Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 05/06/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 05/06/12  - Gente de Opinião

NOS TESTES, ESPERANÇA PARA QUE
PARAPLÉGICOS VOLTEM A ANDAR
 
Há uma ponta de esperança! Milhões de pessoas, que ficaram paraplégicas ou tetraplégicas em acidentes, vitimadas por tiros ou em outras circunstâncias, têm agora a chance concreta de uma vida quase normal. Graças à Ciência, à Medicina e a benfeitores, que doam milhões de dólares para estudos que busquem a cura para doenças terríveis. O ator Cristhopher Reeves, o eterno Super Homem do cinema, ficou tetraplégico, e, antes OPINIÃO DE PRIMEIRA - 05/06/12  - Gente de Opiniãode morrer, deixou uma fortuna para as pesquisas. Foi isso que ajudou os cientistas e médicos a criarem um tratamento que combina injeções, estimulação elétrica e um equipamento robótico. Tudo isso, em laboratório, resultou em que ratos que tiveram ruptura da medula espinhal, voltassem a caminhar e até subir escadas. É óbvio que há ainda um longo caminho, para que isso seja testado em humanos e que os resultados sejam tão positivos. Mas é uma esperança, um alento, uma chance de que tantas pessoas, hoje vivendo em cadeiras de rodas ou em camas, pela vida toda, possam voltar a ter uma vida muito perto da normalidade.
 
As pesquisas científicas nunca têm o apoio que mereceriam. Bilhões de dólares são gastos em armas, para destruir e matar, mas muito pouco aplicados para salvarvidas. A corrupção leva outros bilhões, enquanto a Ciência, que poderia estar muito mais avançada tivesse mais recursos, anda lentamente. Não fosse a visão de personalidades e, eventualmente, de alguns governos, estaríamos ainda sonhando em curas para a sífilis, a tuberculose e o sarampo, só como exemplo. No Brasil, parte dos 60 bilhões de reais desviados do nosso PIB só para o bolso dos corruptos, ah!, se fossem para a Ciência!Tanto a Ciência quanto a Medicina, essas sim, unidas, formam a verdadeira salvação da Humanidade...

 
 
 
ACEITOU
 
O apelo e os argumentos foram muito fortes. Hermínio Coelho, que passara todo o mês de maio repetindo em entrevistas e discursos que não seria candidato à Prefeitura de Porto Velho, foi convencido a mudar de ideia. Acabou aceitando o desafio, depois de ouvir seus companheiros do PSD e de outros partidos. Hermínio queria mesmo ficar apenas no comando da Assembleia, o que já é um desafio enorme. Mas, afirmou abrir mão da sua decisão pessoal em benefício do partido e da sua cidade. Pelo menos foi o que se ouviu no final de semana.
 
 
 
 
VAI ESQUENTAR
 
A entrada de Hermínio na disputa muda o quadro que estava se desenhando. Ele entra como um dos nomes com maiores chances de chegar lá. O PSD vai agora em busca de alianças, tanto em partidos considerados de centro como os de esquerda. O presidente regional, Moreira Mendes, experiente na política, certamente já fez costuras e colocou na mesa, diante de Hermínio, as possibilidades de formação de um grupo forte, para tentar ganhar a eleição. A disputa, que estava meio morna, pode esquentar, a partir de agora.
 
 
 
 
MENOS AMBULÂNCIAS
 
Ainda é cedo para comemorar, mas há alguns dados que motivam a se aceitar que a questão da saúde pública, no Estado, começa mesmo a melhorar. Além da inauguração de hospitais, clínicas, UPAs e outras medidas, a maioria em fase final e outros já abertos ao público, uma negociação entre Governo e Prefeituras vem dando resultado prático. O número de ambulâncias que trazem pacientes do interior para Porto Velho, caiu de uma média de 30 por dia para apenas 4 por dia. É um sintoma positivo. E vem muito mais por aí, promete Confúcio Moura.
 
 
 
 
RESIDÊNCIA MÉDICA
 
Outro aspecto positivo na área da saúde, que começou no governo anterior de Cassol/Cahulla e vem sendo mantido nesse, de Confúcio, é o a formação de médicos residentes no Hospital de Base. Na média, são 25 profissionais por ano, divididos em seis especialidades, se preparando dentro do principal hospital do Estado, para atender a população. Os números não são exatos, mas calcula-se que pelo menos 150 profissionais já fizeram residência no HB. E muitos decidiram ficar por aqui mesmo, o que é realmente fato para se comemorar.
 
 
 
 
DEMOCRACIA?
 
O senador Roger Pinto Molina não foi o primeiro a tentar escapar das garras do governo Evo Morales. Ele pediu asilo à embaixada brasileira, alegando correr risco de vida. Tudo porque fez denúncias graves sobre o envolvimento de gente do governo Morales com o narcotráfico e corrupção. Segundo ele, na Bolívia é assim: quem não concordar com os poderosos de plantão, é perseguido, inclusive pela Justiça. Morales, Chaves, Rafael Correa e outros líderes da esquerda sul americana só aceitam a democracia quando ela lhes beneficia. Não querem saber de oposição.
 
 
 
 
BINACIONAL
 
Por falar na Bolívia, o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp querem manter no ar a discussão sobre investimentos brasileiros no nosso vizinho. A dupla luta há anos pela construção de uma ponte ligando o lado brasileiro ao boliviano e, agora, intensifica a batalha para que o Brasil invista pesado na energia elétrica do lado de lá. Na semana passada, os Raupp voltaram a defender com ênfase a construção de uma hidrelétrica binacional. Já teriam o aval do Planalto para os dois projetos. Vamos ver se a União cumpre com o prometido.
 
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quantos dos atuais deputados estaduais denunciados pela Operação Termópilas serão reeleitos em 2014, caso disputem novamente uma cadeira à Assembleia?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

          Se não houver alguma decisão judicial de última hora, nesta quinta-feira acontecerá um dos mais polêmicos leilões para privatização de uma

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)