Quarta-feira, 6 de julho de 2011 - 06h13
MILHARES DE BANDIDOS SERÃO SOLTOS:
VAMOS NOS TRANCAR DENTRO DE CASA
Socorro! Mais uma lei feita para permitir que a população fique à mercê do crime, começou a vigorar nesta semana. A partir de segunda, calcula-se que cerca de 200 mil presidiários, entre eles alguns de alta periculosidade, começam a deixar as cadeias em todo o Brasil. Em Rondônia, não se sabe ainda exatamente o número de “beneficiados”, mas podem chegar a algumas centenas. Para tentar burlar a opinião pública, porque é incompetente para construir mais cadeias e mantê-las funcionando de forma correta, os governos – federal e estaduais – acharam uma forma impressionante de acabar com a superlotação dos presídios: autorizaram a Justiça a soltar os bandidos, sejam eles primários ou de extrema violência. A partir de agora, os juízes também podem optar por “penas alternativas” para os que autores de crimes não vão para a cadeia. E ainda determinar que eles sejam “monitorados” (seria cômico, não fosse trágico), até que saia a sentença definitiva.
Dos quase 500 mil presos no país, perto da metade poderá estar nas ruas já nas próximas semanas. Os chamados preventivados sairão logo. Os outros vão saindo aos poucos. É a Lei 12.403. Ela prevê que o juiz poderá determinar que o suspeito se apresente periodicamente em juízo, permaneça em casa durante a noite ou em dias de folga, proíba que ele frequente determinados lugares ou mantenha contato com certas pessoas, suspenda o exercício de função pública ou a atividade econômica do suspeito e por aí vai... Quem vai fiscalizar? Ninguém, porque no papel a coisa é uma, na realidade outra. Portanto, a partir de hoje, o melhor conselho às futuras vítimas é que se tranquem em suas casas e só saiam quando for extremamente necessário. As ruas não são mais nossas. São dos criminosos, que o governo e o Judiciário mandaram soltar.
FÁTIMA É CESAR
A César o que é de César. À ex-senadora Fátima Cleide deve se creditar o mérito maior na PEC da Transposição. Depois que o projeto começou a tramitir, muitas forças se uniram para que ele, finalmente, se tornasse realidade. Mas quem lançou a ideia, quem lutou por ela por quase seis anos, foi a representante petista. Mesmo tendo tido muitos aliados depois de começar a batalha.
FAZENDO CONTAS
Quanto em recursos, afinal, ficarão nos cofres públicos de Rondônia com a transposição dos servidores do ex-Território Federal? Os mais otimistas falam em até 30 milhões de reais por mês. Os perto da realidade, acham que ficará entre 15milhões e 20 milhões/mês. Os pessimistas consideram que não passará dos 10 milhões, já que o número de beneficiados será bem menor do que o festivamente anunciado várias vezes.
PENSANDO EM 2012
A Assembleia Legislativa iniciou seu recesso de julho com a pauta limpa. Terá, a princípio, uma sessão extraordinária nesta quarta e depois pára total, até agosto começar. O segundo semestre deve ser de menos votação, até porque o grande tema político será a definição das pré-candidaturas às Prefeituras. Vários deputados já estão no trecho, sonhando em virar prefeitos.
OS DOIS PRIMEIROS
O anúncio de que as obras de pelo menos dois viadutos – o da avenida Jatuarana e o que dará acesso ao João Paulo II – serão retomadas no mês que vem, já é um alento. A Prefeitura e o Dnit conseguiram realizar nova concorrência e tudo leva a crer que pelo menos nesses dois pontos, a ligação com a BR e a cidade será mesmo feita pelos viadutos. Faltará agora o mais importante: o do Trevo do Roque.
NINHO DE VOTOS
O deputado federal Mauro Nazif, virtual candidato à Prefeitura de Porto Velho pela terceira vez, assumiu o comando da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Administrativos do Serviço Público. No funcionalismo é onde Nazif tem sua maior força eleitoral. Se conseguir trazê-la para a disputa na Capital, pode ser dar bem. Ele foi reeleito à Câmara com expressiva votação exatamente nesse meio.
BASE FORTE
Licenciado do Senado, Ivo Cassol tem como grande projeto político para os próximos quatro meses, organizar e fortalecer o seu partido, o PP, em Rondônia. Quer ter candidaturas próprias às Prefeituras na grande maioria das cidades rondonienses, em 2012. Seu projeto também inclui a Capital, embora ainda não se fale abertamente em nomes. Mas Cassol quer formar uma forte base política para 2014. Começa agora.
VAI LONGE
A ex-deputada e ex-prefeita duas vezes de Cacoal, Sueli Aragão, retorna aos holofotes. Por enquanto, como secretária adjunta. Mas, pela forma como ela trabalha e se relacionada dentro do seu partido, o PMDB, pode ser apenas o começo para outras importantes missões no governo Confúcio Moura. Quem viver, verá!
MIGUEL VEM AÍ?
Antes ele não queria nem ouvir falar. Mas já teria mudado radicalmente de opinião. O ex-deputado federal, ex-vice-governador e diretor nacional do Dnit, Miguel de Souza, já anda pensando sim em disputar a Prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Seus amigos e correligionários acham que ele tem chances concretas. Miguel vai esperar mais um pouco, analisar o quadro e só então se decidir.