Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 01/06/14


TUDO MUDA, MENOS O QUADRO DA SUCESSÃO ESTADUAL...

Como nuvens no céu, as coisas da política vão mudando a cada momento. Em Rondônia, o que tem sido imutável, ao menos até agora, é que os dois principais nomes na disputa pelo Governo, em outubro, são os de Confúcio Moura, que busca a reeleição e o do tucano Expedito Júnior. São as duas pré candidaturas postas e definidas, embora Expedito ainda dependa de uma última palavra do TSE para saber se poderá mesmo concorrer. Opinião de Primeira - 01/06/14  - Gente de OpiniãoOs demais partidos e coligações estão deixando para a última hora para ter suas definições e, certamente por isso, todas as pesquisas apontam para a dupla que tem a dianteira na disputa, até agora. O problema para o eleitor, neste momento, é que não há outros nomes confirmados. O grupo do ex governador e senador Ivo Cassol, que teria grande chance de mudar esse quadro, ainda não se definiu. Vários nomes foram cotados, mas agora, na reta final, a disputa interna ficou entre Maurão de Oliveira e Jaqueline Cassol. Jaqueline tem a vantagem do sobrenome e Maurão, a do apoio importante de setores evangélicos. O Padre Ton, nome petista, foi candidato, saiu, entrou, autoproclamou-se pré candidato mas, de cima para baixo, seu partido, o PT, mandou que ele recolhesse os flaps. Os petistas vão se aliar ao PMDB de Confúcio e Valdir Raupp.

Quem mais? A única surpresa que ainda pode entrar no jogo, com chances reais, seria o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho. Ele sim daria uma sacudida geral na disputa. Mas seu partido, o PSD, preferiu fechar esta porta e aliar-se ao PSDB. Então, se Expedito puder mesmo disputar, só uma surpresa inesperada, de última hora, poderia mudar o que já está posto. As nuvens mudam de lugar, mas, na sucessão em Rondônia, elas dão voltas e mais voltas, mas acabam retornando ao ponto de partida. Ou seja: está tudo igual, até agora!

PRIORIDADE PETISTA

"Nosso grande objetivo é, através das vitórias que obtemos nos espaços institucionais, democratizar o Estado, inverter prioridades e estabelecer uma contra hegemonia ao capitalismo, capaz de construir um projeto de socialismo radicalmente democrático para o Brasil”. A implantação do socialismo no Brasil é uma das metas anunciadas no programa oficial do Partido dos Trabalhadores, na reunião nacional do 14º Encontro Nacional do PT, ocorrido no início do mês.

SERVE PRA QUE?

O Incra já foi um órgão importante na história recente do Brasil e principalmente na nossa região. Hoje não serve mais para nada, a não ser abrigar "cumpanheiros" e servir de base para a baderna de movimentos sociais que, de vez em quando, acampam na sede em Porto Velho e por lá ficam durante meses. A última turma a tomar conta do inútil Incra, foi o pessoal que se autodenomina Atingidos por Barragens. É o que se sabe: onde ninguém manda, mandam todos...

CADÊ AS OFICINAS?

Através do Fundo Estadual de Saúde, a União liberou 275 mil reais para cada uma de cinco cidades rondonienses, para fazer funcionar uma "Oficina Ortopédica Fixa". Foram beneficiadas a Capital, Porto Velho e as cidades de Vilhena, Rolim de Moura, Ji Paraná e Ariquemes. A liberação dos valores, num total de 1 milhão e 375 mil reais foram destinados, através de recursos federais, para as Prefeituras. Os convênios, com a liberação do dinheiro, foram publicados no Diário Oficial da União de 2013. Alguém aí conhece alguma dessas oficinas?

PORTUGUÊS VEM AÍ!

Empresário competente, que tem tido grande sucesso nas suas empresas e também em empreendimentos do agronegócio, Mário Português havia decidido ficar fora da eleição deste ano. Mas ouviu tantos apelos, comentários positivos de amigos e eleitores (ele teve uma votação surpreendente em sua primeira disputa, quando concorreu à Prefeitura de Porto Velho), que acabou ouvindo a voz das ruas. Português vai disputar uma cadeira à Assembleia Legislativa. E, certamente em dois anos estará entre os postulantes à Prefeitura, novamente.

LIVRE, LEVE E SOLTO....

O pai da estudante Naiara Karine, assassinada brutalmente, depois de ser estuprada, em janeiro de 2013, disse que o quarto envolvido no crime ( os outros três estão presos), continua foragido e andando pelas ruas de Porto Velho. Wagner Strogulski Souza, que estudava com Naiara e que seria o menor de todo o crime, segundo Paulo César Freitas, pai de Naiara, está mais magro, tirou a barba e anda pelas ruas disfarçado, usando um chapéu ou uma boina. Ele pede que a polícia não dê tréguas ao assassino. "Ele é a chave para esclarecer todo o caso", disse o pai de Naiara.

VAGABUNDOS

Nos conflitos da semana, em Brasília, onde índios foram instados por vagabundos e vândalos a participar de atos de violência (os indígenas estavam fazendo um protesto pacífico), um deles feriu um policial com uma fechada na perna. Lamentável essa vergonha. Pior ainda foi uma nota de uma ONG, representando os covardes anônimos, que "exigiu" punição aos policiais que controlaram a esculhambação. Inversão absurda de valores, num país onde a impunidade é o alicerce para a insegurança pública e a base para a baderna.

PERGUNTINHA

Quando terminar a Copa do Mundo, em julho, com ou sem vitória da nossa Seleção, começarão a ser presos os que superfaturaram e enriqueceram ilicitamente com as obras para o Mundial?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)