EFEITO COLATERAL: MILHARES NÃO CONSEGUEM PAGAR SUAS CONTAS
É um efeito colateral tamanho família. E qualquer economista de bom senso teria previsto, embora a euforia não permitisse que ele fosse ouvido. Quando o governo abriu o crédito até para os que não tinham nem têm condições de pagar suas dívidas, poucos alardeavam o risco. E quem o fazia, era taxado de pessimista e, claro, ignorado. Pois, agora, a vida real pegou milhares de brasileiros no contrapé. Duplicou, por exemplo, a inadimplência para quem comprou veículo zero ou usado. Prova disso é que as financeiras e bancos já tiraram das mãos dos compradores, nada menos do que 200 mil veículos. Porque quem os comprou não consegue pagar. Nesse setor vital para nossa economia, a inadimplência é assustadora. No final de 2012, eram quase 6% do total das vendas.Mais ou menos 10 bilhões e 500 milhões de reais não foram pagos pelos (in)felizes proprietários de automóveis e motos. Nos últimos dois anos, a média de contas não pagas era de 4 bilhões de reais. Os devedores, em grande parte, são pessoas que compraram o primeiro carro zero, atraídas por planos de pagamento sem entrada, prazos de 60 a 80 meses e "parcelas que cabiam no bolso".
Neste ano, as vendas do setor automobilístico atingiram 3 milhões e 800 mil unidades, recorde histórico, mas, muitos dos consumidores que ajudaram o País a chegar a esse posto, agora penam para pagar as prestações. E já tiveram o veículo retomado por falta de pagamento. Outros setores também sofrem. O próprio comérciocomum também. Para se ter uma idéia – embora o número não seja confirmado oficialmente – uma só rede de lojas de Porto velho, no ano que recém terminou, chegou a ter quase 1 milhão de reais em contas não pagas por seus clientes. Para muita gente, a vida real é muitomais dura do que as anunciadas facilidades de crédito.
O CERCO APERTA
Mais 13 irresponsáveis que dirigiam embriagados foram tirados das ruas da Capital, nas blitz da Polícia Militar, no Ano Novo. Quatro deles foram presos e só sairam depois de pagar fiança. O cerco está se apertando. Ainda falta colocar nas celas, por pelo menos alguns dias, qualquer desses sujeitos e sujeitas (sim, as mulheres também andam bebendo e dirigindo), além de fazê-los pagar por todos os prejuízos materiais que causarem. Em caso de fazerem vítimas fatais, que fiquem atrás das grades até o julgamento. Há avanços na lei, mas ainda falta muito...
PERIGO NA VIZINHANÇA
Chávez está no fim. O polêmico político da América Latina, o primeiro que ousou enfrentar o poderio americano; que chamou o Presidente Bush de capeta, em reunião da ONU; que comanda uma ditadura populista; que criou leis que maquiam a ditadura, transformando-a, na linguagem dele, em democracia, enfim, o Chávez falastrão, está perto da morte, se já não morreu. Parte da população do seu país está comemorando, mas a maioria pobre está desesperada. E a Venezuela, sem ele, corre o risco de entrar numa crise política muito perigosa.
REBANHO ENORME
Quem imaginaria, lá pelos anos 80, quando Rondônia foi transformada de Território em Estado, que teríamos, em pouco mais de 30 anos, um dos maiores rebanhos de gado do país? Só nessa terra mesmo onde tudo dá certo para quem trabalha duro! No último balanço da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, foram imunizados mais de 12 milhões de cabeças em todo o Estado. Em cinco anos, o rebanho rondoniense saltou de 8 milhões e 500 mil para os 12 milhões de hoje. Impressionante!
UM PÉ CÁ, OUTRO LÁ!
As costuras para 2014 estão cada vez mais rápidas. Confúcio Moura asfalta sua caminhada para a reeleição, não só mudando alguns dos seus antigos aliados para fortalecer outros, como investindo pesado em obras tanto em Porto Velho como no interior. Na posse dos prefeitos, foi sintomática a presença dele na posse de Mauro Nazif e do prefeito Toninho Correa, de Buritis. Um pé na Capital e outro no interior, representado pela comunidade que mais cresce no Estado. Confúcio se prepara. Seus adversários, alguns poderosos, como Ivo Cassol, também....
FALHA HUMANA
Com um pouco de cuidado e atenção, os motoristas poderiam evitar muitos acidentes na BR 364. De Porto Velho até Cacoal, o único trecho mais perigoso, porque ainda esburacado, é entre Ji-Paraná e a cidade do PadreFranco. Os 475 quilômetros da Capital até lá, pelo menos 350 estão em condições bastante razoáveis e outros em ótimas condições. Como é esse o trecho em que mais se registram acidentes e mortes – Porto Velho a Cacoal – supõe-se que eles são causados sempre por falhas humanas e não pelas condições da BR. Portanto, com cuidado, dá para se ir longe.
MORDE E ASSOPRA
Prefeitos de Rondônia e de todo o Brasil estão angustiados para saberem dos detalhes do pacote de bondades que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar, para socorrer os municípios. Primeiro o governo federal sufocou as Prefeituras, cortando repasses e dando descontos em impostos que ajudaram a colocar as cidades no vermelho. Agora, acena com bilhões em empréstimos federais e convênios. Os detalhes do plano da Dona Dilma serão anunciados na segunda quinzena deste janeiro de 2013.
PERGUNTINHA
Quando será aberta ao tráfego de veículos e passagem de pedestres a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, que está praticamente pronta?
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)