como grupo, eles se acovardam e não conseguem impor as mudanças necessárias para mudar o país?

Ah, aí entra o âmago da questão! Subjugado e submetido ao Executivo, a quem obedece quase com fidelidade religiosa, o Legislativo transformou-se, nas últimas décadas, num rebanho de ovelhas, obedientes e silenciosas. Parlamentares primeiro tratam de seus interesses pessoais e de seus grupos, e, para isso, precisam do poder do dinheiro, que vem do Executivo. Seguem, como manada, a ordem que vem de cima, para não perder grana, poder, participação nos lucros. É um processo de autofagia, que coloca o Legislativo na contra mão dos interesses da grande maioria da população. O risco de que o povo tenha certeza da inutilidade do Legislativo é o grande risco para a democracia. Mas, no final, em função dos interesses pessoais e grupais, lamentavelmente, esse detalhe torna-se irrelevante.

 

AGORA É BRIGA!

A reunião conturbada na semana passada, reunindo lideranças de sindicatos do funcionalismo, acabou encontrando uma solução mágica para que a proposta da transposição dos servidores para a União seja assinada pela presidente Dilma: querem fechar a BR 364. Vão partir para a briga, o que não é bom prá ninguém.

 

TIRO PELA CULATRA

Fechar a BR é um acinte, um desrespeito, uma forma de transformar uma reivindicação das mais justas e necessárias para o Estado, num evento antipático à grande maioria da população, que nada tem a ver com o assunto. E uma espécie de pressão ilegal contra o governo. De qualquer forma, o conflito pode acabar se tornando um tiro pela culatra.

Tomara que o bom senso prevaleça.

 

14 MILHÕES NO LIXO

Mais uma do ministro Paulo Haddad. O MEC distribuiu sete milhões de livros, país afora, com erros grosseiros de revisão, impressão e diagramação. Foram mandados para nossas crianças, que já têm uma educação cada vez pior. O custo foi de quase 14 milhões de reais. O MEC reconheceu o erro, mas ninguém fala em devolver a fortuna para os cofres públicos.

 

TRABALHANDO EM PAZ

No meio de tanta confusão, da violência que nos assola, dos escândalos na política nacional, por aqui a semana é, ao menos nisso, de boas notícias. O sucesso da Expovel e a grandeza nela sintetizada do nosso agronegócio dá esperança clara de que, se nos deixarem trabalhar em paz, Rondônia ainda vai longe. O problema é: deixarão?

 

REDE DE FOFOCAS

“Intrigas de governo nunca podem acabar. E que seria do governo sem intrigas? São elas que movem os eixos do poder. Pior ainda são os boatos, eles têm a velocidade da luz. Ainda não sei em que ondas eles se movem, creio que seja por caminhos subterrâneos”. O comentário é do governador Confúcio Moura, em seu blog, sobre a onda de fofocas que atingem o seu e todos os governos.

 

ALIMENTOS

Chegam à coluna, todos os dias, relatos de várias pessoas que estão ou tiveram, nas últimas semanas, graves problemas intestinais emPorto Velho. Nos hospitais, há ainda gente internada. É importante que as autoridades dêem atenção ao problema e a Vigilância Sanitária haja na cidade, fiscalizando os alimentos. Alguma coisa séria está acontendo.

 

O HOMEM DA DYDYO

Cresce nas conversas políticas sobre a sucessão municipal de 2012, na Capital, o nome do empresário Robson Doerner, dono da Dydyo Refrigerantes. Ele anda se coçando, animado com tanta procura, promessas de apoio e outros quetais que fazem parte dos namoros políticos. Por enquanto, ouve-se, ele estaria mais próximo do PMDB. Mas pode surgir como surpresa em outra sigla, inclusive o PT.

 

ABANDONADAS

Estudo da Confederação Nacional de Transportes, que ouviu mais de 500 caminhoneiros Brasil afora, aponta o crescimento da prostituição infantil, principalmente na região norte. Em alguns pontos, a presença de crianças e menores que se prostituem chegam a 70% do total. O que está acontecendo? E as campanhas preventivas? E a fiscalização rigorosa prometida pelo governo?

 

PERGUNTINHA

A oposição vai fechar também a BR 364 se a presidente Dilma Rousseff não se livrar do seu chefe da Casa Civil?
 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)