Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

HOMENAGEM À BÁRTOLO


UM FIO DE ESPERANÇA:
HÁ LEIS QUE JÁ SÃO IGUAIS PARA TODOS!

Duas decisões judiciais nos últimos dias, deram um alento, uma sinalização positiva, um fio de esperança de que as coisas começam mesmo a mudar nesse país. E que as ideologias começam a ficar muito longe da interpretação das leis, fazendo-as iguais para todos os brasileiros e não apenas para alguns. A primeira delas foi em Rondônia.HOMENAGEM À BÁRTOLO - Gente de Opinião

O juiz Carlos Roberto Burck, da 1ª Vara Criminal de Cacoal, condenou o índio Antonio Apucara Suruí pelos crimes de cárcere privado e grave ameaça. O mais importante não foi a pena, por demais justa, já que o indígena ameaçou de morte e manteve trancadas numa sala de escola onde suas filhas estudavam, vários professores e funcionários. Ele queriam que suas vítimas dissessem onde estavam as garotas, que lá estudam. Tempos depois, se descobriu que uma delas fugiu com o namorado. O importante foi o que Sua Excelência escreveu na sentença: ele ignorou o pedido da Procuradoria Especializada da Funai, que queriam fazer a defesa do índio. Segundo o juiz, “trata-se de indígena plenamente integrado”, “professor em aldeias indígenas” e, então, “como qualquer cidadão, não há porque crer-se da impossibilidade do o próprio denunciado, sem assistência da Funai, defender-se em ação penal!”.  Toma-lhe! È uma decisão histórica, porque coloca um indígena acusado de um crime, na condição de cidadão brasileiro e não mais de um pobre coitado que nada sabe, quando se trata de responder a algum delito.

Outro caso, no mesmo tom,  ocorreu em Goiás, com a decisão de mandar para a cadeia quatro membros do MST, sob acusação de terrorismo, tomada por pelos juízes Thiago Boghi, Rui Carlos de Faria e Vitor Umbelino Junior.  Na denúncia, o Ministério Público alegou que os sem-terra fizeram ameaças a funcionários de uma fazenda e roubaram  uma máquina agrícola. Não há referências a uso de armas de fogo pelos sem-terra, que teriam usado apenas armas brancas, como facões. Aviso à LCP, armada e praticando atos de terror em Rondônia: a Justiça vem aí!

PIMENTA CONFIRMADO

HOMENAGEM À BÁRTOLO - Gente de Opinião

Mais um candidato está confirmado oficialmente para disputar a eleição municipal em Porto Velho. O PSOL definiu mesmo Pimenta de Rondônia como seu representante. Solitário, o partido não tem ainda o nome do vice, mas manteve sua tradição de se fazer presente nas urnas. Pimenta, um pequeno empresário, já concorreu à Câmara Federal, ao Senado e ao Governo do Estado,  mas nunca disputou a Prefeitura. É um socialista apaixonado, que defende as ideias do partido e se sacrifica, sempre que chamado, para participar de eleições, mesmo sem ter qualquer chance de vitória. Com muito poucos membros em Porto Velho e Rondônia, o PSOL ainda sobrevive, do jeito que pode. E Pimenta de Rondônia sempre esta disponível, para ajudar seu partido.

CASA AMARELA NA WEB

Não há nada que supere uma boa ideia. E o blogueiro e jornalista Tadeu Itajubá as tem seguidamente. A última dele é lançar uma web rádio, a Cabana Amarela, a primeira especializada em música sertaneja do seu gênero, na floresta amazônica. Tadeu, que nas horas vagas é também um cozinheiro de mão cheia, recebe no seu sítio muitos amigos. Aproveitou o nome do local que já está se tornando famoso entre seus colegas de profissão, já que os recebeu sempre com grande pratos produzidos por ele mesmo, para batizar a sua emissora web que entra no ar em breve. 

SEM APOIO FEDERAL

HOMENAGEM À BÁRTOLO - Gente de Opinião

 O PT vai de Roberto Sobrinho. O vice também deve ser petista, porque até essa semana não havia qualquer outra sigla anunciando adesão ao projeto petista. Com chapa pura, Roberto tenta mais um mandato. Vai para o palanque fazendo comparações de suas administrações com a de Mauro Nazif e se apresentando como quem conhece os problemas da cidade e pode resolvê-los. Sobrinho terá contra si muitos problemas, incluindo os judiciais, mas também o péssimo momento que vive seu partido, no país inteiro e em Rondônia também. A perda do governo brasileiro, que é certa, com a cassação de Dilma Rousseff, também será um problema a mais, já que ele perderá o discurso da proximidade com o poder central. Não será fácil, mas Sobrinho está otimista, mesmo com todo o quadro negativo que se apresenta ante ele.

HOMENAGEM À BÁRTOLO

HOMENAGEM À BÁRTOLO - Gente de Opinião

Valter Bártolo, primeiro administrador de Vila de Rondônia (hoje Ji-Paraná), músico, notívago, com um rol de amigos que preencheria duas listas telefônicas; cantor de tango que encantou até os argentinos; rondoniense que gravou seu primeiro disco, apenas com músicas próprias, em 1963;  receberá uma homenagem especial do Governo de Rondônia. Filho da região de Guajará Mirim, Valter morreu em novembro de 2012 e a partir de agora dará nome ao barco-hospital que atenderá a comunidade da sua região de nascimento. Familiares do inesquecível Valter Bártolo participarão da cerimônia, que será realizada em Guajará na terça-feira da outra semana, dia 16, Homenagem das mais justas a um rondoniense que jamais deve ser esquecido, por tudo o que representou para esta terra.

LAMENTO DE UM PAI

“Hoje, quinta-feira, 28 de Julho, quero fazer a minha homenagem à minha filha, que Deus levou. Nesse dia ela estaria completando 21 anos de vida, junto de nós, como sempre esteve. Mas a festa está sendo lá no Céu. Estamos aqui, minha filha: o Júnior, sua mãe e eu, seu pai, muito tristes nesta data. Você foi uma filha exemplar. Nós sempre vamos te amar”! O texto, publicado na semana passada e recheado de lamentos e tristeza, é de Paulo César Silveira Freitas, pai da jovem Naiara Karina, assassinada brutalmente em janeiro de 2013, em Porto Velho. Paulo César, seu lamento e sua tristeza e uma família destroçada pela dor, tornaram-se símbolo de tantos brasileiros que perderam seus entes queridos, mortos por animais que se travestem de seres humanos.

PERGUNTINHA

Se você fosse dar uma Medalha de Ouro a um brasileiro, quem você escolheria para ser agraciado com a maioria honraria dos Jogos Olímpicos?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)