Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Jesualdo continua sendo uma das principais lideranças


Jesualdo continua sendo uma das principais lideranças  - Gente de Opinião

NA CAPITAL, CARROS SÃO O ALVO

DE ARROMBADORES. CADÊ A POLÍCIA?

Está na hora do policiamento tomar conta da cidade. Em Porto Velho, onde em menos de dois anos a população aumentou em mais de 100 mil pessoas, o número de policiais nas ruas ainda é pequeno, quando eles existem. E nem se fala na extrema violência que se registra todos os dias nos bairros da periferia. Trata-se aqui de pequenos delitos, que começam a se tornar uma dor de cabeça para a Capital, sem que nada seja feito. Os donos de carros, por exemplo, são as grandes vítimas. Primeiro, dos governos, que lhes impõem uma série de impostos, taxas e outras cobranças infernais, vasculhando os bolsos dos pobres coitados, até que se tire deles o último tostão. Depois, porque em vários pontos da cidade não há mais vagas para estacionamento. Quando há, tem-se que enfrentar os terríveis flanelinhas, sempre exigindo dinheiro, como seu fossem os donos das ruas. Agora piorou: em plena luz do dia, arrombadores estão atacando os carros, quebrando vidros ou usando ferramentas sofisticadas para abrir portas e levar tudo o que encontram dentro dos veículos. Dezenas de lap tops, por exemplo, já foram levados, com grandes prejuízos aos seus proprietários. Onde está a polícia? Onde está a fiscalização do trânsito? Onde está o apoio ao cidadão.

Dias desses, um visitante do Rio de Janeiro – considerada uma das cidades mais violentas do mundo – chegou a Porto Velho, achando que estava no paraíso da segurança. Durou pouco sua emoção. O carro emque deixou sua pasta com documentos foi arrombado em pleno meio-dia, na área central, enquanto ele degustava um gostoso peixe da região. Atônito, o visitante disse que ia ser gozado por amigos cariocas: saiu de lá para ser roubado em Porto Velho. Socorro, polícia!

  

SEIS MESES

Marcos Donadon já assumiu na Assembleia. David Chiquilito está fora, mais uma vez. Quase seis meses depois do fechamento das urnas, graças à absurda confusão na legislação eleitoral e na morosidade da Justiça Eleitoral, a composição dos parlamentos ainda estão sendo mudados. Rondônia também entrou nessa confusão toda.

 

O VOTO NÃO VALE

Mas o que está ruim pode ainda piorar. O Supremo ainda não decidiu – e não se sabe quando o fará – se a Lei Ficha Limpa vai valer para as eleições de 2012. Uma vergonha, baseada na tentativa de muitos magistrados e de ministros de tribunais superiores em se adonar do poder que deveria ser apenas do eleitor.

 

OBSTINAÇÃO

O governador Confúcio Moura continua obstinado em relação a resolver os mais graves problemas da saúde pública em Rondônia. Uma das parcerias que está fazendo é com seu colega de partido, o governador Sérgio Cabral, do Rio. Nos próximos dias, Confúcio vai estar novamente com ele, para saber como o Rio conseguiu superar a crise na saúde. E tentar adaptar algumas soluções para cá.

 

DECISÃO ADIADA

Aliás, em relação à saúde, a semana termina sem se ter certeza de que haverá mudanças na Secretaria de Saúde e, se houver, quem vai comandá-la. As versões são inúmeras e há indecisão do governo em relação à pasta. Pressão de vários deputados estaduais também serviu para que Confúcio Moura adiasse a solução do caso.

 

ELO DE UNIÃO

No dia 7 de maio próximo, o PT começa a resolver seus problemas internos e se une em torno do nome da atual deputada estadual Epifânia Barbosa, que será eleita nova presidente do diretório regional do partido. Ela será o elo para reunir em torno de si todas as correntes petistas.

 

MAIS RESPEITO

Aliado do governo na fase inicial, o deputado Jesualdo Pires foi à tribuna da Assembleia para contestar anúncios de demissões de secretários e assessores do governo pela internet. Acha uma falta de respeito e tema que causa insegurança à administração. E está mais que certo. Esses assuntos não se trata publicamente e nem se permite que boatos ganhem status de verdade.

 

TRILHA SÓLIDA

Jesualdo, aliás, continua sendo uma das principais lideranças políticas vindas da zona central do Estado. É o principal nome para a disputa da Prefeitura de Ji-Paraná, Mas asfalta seu caminho político em todo o Estado,. Com um trabalho destacado na Assembleia.

 

ESPERANDO...

Engolido pelo novo partido criado pelo prefeito de São Paulo, o PSD, está se esfacelando também em Rondônia o DEM, presidido pelo prefeito de Ji-Paraná, o ex-governador José Bianco. Ele ainda não fala sobre o assunto, mas corre o risco de ficar sozinho, sem outras lideranças. Experiente, Bianco espera os acontecimentos para só então bater o martelo sobre seu futuro político.

 

PERIGO NO AR

A cada dia, preocupa mais autoridades e principalmente a população, o aumento de preços ao consumidor. Começa nos postos de combustível e já chega aos supermercados. A inflação volta a ser um risco para a economia brasileira.

 

PERGUNTINHA

Alguém autorizou o absurdo aumento no preço dos combustíveis? Quem foi?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)