Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Mauro e Léo empatados - Por Sérgio Pires


QUEM SE ACHA DEUS ESQUECE
DAS LEIS SIMPLES DA VIDA REAL

Gente de Opinião

Os que se autoendeusam, sempre tem uma retórica grandiosa, à altura do que imaginam ser. Lula é apenas um exemplo. Ao dizer que no Brasil ele só é menos popular do que Jesus Cristo, deixa claro sua própria superavaliação pessoal. Perdem, alguns egocentristas, a noção da realidade. Para Lula e gente como ele, tomar conta do dinheiro dos cofres públicos é quase um direito. Por isso, como condená-lo por isso? O Estado tem que servir ao partido e aos que o conduzem. Por que então não poder pegar o que lhe pertence, sem estar preocupado com leis, questões morais impostas pelas “zelites” e outras bobagens? São assim os grandiosos, os que estão acima da plebe rude. Porque difícil é a vida de político, que pode até roubar, mas todo o ano tem que enfrentar o povo. Não é um raciocínio ridículo, para quem é normal? Mas para os que se consideram deuses, o importante é que suas ideias, por mais pífias e ridículas que possam parecer, têm que ser recebidas como se vindas dos céus. Os exemplos se sucedem na História. Não importa o que os pobres mortais pensem, mas eles, deuses e semideuses, é que estão com a razão. Tenham feito o que fizeram, tudo tem um propósito, tudo é viável e adaptado à crença na sua grandeza.

 Sobre isso, vale lembrar uma historinha dos sonhos de Adolf Hitler, de uma Alemanha dominando o mundo por séculos. Ele planejava, junto com seu arquiteto pessoal, Albert Speer, construir a maior catedral que a Humanidade já vira, como abrigo ao seu  túmulo, para mais de 20 mil pessoas. O pé direito teria 100 metros de altura. O povo iria superlotar o local, diariamente, em homenagem à sua memória. Esqueceu-se, ele, que se achava um deus, das leis da física. Vinte mil pessoas respirando ao mesmo tempo, formariam uma nuvem de ar quente que subiria até o teto. Lá, se chocaria com o ar frio e...choveria dentro do prédio, molhando todo o mundo. São assim os deuses como Lula e tantos outros: fazem seus planos, mas se esquecem de combinar com a realidade. Tiau, querido!

 

MAURO E LÉO EMPATADOS

Mauro e Léo empatados - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

Havia um frisson no ar, até que os números da segunda pesquisa do Ibope foram divulgados nesta sexta à noite. Os dois primeiros, Mauro Nazif e Léo Moraes, continuam empatados, agora com 21 pontos cada. A vantagem de Léo é a rejeição. Mauro tem 49 por cento, enquanto Léo tem apenas 15. O terceiro colocado agora é Roberto Sobrinho, que caiu seis pontos. Tinha 22 por cento na primeira pesquisa; agora tem 16. Pimentel é o quarto, tendo subido quatro pontos (de 10 para 14). Ribamar caiu de 10 para 7 pontos. Hildon Chaves e Pimenta de Rondônia estão fora do segundo turno, empatados tecnicamente, bem atrás, com 4 e 3 pontos respectivamente. A briga parece que ficará mesmo com Nazif, Léo, Sobrinho e Pimentel. A luta na reta final da campanha será muito dura. Sobrinho continua na batalha, mas sub judice. Faltando duas semanas para a eleição, agora ela entra na reta final com um quarteto correndo, desesperado, em busca do segundo turno.

 

OUTROS NÚMEROS

Mauro e Léo empatados - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

Há outros números que merecem destaque na pesquisa do Ibope. Um deles é que aponta que 19 por cento dos entrevistados pretendem votar em branco ou querem anular o voto. Algo realmente surpreendente. Os 22 por cento de indecisos são normais. Mas se somarmos os dois dados, teremos 40 por cento do eleitorado ou sem querer votar em ninguém ou sem saber em quem votar. A avaliação da administração Nazif sim, é outro dado que precisa ser levado em conta, na medida em que pode prejudicar o sonho da reeleição. Apenas 12 por cento consideram o governo municipal ótimo. Outros 34 por cento, regular. Daí em diante, os números que devem preocupar o atual Prefeito. Há 53 por cento que consideram sua administração ruim ou péssima. O total de 68 por cento dos entrevistados não aprovam a forma como Mauro Nazif comanda a cidade. É só uma pesquisa, mas ela dá indícios e mostra uma foto do momento. A situação mudará, na hora das urnas?

 

PIMENTEL E RIBAMAR

A SICTV iniciou uma série de entrevistas de 50 minutos, com os candidatos à Prefeitura de Porto Velho. O primeiro a ser questionado, foi Williames Pimentel, do PMDB. Apertado, pressionado, responde a perguntas duras e contundentes do jornalista Sérgio Pires e do apresentador Léo Ladeia, Pimentel se saiu muito bem, demonstrando estar preparado para o desafio que terá pela frente, caso eleito. O peemedebista não refugou nenhuma pergunta, falou com clareza e foi franco em todas as respostas. Certamente conquistou muitos eleitores que ainda estavam indecisos e que podem optar por um nome que é seguro no que fala. A entrevista de Pimentel foi ao ar na quinta, 17h50. Já Ribamar Araújo, do PR, falou na sexta. Também foi muito apertado pelos entrevistadores e tentou se sair o melhor possível. Na segunda, será a vez de Mauro Nazif. Mesmo horário, mesmo canal, mesmos apresentadores.

 

SÃO 30 MIL FOCOS

As queimadas continuam causando sérios danos ao Estado. Sem fiscalização (ela só existe nos discursos fajutos), o fogaréu toma conta de todas as regiões de Rondônia. Dias atrás, uma área de 40 hectares foi queimada em poucas horas, em Vilhena, só como exemplo. Em todas as cidades, mais de 30 mil novos focos de incêndio foram detectados nos primeiros nove meses do ano. A concentração maior dos casos, é claro, é nessa época de verão na Amazônia. Em relação ao ano passado, as queimadas já aumentaram mais de 70 por cento. Não tem campanha que resolva; não tem apelo que dê certo; nada muda o terrível hábito dos produtores de fazerem  queimadas. Rondônia está tomada pela fumaça e assim continuará até que a temporada de chuva comece. Onde estão as autoridades fiscalizadoras? Ah, elas estão preocupadas com pescadores ilegais e com quem matou uma paca para comer. Isso sim é importante!

 

CINQUENTA MIL PARA UM

Estamos perdendo mesmo o controle sobre os valores da vida. No mesmo dia em que se noticiava que 50 mil crianças na África oriental estão correndo o risco de morrer de fome (e a informação mereceu pequenas notas em canto de páginas e em pontos secundários de sites), a imprensa brasileira dedicou horas e horas a falar na morte de um ator da Rede Globo, afogado no rio São Francisco. Houve dezenas de assassinatos país afora, no mesmo dia, sem qualquer repercussão. Até a Rede Record, concorrente da Globo, abriu um inacreditável espaço para informar sobre o que aconteceu, o transporte do corpo, o velório e outros detalhes da morte do ator. A Globo usou 11 minutos do Jornal Nacional para o assunto. Nem um segundo sobre os famintos da África. E assim, nessa inversão de valores, vamos levando a vida...

 

PERGUNTINHA

Até quando a população será penalizada com uma longa greve dos bancários, que continuam sendo tratados como escravos pelos bilionários banqueiros brasileiros?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação e não preservação”!

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação e não preservação”!

         O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)