Terça-feira, 28 de junho de 2011 - 06h20
META DE CONFÚCIO É SUPERAR
CASSOL EM OBRAS NAS ESTRADAS
O governo Confúcio Moura quer sim fazer mais que a administração Cassol/Cahulla, apesar do atual governante não falar publicamente sobre o assunto. Chegou a comentar em seu blog que não pensa em reeleição. Será? Um dos grandes alvos da administração confunciana são as estradas, exatamente o setor onde o agora senador e ex-governador mais se destacou. Para buscar superar seu adversário, Confúcio chamou para sua turma Lúcio Moquini, um empresário de sucesso e que é considerado um verdadeiro trator para trabalhar. O primeiro passo, chamado de Projeto Estradão, já está sendo executado. Prevê, entre outras coisas, recuperação de 100% das estradas rondonienses, concreto nas pontes que hoje são de madeira, sinalização completa nas estradas e iluminação nos trechos das estradas estaduais. Também prevê asfaltamento em profusão. Não se fala oficialmente em números, mas ouve-se aqui e ali que a meta é superar, e em muito, o volume realizado por Cassol em oito anos, na questão das estradas.
No último feriadão, Confúcio já percorreu vários municípios, anunciando 140 milhões em investimentos para pavimentação e pelo menos 160 quilômetros de asfalto, além de restauração em outros 67 quilômetros. Cidades como Castanheiras, Urupá, Alvorada do Oeste, Teixeirópolis, São Felipe, Parecis, Mirante da Serra, Alta Floresta e os distritos de Tarilândia (em Jaru) e Triunfo (em Candeias do Jamari), começam a ganhar o asfalto pela primeira vez. Sem contar com a parceria em Porto Velho, para este setor. É dando duro, correndo o Estado, fazendo obras e priorizando algumas delas, que Confúcio (na foto acima, observando obras em Buritis) quer marcar seu governo como melhor que o anterior. Se não fala em reeleição, é porque ainda é muito cedo. Mas que ele está de olho, está.
MULTIPLICOU POR 50
Não se pode ignorar o potencial de votos que o cinco vezes vereador de Porto Velho e agora deputado Zequinha Araújo tem na Capital. Ele multiplicou por 50 o número de votos desde sua primeira disputa e chegou a quase 21 mil na corrida por uma vaga na Assembleia. Foi o segundo mais votado no Estado. É candidatíssimo à Prefeitura da sua cidade em 2012.
PEGANDO FOGO
O senador rondoniense Valdir Raupp é um dos que está à frente da batalha pelo aumento do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que em 2010 distribuiu 48 bilhões de reais em 2010. Há necessidade de votação urgente de mudanças na lei atual, para que os Estados não tenham prejuízos a partir de 2013 e que, ao contrário, recebam mais. O tema está pegando fogo no Senado.
HORA DE RESOLVER
Tentando ajudar a resolver a crise que paralisou as obras do sistema de abastecimento de água e esgoto em Porto Velho, o deputado federal Lindomar Garçon foi bater às portas do Tribunal de Contas da União, que foi quem mandou parar tudo. Ele esteve com o ministro Marcos Benquerer Costa, que prometeu atenção especial ao assunto. Está mesmo na hora de desenterrar esse sapo nas obras de saneamento da Capital. Ninguém aguenta mais o atraso.
LUIZINHO VAI?
Luizinho Goebel está com um pé na disputa pela Prefeitura de Vilhena. Tem ouvido “cantadas” de todos os lados. Por enquanto, ele se faz de doente para passear de ambulância e pouco fala sobre o assunto. Mas que anda sonhando em comandar o maior município rondoniense do Cone Sul, isso anda!
JESUALDO SE MEXE
Já Jesualdo Pires também se mexe. Um dos deputados mais atuantes da legislatura passada, reeleito com expressiva votação, sua meta agora é ser o futuro prefeito de Ji-Paraná, segunda maior cidade do Estado. Por onde passa, Jesualdo tem recebido apoios. Quando chegar a hora, porque por enquanto é apenas pré-candidato, ele estará pronto para a disputa. E vai com grandes chances de ganhar.
ESCANCARADAS
Já caminhamos céleres para sermos um dos maiores exportadores de cocaína. A droga vem dos países vizinhos, passa pelo Brasil e daqui vai para outros países. A droga que exportamos já nos coloca em primeiro lugar como fornecedores da África. Somos o país que mais apreendeu crack nos últimos anos. Enquanto isso, nossas fronteiras continuam escancaradas para o crime organizado e o tráfico internacional.
CIDADÃO EXEMPLAR
Temos um novo brasileiro ilustre, agora com cidadania e todos os direitos. Trata-se do “cumpanheiro” Cesare Battisti, terrorista que assassinou brutalmente quatro pessoas a sangue frio, na Itália, foi condenado lá à prisão perpétua, mas agoraé abrigado pelo Brasil como gente do bem.Tomara que não acabemos como a pátria oficial de mafiosos e grandes bandidos que fogem de seus países de origem. Para cá.
SÓ EM AGOSTO
A partir da próxima semana, começa o período de recesso parlamentar. Congresso e Assembleias Legislativas só voltam no início de agosto. Em nível local, os deputados até que deram duro. Mas no Congresso, pouca coisa andou. Os principais temas nacionais e os mais polêmicos continuam se arrastando. O trabalho dos políticos continua sendo o melhor pago e a maior moleza nesse país de brincadeira.