Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Ministério Público exige esclarecimento


Ministério Público exige esclarecimento  - Gente de Opinião


ONDE MELHOROU A EDUCAÇÃO, SE

TEMOS 14 MILHÕES DE ANALFABETOS?

Foi um festival de informações sobre a população brasileira, anunciado através de todos os tipos de mídia, com tudo sobre o último censo do IBGE, relativo a 2010. Muitas curiosidades, muita coisa sem qualquer utilidade, muita conversa mole e, na verdade, poucas análises mais profundas sobre a nossa realidade. Praticamente ninguém deu atenção, por exemplo, a um fato triste, quase trágico. Temos hoje, nesse país de mais de 190 milhões de pessoas, nada menos do que 14 milhões de brasileiros com mais de 15 anos, que não sabem ler nem escrever. São analfabetos. No Século 21. Exatamente, nesse país dos anúncios eufóricos, da mídia oficial que nos leva a crer que vivemos no Paraíso, quase 10% dos nossos jovens e adultos com mais de 15 sofrem com a escuridão do analfabetismo. Na nossa região Norte, pior ainda: o índice sobe para mais de 19% e, trágico mesmo é no Nordeste, onde quase 25%, ou seja, um em cada quatro brasileiros estão nesta deprimente estatística.

Ora, quando se ouve pronunciamentos dos gestores da educação, em todos os níveis, só se fica sabendo que estamos avançando, que estamos melhorando. Onde? Se no mais básico dos conceitos, estamos excluindo perto de 14 milhões de seres do mínimo do conhecimento, diga-nos, óh, Céus, onde estamos melhorando? Talvez para uma pequena casta, para alguns com mais sorte, com dinheiro, estejamos mesmo indo bem. Mas e essa gente toda, que sem o conhecimento da leitura e da escrita vagam pelo Brasil, como se fossem cidadãos de terceira categoria? Pior é que se sabe o esforço de muitos políticos para que tudo permaneça assim. Afinal, quando mais ignorantes, quanto menos informados, quanto mais analfabetos, mais chances, eles, políticos de quarta categoria, terão chances de se manter onde estão. Pobre Brasil!

SEM CENSURA

Há, claro, os que adoram a censura e rezam pela volta dela. Em todos os setores e até no Judiciário. Mas é sempre bom lembrar que na época da ditadura militar, não se poderia sequer informar sobre surtos de doenças, como a meningite. Se a censura ainda existisse, matéria do jornal O Estadão do Norte deste domingo, denunciando vários casos de meningite em Porto Velho, jamais seria conhecida pelo público. Por isso, viva liberdade de informação!

EM SEGREDO

Várias ligações e e-mails à coluna estão chegando, pedindo mais informações sobre o plano maquiavélico de desalojar produtores rurais em regiões próximas às áreas indígenas no Estado. Há uma preocupação generalizada. Não há mais informações, porque o assunto está sendo tratado como segredo. Se as autoridades competentes não entrarem agora no tema, não conseguirão mais reverter o quadro.

EXEMPLO DOS TÁXIS

Tem muita coisa errada, mas também há aspectos positivos a serem destacados. Porto Velho é hoje, por exemplo, a Capital brasileira com a mais nova frota de táxis. Também somos o Estado onde o número de placas – em torno de 750 – não estão concentradas nas mesmas mãos. Aqui não há monopólio, como no resto do Brasil.

BOQUIABERTOS

No início do ano, o presidente do Sintax, Francisco Ferreira e o vereador Cláudio Carvalho estiveram no Paraná, fazendo palestra sobre o tema e mostrando os números que comprovam que em Rondônia os táxis não estão concentrados em poucas mãos. Cada um deles tem um proprietário diferente. Os paranaenses ficaram boquiabertos.

PM NO COMANDO

Só que em Porto Velho nem tudo são flores. A verdade, que saiu às ruas no final de semana, é que tem um oficial da Polícia Militar que, via laranjas, seria dono de pelo menos 12 placas de táxis. O Ministério Público entrou de sola na jogada e exigiu que o assunto seja esclarecido. Muita gente beneficiada no esquema ilegal – servidor público não pode ter qualquer tipo de concessão – está de orelhas em pé.

SONHANDO ALTO

Por falar em Cláudio Carvalho, o jovem vereador do PT anda pensando alto. Há quem diga que ele estaria trabalhando para ser o nome do seu partido na disputa pela Prefeitura da Capital. Carvalho tem bom relacionamento com todos os setores do PT e, principalmente, é muito próximo do maior líder do partido hoje, em Rondônia, o prefeito Roberto Sobrinho.

CORRENDO ATRÁS

Grupo de deputados estaduais já está em Brasília, liderado pelo presidente Valter Araújo, para se somar à bancada federal e acompanhar o início da votação do novo Código Florestal, que pode sim começar nesta terça. As pressões enormes vindas de entidades ambientalistas e ONGs internacionais, contudo, podem fazer com que o projeto fique engavetado mais algum tempo. Esperemos para ver...

NOVOS TEMPOS

Os tempos são outros. O Brasil tem hoje, declarados, nada menos do que 60 mil casais homossexuais, vivendo na mesma casa, como uma família. A região norte, ainda muito refratária à novidade, é a que registrou menor número de casais de pessoas do mesmo sexo: apenas 3.429, segundo o censo do último ano do IBGE. Os números de Rondônia não foram divulgados.

 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)