Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 08/04/14



Gente de Opinião

UMA CIDADE SEM LUZ E
SEM ESPÍRITO COMUNITÁRIO

Porto Velho é uma cidade sem luz. Não só no sentido de estar mal iluminada, mas também porque é opaca, suja, em algumas áreas parece abandonada há décadas. Piorou tudo com uma enchente histórica, que parece um castigo, embora seja apenas uma demonstração da força da natureza. É uma cidade enorme, divida em feudos, cada um puxando as coisas para o seu lado, sem espírito comunitário, sem amor às suas ruas, à sua história e muito menos entre as pessoas que nela habitam. O quadro aqui pintado parece triste demais, mas infelizmente, embora eventuais exageros, essa é a triste realidade. E aOpinião de Primeira - 08/04/14  - Gente de Opiniãoi de quem queira melhorá-la. É proibido. Ora porque há suspeitas de superfaturamento, roubalheira, sacanagens em obras importantes para a coletividade. Os viadutos são a prova mais cabal disso. Ora por briga de beleza, porque a Aeronáutica acha isso, a Anac acha aquilo e o Ministério Público que age quando é acionado, coloca seu dedo em cima e pode pedir à Justiça para impedir uma obra muito positiva, como a do novo Espaço Alternativo. Numa terra onde todos mandam, não manda ninguém. E é o que está acontecendo com Porto Velho.

A verdade é que todo o mundo quer ter razão. Parece que as autoridades não conversam entre si, não abrem mão de suas convicções e interesses em prol da coletividade. Não estão preocupadas com o bem maior, que é a população? Parece que o estão com o que é da sua alçada e apenas dela. Não dá para ensinar padre a rezar missa. Todas as autoridades, de todos os setores e instituições sabem muito bem o que devem fazer, para beneficiar a cidade. Não o fazem porque não querem ou porque acham que, mais que as melhorias que nossa Capital tanto precisa, o que importa mesmo é o umbigo de cada um. Não é agora a hora em que as coisas deste quadro  dantesco deveria começar a mudar?

QUADRO PRINCIPAL

Sem novidades no início da campanha eleitoral. Quem já está se mexendo (e muito) é a turma de Confúcio Moura, que largou na frente pela reeleição. Os adversários ainda conversam, conversam, fazem reuniões, mas, de concreto mesmo, ainda não há nada. Expedito Júnior vai e Dona Ivone Cassol é muito provável que vá também. O Padre Ton vai ou não vai? Se depender do PT daqui sim. Se depender do PT nacional, não. A menos que surja alguma surpresa de última hora - o que parece cada vez mais difícil - o quadro principal para a disputa ao Governo não será muito diferente desse aí.

MELHOROU UM POUCO

Aqui mesmo, nesta coluna e em todas a mídia onde se tem acesso, foram duras as críticas contra o fato der 66% dos brasileiros considerarem que mulher que se veste de forma provocativa, merece ser estuprada.  Erro. O Ipea, instituto antes respeitado, divulgou números falsos,. Na verdade, ao invés de 66%, são 26% os brasileiros idiotas que responderam sim à questão. Ainda é um percentual muito alto, mas certamente ameniza um pouco sobre os dados totalmente errados, anteriormente divulgados.

DE NOVO!

Lá vamos nós, de novo! Rondônia está no noticiário nacional porque há denúncias de problemas de financiamento de campanhas com recursos suspeitos. O dinheiro teria vindo do esquema do doleiro Alberto Youssef, via fornecedores da Petrobras,  a mando do deputado petista André Vargas, vice-presidente da Câmara Federal e que está enrolado até o pescoço com o caso. As investigações recém começaram, segundo a Jovem Pan noticiou nesta segunda. Ou seja, o tapete foi levantado ainda sutilmente. Espera-se, sinceramente, que não saia muita sujeira, porque já temos rolos demais...

DECISÃO RARA

A enchente histórica do rio Madeira prejudicou muita gente e muitos planos, até em termos de projetos políticos. Prova disso foi a anunciada decisão do secretário de Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin,  de não disputar a eleição de outubro. Ele estava encaminhando uma pré-candidatura a deputado federal, mas em função da tragédia com o setor, que perdeu praticamente tudo, acha que a hora é de ficar e ajudar a reconstruir. Decisão sábado e rara na política, a do secretário que fica onde está!

ANOS 80

Quando a tecnologia e a eficiência vão chegar a órgãos públicos como o Detran, que ainda presta um serviço muito abaixo do que poderia? Uma máquina de fazer dinheiro, o órgão, em alguns setores, parece estar atendendo como se ainda vivêssemos nos anos 80. Uma habilitação chegava a demorar até 45 dias. Agora, está saindo em 20 dias. O que ainda é um absurdo, com toda a moderna tecnologia disponível. Além de cobrar taxas abusivas e estar sempre superlotado, o órgão não se moderniza, ao menos como poderia se esperar. Lamentável!

SUBSTITUINDO PEÇAS

Com as 160 vagas abertas no concurso do Detran e outras 144 para a Polícia Civil, o governo rondoniense começa a repor, aos poucos, o grande número de servidores que se aposentaram ou de outros, embora em número bem menor, que deixaram seus postos, indo para a iniciativa privada em busca de condição de vida melhor. São mais de 300 novos postos de trabalho só na área da segurança. Os concursos estão abertos e espera-se um número recorde de inscritos.

PERGUNTINHA

Qual a maior preocupação: vencer a Copa do Mundo  em junho ou, em outubro, votar direito para melhorarmos a vida do nosso país?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)