Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 03/12/11


Gente de Opinião
 
NA TV, CONFÚCIO MOURA NÃO FOGE DE
 
PERGUNTASE FALA COM SINCERIDADE
 
O governador Confúcio Moura concedeu, no final de semana, sua mais longa entrevista deste seu primeiro ano de governo. Por uma hora e 45 minutos, foi questionado por Léo Ladeia e Sérgio Mello, no programa Via Sat, da TV Candelária/Rede Record. O programa, transmitido ao vivo e em rede estadual, mostrou um Confúcio seguro, marqueteiro, sincero. Não deixou de responder a nenhuma pergunta, mesmo as mais duras, tanto vindas dos seus entrevistadores como do público, que interage no programa. Mostrou claramente seu sofrimento pessoal com a prisão de OPINIÃO DE PRIMEIRA - 03/12/11 - Gente de Opiniãouma pessoa da sua confiança, na Operação Termópilas; foi claro sobre a necessidade de combate duro à corrupção; comentou a reestruturação de governo que fará no início do próximo ano. E foi claro ao dizer que todas as autoridades e pessoas importantes do Estado estão com seus telefones grampeados, inclusive ele. “Governador, prefeitos, vereadores, familiares, todos estão grampeados”, disse claramente. Se for real a afirmação do chefe do governo rondoniense, é uma total invasão de privacidade que está ocorrendo no Estado. Ou a Justiça desconfia de tudo e de todos para autorizar escutas. Ou elas estão sendo feitas ilegalmente.
 
Mas, enfim, Confúcio não deixou pedra sobre pedra. Não enrolou, não saiu pela tangente e falou claramente sobre questões como a saúde pública, a segurança, os salários dos servidores, as obras que fez e fará. Se usar mais a mídia, pessoalmente, Confúcio sentirá um avanço seguro da sua administração perante a opinião pública. Ele tem usado bem menos o espaço na imprensa do que seu antecessor Ivo Cassol. Mas ambos, embora com estilos completamente diferentes, são os grandes marqueteiros de si mesmos. Quando Confúcio fala, a população ouve com atenção.
 
 
 
CONVERSA A DOIS
 
Sala trancada. Ninguém por perto. Nem secretários, nem assessores. Só os dois personagens. Foi na semana passada, no gabinete do governador Confúcio Moura. Uma conversa longa com o presidente interino da Assembleia, deputado José Hermínio Coelho. Encontro de pesos pesados.
 
 
 
RESULTADOS
 
Pouco se sabe o que foi conversado, mas os resultados já apareceram. Hermínio baixou a bola nas críticas ao governo, o Palácio diminuiu um pouco a pressão para interferir na Mesa Diretora. Projetos importantes do governo, que estavam paralisados, começam a andar (orçamento, organizações sociais para a saúde, reforma administrativa). Nenhum dos dois falou nada sobre o encontro. Mas os resultados falam...
 
 
 
FICA ONDE ESTÁ
 
Um grupo de deputados foi ao Ministério Público, interceder pelo presidente Valter Araújo, que está preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho. O grupo recebeu a informação de que Valter estaria adoentado, sem atendimento médico correto e inclusive correndo risco de vida. No MP, a comissão foi bem atendida. Ouviu que não há qualquer problema de falta de atendimento médico e avisou que Valter continuará onde está.
 
 
 
RISCO DE VIDA
 
A explicação para a prisão na cadeia supersegura, onde está o presidente da ALE, é de que ele não poderia mais ficar numa cela da Polícia Federal e que, indo para um presídio comum, aí sim, correria risco de vida. Além disso, segundo uma fonte do MP, foi tentado introduzir um celular para Valter, em sua cela e ele teria tentado repassar bilhetes para fora da PF.
 
 
 
ESPÍRITO DE CORPO
 
Comentário de um experiente político, entre amigos: é surpreendente como alguns deputados, pegos com a boca na botija, querem agora o apoio dos seus colegas, que nada tiveram a ver com as maracutaias, para confrontar o Ministério Público e o Judiciário, “para proteger o Legislativo”. Depois de todas as provas coletadas, muitos dos envolvidos continuam negando que tenham agido irregularmente. Impressionante!
 
 
 
ESTÁ “RENDONDINHA”
 
Há uma verdade que tem que ser dita: a Operação Termópilas não detectou rregularidades na Assembleia. Um promotor chegou a dizer que as coisas estão “redondinhas” no Poder, já que nada de ilegal foi encontrado. Ao menos até agora. Na verdade, a operação tentava alcançar só Valter Araújo, por causa de contratos ilegais com o governo e licitações irregulares.
 
 
 
MENSALÃO
 
No meio do caminho éque começaram a aparecer as ligações entre o presidente da Casa e o grupo de parlamentares que recebiam uma espécie de mensalão. Mas o dinheiro não saiu dos cofres da Assembleia, mas sim do resultado das negociatas via empresas ligadas a Valter Araújo. Portanto, não há qualquer denúncia, suspeita ou acusação contra a Assembleia, como instituição.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Será que poderemos começar 2012 sem que Rondônia apareça no noticiário local e nacional como um estado recheado de corruptos?
 
Gente de Opinião Gente de Opinião
Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)