Sábado, 5 de novembro de 2011 - 05h15
ESTÁ NA HORA DA CASTA SUPERIOR COMEÇAR
A SALVAR SEUS IRMÃOS QUE VIVEM NA MISÉRIA
Grande população brasileira mais rica, casta superior, a que se preocupa em fazer fila para ver show de Britney Spears, que corre às lojas para comprar o último Tablet e a maior TV HD do mercado, que viaja ao exterior, faz de conta que não vê o que acontece ao seu lado. Enquanto leva seus cães para cabeleireiros, prefere não olhar para os mais de 16 milhões de seus compatriotas que vivem abaixo da linha da pobreza, que ainda passam fome, cujos filhos não têm nada. Na Índia, a divisão em castas é oficial. Aqui, ela existe na realidade, mas não no papel. Os menos de 100 mil milionários e os milhares de ricos ou sortudos da classe média alta, passam pelos famintos como se fossem seres de outro planeta. Não parecem ser da mesma espécie, ter as mesmas necessidades, viver no mesmo país. O abismo social, que já foi maior e diminui um pouco graças ao governo popular do PT, com Lula, é ainda enorme. Pior que ele, é a omissão, o fazer de conta que não existe, a falta de solidariedade com os miseráveis. Quase não se faz mais solidariedade apenas pelo amor ao próximo .
Em Rondônia, do quase 1,5 milhão de habitantes, 300 mil são pobres, muito pobres ou miseráveis. O número bate nos 20% do total dos que vivem nestas terras tão ricas e promissoras de Rondon. Só agora, a partir de uma parceria com a União, é que o governo do Estado lança um programa destinado a tentar salvar essa gente toda. Uma iniciativa louvável, digna de todos os aplausos. Mas o governo sozinho não tem como mudar esse quadro terrível. Se a sociedade não se envolver até o pescoço, se não fizer a sua parte, se não participar, se continuar fazendo de conta que miserável é alienígena, não haverá programa social que dê certo. Cada rondoniense que puder, a partir de agora, tem obrigação de fazer a sua parte, porque nossos irmãos na penúria não podem mais viver como estão vivendo.
DOIS NA ÁREA
Pelo menos dois pré-candidatos à Prefeitura de Porto Velho, já estão postos. São dois deputados federais, ambos com grande liderança e votos. Lindomar Garçon, pelo PV e Mauro Nazif, pelo PSDB, já foram praticamente colocados na parede por seus respectivos partidos, para entrar na briga. Os dois não querem falar oficialmente ainda, até por causa da legislação eleitoral. Mas estão prontos para 2012...
INDECISOS
No PMDB e no PT, partidos fortes, com grandes chances de chegar lá em 2012, nenhuma decisão à vista. Os petista continuam divididos entre três nomes. Escolhem seu candidato em prévias, em março do ano que vem. Já no PMDB, Abelardo Castro Neto é o nome do momento. Mas a entrada de David Chiquilito no partido pode mudar tudo. Ou seja: o quadro ainda é nebuloso nas duas siglas.
ATENÇÃO REDOBRADA
Depois de anos, sem qualquer problema com o gado rondoniense – pelo contrário, nosso Estado é exemplo nacional pelo que faz no controle da aftosa – surge agora um perigo sério na região de Alto Paraíso: um caso de raiva, transmitida pelo morcego. Todo o rebanho da região terá que ser vacinado. O caso preocupa e a ação das autoridades e produtores foi rápida. Com um rebanho de mais de 11 milhões de cabeças, todo o cuidado é ainda pouco.
SÓ UM LADO
Todos os dias, notícias dão conta que ONGs ou entidades dos direitos humanos, cobram providência do governo em relação às condições dos presídios. Aqui em Rondônia, então, a prática já se tornou rotineira. Lamentável que nenhuma dessas instituições – da Igreja Católica à OAB, entre tantas outras – não emitam um só som em defesa das vítimas dos criminosos, que estão superlotando as cadeias.
DEFESA E OMISSÃO
As vítimas parecem que não existem, que não passaram por aqui. Só as famílias que perderam tanta gente, é que continuam sofrendo e sofrerão até o fim as suas perdas. Para entidades dos direitos humanos, morto por bandido é outro tipo de povo. A maioria da população, incrédula, acompanha essa defesa de uns e a omissão em relação aos outros.
GARIMPO
Pouco se ouve falar, mas a verdade é que a garimpagem no rio Madeira voltou e inclusive está chegando, de novo, perto da cidade. As áreas autorizadas para a procura do ouro não estariam sendo respeitadas. Nenhuma autoridade até agora se pronunciou. Mas o problema já foi denunciado em vários escalões. Algumas balsas já andam para cima e para baixo, no rio, à procura da fortuna. Pode?
SORTUDOS
Que ninguém se desespere, porque recém terminou um feriadão. Na semana que vem tem mais. Quatro dias sem trabalhar, direto. Quem é servidor público está curtindo muito. Nas empresas, tantos dias parados representam prejuízos imensos. Mas para os cofres públicos, pais e mães de milhões de sortudos, nada muda. No dia certo, o dinheiro estará na conta, como se todos tivessem dado duro todos os dias. Lamentável!
PERGUNTINHA
A polícia deve ir às ruas para proteger a população ou para ficar nas esquinas, aplicando multas em carros?