Quarta-feira, 2 de outubro de 2013 - 08h31
O ESCÂNDALO DE HOJE VAI SER ABAFADO PELO QUE CHEGA AMANHÃ
Jair Montes está solto. Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues também. Dos deputados citados na Operação Apocalipse, apenas uma, Ana da Oito, teve denúncia acatada pelo Ministério Público. As Comissões Processantes, tanto na Câmara Municipal quanto na Assembleia, podem até cassar um ou outro, mas estarão longe de tirar da vida pública tantos quantos se imaginava, quando no auge da Operação. Ainda do meio político, Valter Araújo está de volta e, em breve estará solto. A partir de agora, começa um longo e tenebroso processo, que pode demorar anos, para que hajam punições, se é que as haverá. No emaranhado de leis criadas no Brasil, muito mais para confundir do que fazer a verdadeira Justiça, quem tem um pouco de poder, fama e dinheiro, raramente fica na cadeia. E ninguém devolve o que foi pretensamente roubado. Pior ainda: quem escrever que as quadrilhas roubaram e não que são apenas suspeitas de terem roubado, pode, ele sim, o escriba, pagar caro por seu desacato. Embora haja muitos inocentes - e em todas essa operações há sim, muitos deles - mesclam-se uns e outros e, obviamente, os culpados acabam sendo beneficiados. Isso acontece em cada quadrante deste Brasil e não só em Rondônia.
A população está anestesiada, sabe que não adianta denunciar. A única condenação, na maioria dos casos, vem da mídia, que expõe, todas as semanas, envolvidos em escândalos e falcatruas. O escândalo de ontem será sobrepujado pelo de amanhã. Enquanto isso, a maior parte dos componentes da classe política, que, é claro, não tem qualquer interesse em leis que punam realmente, fica livre, leve e solta para continuar fazendo o que sempre fez. E o Judiciário lava as mãos. Não é ele que faz as leis. Mas que ninguém se preocupe. O escândalo de hoje será abafado pelo que vai estourar amanhã....
EXPEDITO VAI!
Claro que ainda haverá um longo caminho a ser trilhado, podem surgir novidades pelo caminho, até porque falta praticamente um ano. Mas a coluna pode adiantar: se a eleição fosse hoje, o ex-senador Expedito Júnior estaria apto a disputá-la. Como uma mudança no quadro poderia ser considerada uma surpresa, já que há decisão jurídica tomada, Expedito vai decidir, até março, se disputará o Governo do Estado ou buscar a cadeira que perdeu no Senado, por decisão da Justiça Eleitoral. Em qualquer dos casos, a chance dele é, neste momento, muito grande.
QUASE CEM
Uma cidade que tem chega aos 99 anos, comemorados nesta quarta, merecia ter avançado mais em alguns aspectos. Porto Velho se desenvolveu muito, recebeu milhares de migrantes, foi tomada por invasões, mas mesmo assim, se destaca no contexto das principais cidades da região norte. Seu povo ainda sofre com um trânsito sem planejamento, com crescimento desregrado, com falta de infra estrutura, sujeira e muitos outros problemas. Mas mesmo assim, a capital dos rondonienses têm sim motivos para comemorar. Há problemas, mas há também grandes avanços.
SETENTA RUAS
O asfaltamento corre solto no Estado. Só em Porto Velho, dias atrás, o governador Confúcio Moura lançou mais um pacote de obras neste sentido, para quase uma dezena de bairros da zona leste. Serão mais de 40 quilômetros asfaltados em áreas das mais populosas, como Marcos Freire, Ronaldo Aragão, Caladinho e tantos outros. Setenta ruas serão beneficiadas. Confúcio está firme na corrida e no projeto rumo à reeleição. Se entregar todas as obras que vem anunciando, certamente terá resultados muito positivos.
GARÇON
No mesmo evento em que foi lançado o pacote de asfalto para a zona leste, dias atrás, um fato chamou a atenção. O grande público que lotou o local do anúncio das obras, aplaudiu longamente o ex-deputado e hoje secretário especial do governo, Lindomar Garçon. Várias autoridades estiveram presentes, mas só Garçon teve tantos aplausos quanto Confúcio, no momento em que anunciava o início dos trabalhos. Derrotado na eleição municipal de 2012, Garçon continua em alta com o eleitorado da zona leste.
TRIO ILUMINADO
Três mentes criativas, seis mãos que, quando começam a teclar, exalam o cheiro da nossa terra, o bom gosto, produzem textos que fluem sempre ricos, naquilo que de melhor a literatura oferece e que, ao mesmo tempo, alimentam a alma. Quando escritores como Yêdda Borzacov, Samuel Castiel e Viriato Moura se reúnem, só sai coisa boa. O trio lança, nesta quarta, o livro de contos "O Trem Vivo". Anoitecer de festa (18 horas começa) na Casa de Cultura Ivan Marrocos, iluminada pelo criatividade desses rondonienses que, quando escrevem, a gente fica louco para ler. Imperdível!
VOANDO EM CUBA
Nossos aeroportos vão de mal a pior, mas os de Cuba, a partir de agora, vão dar um salto de qualidade. É que o dinheiro que não é aplicado por aqui, será emprestado ao governo dos Irmãos Castro, para profundas melhorias em cinco aeroportos cubanos. O pacote é de 176 milhões de dólares. O ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, assinou o acordo na semana passada, em Havana. Não é uma bela notícia para quem usa os maravilhosos aeroportos de Cuba?
PERGUNTINHA
Será que os famigerados viadutos sobre a BR 364, em Porto Velho estarão prontos para a festa do centenário da cidade, daqui a um ano?
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic