FINALMENTE A FICHA LIMPA VAI VALER. E
AJUDAR A MELHORAR A NOSSA POLÍTICA
Finalmente, o Supremo julga hoje se a Lei Ficha Limpa vale ou não para a eleição de 2012. Claro que vai considera-la válida. Até porque, depois da grande lambança que entidades como a OAB e outras, aliadas à lentidão do Judiciário, está na hora de dar uma resposta clara e definitiva à sociedade brasileira. Mesmo sabendo ser inconstitucional, entidades e representações de parte da sociedade, unidas a políticos que vivem da demagogia, exigiam que a Lei valesse para a eleição passada. A confusão foi geral e até agora políticos que assumiram estão brigando para ficar em seus cargos, enquanto outros, afastados pelo Lei que não valeu, retomam as cadeiras, mesmo sendo ficha sujíssima há anos. Como não se faz as coisas com seriedade e respeito no Brasil, tentaram empurrar goela abaixo que uma lei que só poderia valer para a eleição seguinte, tivesse efeito retroativo. É contra a Constituição, todos sabiam, mas mesmo assim fizeram de tudo para melar a eleição passada. O próprio Supremo colocou as coisas no seu devido lugar, decidindo como tinha que decidir.
Agora a história é outra. Não há qualquer empecilho para que a Lei Ficha Limpa (melhor chamá-la assim do que Ficha Suja), vai valorizar os políticos que têm uma vida ilibada. E vai começar a tirar da vida pública aqueles sujeiras, muitos dos quais deveriam é estar na cadeia, se esse fosse um país sério e não disputando os principais cargos políticos a cada dois anos. A decisão de hoje pode ser um divisor de águas para a política brasileira, desde que não seja emendada logo ali adiante, no Congresso, porque certamente os podres da política farão de tudo para poder manter-se no poder. Há uma sucessão imensa de más notícias neste nosso Brasil. Mas a Lei Ficha Limpa é uma ilha de avanços nesse mar de lama em que se transformou a política nacional. Ela vai valer e a sociedade agora tem que ficar de olho, para que não seja mudada de novo. Ficha Limpa nessa gente que tenta fazer apodrecer a democracia brasileira!
ORDEM DE CIMA
A ex-senadora Fátima Cleide, pré-candidata à Prefeitura de Porto Velho, deixou claro em entrevista ao jornal Rondoniagora, que é adversária do prefeito Roberto Sobrinho. Fátima pretende ganhar a convenção do partido, com apoio vindo de Brasília. No diretório municipal, dominado pelo grupo de Sobrinho, ela não tem chance. Espera a ordem de cima, para sair candidata.
ESTRATÉGIAS
Enquanto isso, sua principal adversária no PT, a deputada Epifânia Barbosa, primeiro busca cair nas graças da turma que vai decidir mesmo quem será o nome do PT. Depois, vai buscar o apoio do comando nacional, com o apoio dos seus companheiros no Estado. São estratégias diferentes das duas mulheres que sonham em sentar na cadeira de Prefeito da Capital.
NA MESMA MESA
PSDB, PR e PV estão juntos, caminhando rumo às eleições municipais de 2012. Na mesma mesa, três lideranças políticas de respeito em Porto Velho e várias regiões do Estado: Expedito Júnior, Miguel de Souza e Lindomar Garçon. Pode ser que Miguel e Garçon formem uma dobradinha para concorrer à Prefeitura da Capital. Como carta na manga, ainda tem Mariana Carvalho, que pode aparecer como surpresa. O acordo foi fechado no início da semana.
PACIFICADO, ONDE?
Aquela cidade brasileira que as autoridades dizem que está “pacificada” e que transformaram em “comunidades” as tristes favelas que a cercam, continua tendo mais mortos que guerras violentas mundo afora. A última vítima foi um cinegrafista, que mesmo com colete a prova de balas, morreu atingido por uma arma de grosso calibre. É esse o Rio que os governos federal e estadual garantem que é seguro. Seria ridículo, não fosse trágico.
MANDOU, MAS...
Falta azeitar a máquina do governo. Ordem emanada do governador Confúcio Moura a auxiliar direto, perante várias pessoas, até agora foi ignorada. Tem assessor na atual administração que se considera mais poderoso que o chefe. Espera-se, é claro, que o governador determine que suas ordens pessoais sejam cumpridas imediatamente. Senão, parece que a turma de baixo tem mesmo o poder que imaginar ter...
ROMARIA
Amanhã tem sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Rolim de Moura. A população da cidade e de outras, vizinhas, deve aparecer em bom número. Mas o que se verá muito serão candidatos a candidato em 2012. Todos querem estar por perto dos que hoje estão no poder. Vai ser uma verdadeira romaria. Afora os temas regionais em debate, o assunto principal será mesmo a política.
PEEMEDEBISTAS CHIAM
Membros antigos do PMDB, daqueles ditos históricos, não estão gostando nada do cenário em que David Chiquilito, recém chegado à sigla, seria o candidato à Prefeitura de Porto Velho. Ouve-se aqui e ali alguns protestos, por enquanto ainda em baixo tom. Os peemedebistas de longa data querem outro nome. O preferido é o do secretário de Obras do Estado, Abelardo Castro Neto. O assunto ainda vai dar muito pano pra manga.
PERGUNTINHA
A transposição sai ou não sai?