Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Governistas vêm com tudo para tirar o poder de Hermínio


Governistas vêm com tudo para tirar o poder de Hermínio - Gente de Opinião
 
NA TERRA DAS CRENDICES E DA IGNORÂNCIA,
 
POUCAS COISAS VÃO MUDAR NESTE 2012
 
Crendices fazem parte de qualquer comentário sobre o novo ano. Besteirol se ouve a granel. Gente ignorante, monitorada muitas vezes pelo fanatismo, exagera, transpira bobagem e infantilidades. Mas há também o outro lado da moeda. O lado real, aquele que é verdadeiro e que guia o mundo em que vivemos e não a virtualidade que só serve para ampliar a ignorância e a falta de visão de, infelizmente, a maioria dos brasileiros. Afora as crendices e idiotices, algumas notícias reais já começam a aflorar neste 2012 que recém começou. Apolítica econômica, por exemplo, não muda. Vamos nos manter no mesmo esquema, tentando ampliar nossas reservas para enfrentar a mais dura crise mundial das últimas décadas. Se fizermos corretamente as coisas, sofremos um pouco menos. Mas todos sofreremos.Governistas vêm com tudo para tirar o poder de Hermínio - Gente de Opinião Na questão da saúde pública, câncer incurável desse país, com o perdão do trocadilho, pouco pode se esperar de melhorias. Além, é claro, das mirabolantes promessas que surgirão nas campanhas eleitorais para as Prefeitura e que, sabe-se desde agora, jamais serão cumpridas. Há ainda a questão da insegurança e violência, essa sim, tragédia diária na vida dos brasileiros. Não há luz no fim do túnel. Pelo contrário. A maioria dos nossos políticos, antipatriotas e defensores do próprio bolso e do próprio futuro, vão continuar votando leis que protegendo o crime e colocam na prisão domiciliar o brasileiro comum.
 
Não esperemos, pois, um 2012 de coisas muito boas para esse país. Se o terminarmos, na economia, como o começamos, já terá sido uma grande vitória. Mas no mais, nossa saúde continuará descendo ladeira abaixo e a violência, incentivada pela impunidade, só aumentará. Nossa esperança é que melhora o nível de cultura e conhecimento do brasileiro comum, para que ele não seja guiado por crendices, mas pela dura realidade. Daí, quem sabe, as coisas podem começar a melhorar.
 
 
 
 
OLHO NA LEI
 
Pré-candidatos que se habituaram a fazer pesquisas extra oficiais, daquelas que só agradam a quem as contrata, já não podem fazê-las a partir de agora. A legislação eleitoral determina que todas as pesquisas devem ser registradas no Tribunal Regional Eleitoral até cinco dias da sua divulgação. Com todas as informações sobre metodologia, quem pagou e quem as fez.
 
 
 
CLIMA EXPLOSIVO
 
Como será 2012 na Assembleia Legislativa de Rondônia? Essa é a grande pergunta no mundo político do Estado. O 2011 terminou com um clima explosivo entre o presidente interino, José Hermínio Coelho e o governo Confúcio Moura. Os governistas vêm com tudo para tirar o poder de Hermínio, mas ele se preparou para enfrentar a batalha. Vai ser um ano complicado, até que tudo se defina.
 
 
 
SEM RESPOSTAS?
 
Ainda em relação à Assembleia, outra questão é que relacionada com os denunciados na Operação Termópilas. Manterão seus mandatos? Voltarão à Mesa Diretora? Valter Araújo, considerado foragido, será cassado por seus companheiros ou não? A verdade é que há muitas perguntas que nem a maioria dos deputados sabe responder, nesse momento.
 
 
 
PREFERÊNCIA
 
Pelos lados do governo, o nome do deputado Jaques Testoni é sempre visto com simpatia, quando se trata de se falar sobre o futuro comando da ALE. Em caso de confronto político, ele é um dos mais cotados como o novo do Palácio Presidente Vargas para o posto. Mas há também outras opções. A verdade, contudo, é que por enquanto, sabe-se que não há como mexer na cadeira de José Hermínio.
 
 
 
O NOVO MÍNIMO
 
O novo salário mínimo, já em vigor, injetará 42 bilhões de reais na economia brasileira. O maior problema será para as prefeituras, que já estão quebradas e que terão que suportar o novo gasto. É um salário que não resolve em nada os problemas dos que o recebem e um pesadelo principalmente para os pequenos municípios. Serve ainda para comparações com os majestosos salários dos políticos. Dá mais irritação do que benefícios.
 
 
 
DEPURAÇÃO
 
A coluna comentou há dias atrás: vários policiais militares envolvidos em denúncias de irregularidades estão causando problemas até com seus colegas, dentro da PM. É por isso que a Corregedoria da instituição está trabalhando para resolver pelo menos 50 casos de soldados e sargentos que podem ser expulsos nas próximas semanas. A PM rondoniense começa sua depuração, o que já é uma ótima notícia nesse início de 2012.
 
 
 
CADA VEZ PIOR
 
No trânsito, o ano que chegou já mostrou que a situação continuará sendo de tragédias e irresponsabilidades. No Ano Novo, em Rondônia e Brasil afora, motoristas e motoqueiros deixaram claro que não vão dar trégua à violência nas ruas e estradas. Muitos alcoolizados, andando em alta velocidade, sem preparo, sem conhecer as leis de trânsito, eles avisam: vão continuar morrendo e matando no trânsito.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quando acontecerá o primeiro round de 2012 na luta entre o atual governador Confúcio Moura e o ex Ivo Cassol?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)