Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

O PMDB não entrou no poder com toda aquela força que imaginava


 O PMDB não entrou no poder com toda aquela força que imaginava - Gente de Opinião

ÁREA DO TAMANHO DA INGLATERRA É

ENTREGUE DE MÃO BEIJADA PELO BRASIL

Miséria. Fome. Falta de estrutura. Falta de atendimento médico. Abandono. Terra arrasada. Esse é um resumo de como está hoje uma enorme área brasileira, do tamanho da Inglaterra, que foi entregue a apenas 17 mil índios, em Roraima, região de fronteira do Brasil. A Rede Bandeirantes colocou no ar, nesta semana, uma série de reportagens sobre a enorme Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, desapropriada pelo governo federal, para dar lugar a apenas pouco milhares de índios, numa área que tem mais de 1 milhão e 700 mil hectares. A produção que ali existia, as fazendas, a criação de gado, tudo foi jogado no lixo. Centenas de produtores que estavam na região há anos, alguns há décadas, foram jogados fora, abandonados. Alguns, na miséria, vendem cachorro quente e churrasquinho nas ruas de Boa Vista, a capital do Estado. Pior ainda. Na própria Capital, centenas de índios, também abandonados, vivem como miseráveis, no meio do lixo (foto acima), sem qualquer chance de sobrevivência digna, enquanto meia dúzia de membros de outras etnias ocupam uma área gigantesca, sem saber o que fazer com ela.

Esse crime lesa pátria foi cometido contra o Brasil, exatamente numa área de tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana). E teve apoio do Supremo Tribunal Federal, depois de uma pressão enorme do próprio governo Lula e de ONGs internacionais, todas de olho nas enormes riquezas minerais da região. E onde elas mandam e dominam, ao ponto de, em alguns lugares, brasileiros não poderem passar durante determinados horários. Um dia a história julgará essa gente toda, que entregou de mão beijada, aos interesses estrangeiros, uma rica fatia do território nacional. O que se espera é que esse dia não demore muito.

 

CIDADE DAS MOTOS

Quem diria! A cidade brasileira onde há mais motos rodando, em proporção à sua população, é de Rondônia. Ji-Paraná, com 116 mil habitantes, tem mais de 26 motos por cada 100 moradores. Ganha de todas as grandes cidades do país. A segunda maior cidade do Estado é campeã nacional nesse quesito.

 

POUCA FORÇA

Depois de ganhar as prévias dentro do PMDB e formar em torno de seu nome uma forte coligação, o governador Confúcio Moura não está muito preocupado em formar uma equipe com a maioria peemedebista. Alguns cargos mais importantes estão nas mãos de técnicos ou políticos de outras siglas. O PMDB não entrou no poder com toda aquela força que imaginava.

 

DILMA E RONDÔNIA

Em seu programa semanal de rádio, a presidente Dilma Rousseff destacou o crescimento de Rondônia e a hidrelétrica de Santo Antônio, que visitou. “Quando uma obra desse tamanho é feita, a economia toda se movimenta naquela região: industrias se instalam, empregos são criados, o comércio cresce, aparecem novas oportunidades. E, quando a obra estiver pronta, o estado de Rondônia e o município de Porto Velho vão aumentar sua arrecadação por causa do pagamento dos royalties pelo uso da água”, comentou a Presidente.

 

RICOS E MISERÁVEIS

Contrastes deste Brasil gigante e complicado: cresceu em 113% a venda de carros importados para os poucos ricos. São Paulo é a décima cidade mais cara do mundo e a primeira da América Latina. No lado da minoria, em Mato Grosso, vários trabalhadores que viviam como escravos, inclusive tendo que dormir dentro de fornos de carvão, foram libertados pelo Ministério do Trabalho. É esse o resumo do país. Alguns poucos com tanto e a maioria com quase nada.

 

FEDOR QUE SALVA

O horroroso cheiro de chulé, daquelas meias que parecem apodrecidas quando são retiradas de pés fedorentos, ac reditem, terá uma utilidade inesperada. É que pesquisadores da Tanzânia descobriram que o cheiro da meia com chulé atrai os mosquitos que transmitem a malária. E que, pegos na meia, eles podem ser facilmente envenados. O estudo durou 15 anos e já foi reconhecimento internacionalmente. É mole?

 

MEIA SUJA

Embora o número de casos de malária e principalmente de mortes tenha caído bastante em Rondônia e em toda a região norte, na África a doença continua matando milhares de pessoas todos os anos. Agora, com a descoberta, é só deixar o pé e a meia fedendo que se pode acabar com o transmissor da temida doença. Pelo menos é o que dizem os cientistas.

 

“FORA CORRUPTOS!”

Tomara que a moda pegue. Servidores comuns do Dnit, em Brasília, estão usando na roupa um adesivo com a frase “Fora Corruptos”. Pode ser que se o funcionalismo se mobilizar, os chefes que andam fazendo a mágica de levar o dinheiro dos cofres públicos para seus próprios bolsos, se sintam ao menos constrangidos antes de fazer negociatas. Porque se depender de punição, eles sabem que poderão continuar roubando o resto de suas vidas...

 

MUITA GRANA

Atenção rondonienses pobres, que vivem com o salário mínimo. Grande notícia! Foi aprovado o novo valor do mínimo para 2012. A fortuna chegará a 616 reais. Portanto, sabendo com antecedência toda essa grana que vai entrar em seu bolso, o trabalhador já pode começar a gastar por conta. E planejar, por exemplo, comprar carro zero ou viajar para o exterior. Uma maravilha!.

 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)