Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Miriam Saldaña destaca ações da prefeitura no Candelária Debate



A chefe de gabinete do prefeito Roberto Sobrinho, Miriam Saldaña estará no programa Candelária Debate, neste sábado, 13, às 13h30min, sendo entrevistada pelo apresentador Sérgio Pires. Miriam falou das ações do prefeito Roberto Sobrinho ao longo de quase dois mandatos e fez um balanço sobre o que representa para a população, as melhorias na infraestrutura dos bairros, ruas pavimentadas, novas salas de aulas e investimento na área da saúde e ainda sobre as obras em andamento.Miriam Saldaña destaca ações da prefeitura no Candelária Debate - Gente de Opinião

Segundo a chefe de gabinete, pesquisas feitas nos mais diversos pontos da cidade apontam a aprovação das ações da prefeitura. “De tudo o que se planejou já atingimos 80% das realizações, os outros 20% estamos concluindo. O que nós queremos é ter o cuidado de não deixar uma obra inacabada” afirmou a chefe de gabinete.

Ao ser perguntada sobre o papel da mulher na política, Miriam disse que durante muito tempo houve, de forma dominante, a figura do homem no poder e há algum tempo as mulheres tem se organizado para exercer cargos políticos. “É uma grande vantagem trabalhar com o Roberto porque ele tem uma linha de pensamento de igualdade entre homens e mulheres,” afirmou Miriam Saldaña.

Sobre os viadutos, uma das mais importantes obras da cidade, Miriam disse que cerca de 40% dela já foi concluída e a fiscalização é feita conjuntamente por uma equipe contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e pela prefeitura. Sobre as estradas vicinais ela destacou que a prefeitura tem realizado a manutenção, recuperação e abertura, possibilitando que o ônibus escolar possa trafegar e levar as crianças para as escolas. Já sobre as vias da cidade, Miriam citou que o asfalto está chegando em todas as regiões. “O prefeito dobrou a quantidade de asfalto na cidade, fez em oito anos, o que havia sido feito desde a criação do município. E ainda temos obras que não são vistas como o caso das redes de drenagem, que são antigas e precisam nesta época de seca serem limpas para que não haja alagamentos durante o período de chuva”, disse.

Saúde

Sobre a saúde Miriam disse que houve uma grande modernização da saúde. “Melhoramos a estrutura das unidades básicas de saúde, compramos mais equipamentos, contratamos mais pessoal, construímos outras UBS nos distritos. Num total de 28 Unidades de Saúde e duas Farmácias Populares”, comentou Miriam.

Educação

Na educação, a chefe de gabinete destacou a valorização dos servidores e ampliação da rede. “Mais escolas e salas de aula foram construídas, consequentemente foram oferecidas milhares de vagas em todas as séries do ensino fundamental. A alimentação das crianças melhorou e quantidade de crianças é a maior dos últimos 10 anos”, reforçou.

Social

Já no Social, Miriam explicou que no Bolsa Família são atendidos 21.700 beneficiários. “um compromisso do prefeito Roberto Sobrinho com o projeto maior da presidente Dilma Roussef em reduzir o numero de famílias da linha de extrema pobreza”, disse acrescentando que está em processo de finalização, a licitação do Restaurante Popular, onde se comerá bem e pagará bem menos em uma refeição, e do Centro de Referência do Idoso, atendendo a uma população crescente na cidade. “Temos a regularização fundiária e os programas de assentamento de famílias em áreas de risco e programas de habitação como o Minha Casa, Minha vida, do Governo Federal”, reforçou.

Projeto Eu Quero

Com ações voltadas para a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, o programa “Eu Quero” citado pela chefe de gabinete, lançado em Porto Velho e no distrito de Jacy Paraná, semana passada, atende jovens em situação de risco do município, mulheres em busca de autonomia financeira e ainda os beneficiários do Bolsa família. “A inserção no mercado de trabalho será feita através de parcerias com empresas de Porto Velho, que receberão o Selo de “Empresa Cidadã” pela participação no projeto’, finalizou.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza a cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

          Até 30 por cento de arrependimentos, sempre tarde demais, com danos raramente reversíveis. Sérios riscos para a saúde. Problemas emocionai

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)