Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Ocampo fala da ação em defesa da EFMM no 'Novo Dia'



 

GOTEIRAS,
INFILTRAÇÕES
E
ATÉ  MOFO
NA NOSSA MATERNIDADE 

A Maternidade Municipal de Porto Velho é uma referência, mesmo com   suas deficiências. Não reconhecer a importância dela para a estrutura da saúde pública, seria cometer uma grande injustiça. Centenas de bebês vêm ao mundo, todos os anos e há muito tempo, graças ao trabalho realizado na Maternidade por uma grande equipe de profissionais. Há sempre algumas questões que merecem críticas, incluindo-se aí, a ordem que veio de cima, do Ministério da Saúde, em exigir  o”parto humanizado”, fazendo  com que mães que precisem de cesariana, sofram horas a frio, forçando um parto natural e, por vezes, causando até a perda dos bebês. Mas, na grande maioria dos casos, sempre ressalvando-se exceções,  o serviço público que a  Maternidade presta é de valor incalculável. O que nãose pode admitir, por isso, é que a estrutura do hospital esteja tão deteriorada,  depois de alguns anos de  funcionamento. Goteiras em corredores, infiltração nas paredes, banheiros em condições abaixo da qualidade que deveriam estar em boas condições, deixam claro que o gerenciamento está errado.   Até porque não falta dinheiro na Prefeitura de Porto Velho (pelo contrário, os cofres estão cheios), não se pode culpar a penúria de recursos pelo abandono e problemas estruturais no prédio. Outra prova disso é que, tão logo soube das denúncias sobre as goteiras e infiltrações, o secretário municipal de saúde.  Domingos Sávio,anunciou obras imediatas para corrigir os problemas.

Está mais do que na hora da Maternidade ser cuidada à altura da sua importância. Não é possível que uma estrutura como essa, um orgulho para os porto  velhenses, continue sendo tratada mal, como normalmente o são  os serviços prestados às comunidades,tanto aqui como no país inteiro. Nossa Maternidade  tem que funcionar sempre muito bem..

PARTIDO NOVO

Procurado por vários partidos, já que sua saída do PT era óbvia, o deputado Ribamar Araújo optou pelo PR e deve oficializar seu ingresso na nova sigla nos próximos dias. Entre os petistas, Ribamar tornou-se um estranho no ninho, na medida em que começou a denunciar ações que ele  considerava incorretas do partido há muito tempo. Tornou-se alvo da cúpula e chegou a ser ameaçado de expusão mais de uma vez. Sempre correto, o parlamentar avisou que preferia ser expulso do que renunciar às suas convicções. Ficou até onde pôde, mas a partir de agora, começa nova vida em novo partido.

DISCURSO DIFERENTE

Prestes a completar  25 anos de vida pública, sem que paire uma única dúvida sobre seu nome, Ribamar Araújo está prestes a ser lançado pelo PR   como  pré candidato à Prefeitura de Porto Velho. O anúncio deve ser oficializado quando os prazos legais para a campanha começarem a ser cumpridos. Ribamar  não é cara nova, porque está há bastante tempo na política e inclusive já disputou a Prefeitura pelo antigo Prona. Mas seu discurso, que pode ser o diferencial numa campanha tão disputadas como se prevê que seja a de Porto Velho, será se apresentar ao eleitorado como uma figura pública ilibada. Nesses tempos de tanto corrupção, pode ser algo muito positivo para Ribamar e seus projetos.

OCAMPO E SUA TURMA

Ocampo fala da ação em defesa da EFMM no 'Novo Dia' - Gente de Opinião

Coordenada pelo  competente e dedicado Ocampo Fernandes, mais uma ação em defesa da histórica Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai acontecer neste final de semana. No domingo –dia 24 – acontecerá o segundo evento do que propõe um abraço aos galpões na Praça. O espetáculo vai durar o dia inteiro, com shows, mostra de arte e muitas atrações. É uma ação simbólica,mas importante. Ocampo e sua turma querem mostrar a realidade da nossa Praça, abandonada à própria sorte há muito tempo, mesmo depois de ter recebido muitos  milhões para sua revitalização.

ESPAÇO ALTERNATIVO

No programa Direto ao Ponto deste sábado (SICTV/Record), o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, falou sobre os grandes projetos do Estado em relação a estradas e obras de porte. Neiva falopu,por exemplo, que faltam apenas a conclusão de dois trechos de estradas para que os 52 municípios de Rondônia estejam ligados por vias facilitadas. E destacou, para a Capital, a luta para a conclusão do Espaço Alternativo, incluindo-se nele um estacionamento para 2.200 carros. O Direto ao Ponto,apresentado por Sérgio Pires, vai ao ar neste sábado, a partir das 13h20, em rede estadual.

TRINTA E OITO MILHÕES

Com todas as graves deficiências da educação, há fatos positivos sim, para se comemorar. Por exemplo:censo do IBGE comprovou que existem hoje, mais de 38 milhões de estudantes matriculados na rede pública,  no ensino estadual e municipal do país. Há ainda 740 referentes  à educação especial, abrigando crianças e jovens com algum tipo de deficiência.O número de vagas no ensino público deu um salto,nos últimos anos. Falta agora, entre outras coisas, valorizar mais os professores; tirar a ideologia das salas de aula e dar um salto de qualidade na educação. Porque vaga tem!

PERGUNTINHA

Se o ex presidente Lula se diz o brasileiro mais honesto entre todos, qual seria mesmo o conceito de honestidade que todos deveríamos aceitar como o único e verdadeiro ?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação e não preservação”!

O maior e mais famoso biólogo do país defende o uso correto da floresta: “conservação e não preservação”!

         O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)