Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 09/11/11


 OPINIÃO DE PRIMEIRA - 09/11/11 - Gente de Opinião
 
FINALMENTE A FICHA LIMPA VAI VALER. E
 
AJUDAR A MELHORAR A NOSSA POLÍTICA
 
 
 
Finalmente, o Supremo julga hoje se a Lei Ficha Limpa vale ou não para a eleição de 2012. Claro que vai considera-la válida. Até porque, depois da grande lambança que entidades como a OAB e outras, aliadas à lentidão do Judiciário, está na hora de dar uma resposta clara e definitiva à sociedade brasileira. Mesmo sabendo ser inconstitucional, entidades e representações de parte da sociedade, unidas a políticos que vivem da demagogia, exigiam que a Lei valesse para a eleição passada. A confusão foi geral e até agora políticos que assumiram estão brigando para ficar em seus cargos, enquanto outros, afastados OPINIÃO DE PRIMEIRA - 09/11/11 - Gente de Opiniãopelo Lei que não valeu, retomam as cadeiras, mesmo sendo ficha sujíssima há anos. Como não se faz as coisas com seriedade e respeito no Brasil, tentaram empurrar goela abaixo que uma lei que só poderia valer para a eleição seguinte, tivesse efeito retroativo. É contra a Constituição, todos sabiam, mas mesmo assim fizeram de tudo para melar a eleição passada. O próprio Supremo colocou as coisas no seu devido lugar, decidindo como tinha que decidir.
 
Agora a história é outra. Não há qualquer empecilho para que a Lei Ficha Limpa (melhor chamá-la assim do que Ficha Suja), vai valorizar os políticos que têm uma vida ilibada. E vai começar a tirar da vida pública aqueles sujeiras, muitos dos quais deveriam é estar na cadeia, se esse fosse um país sério e não disputando os principais cargos políticos a cada dois anos. A decisão de hoje pode ser um divisor de águas para a política brasileira, desde que não seja emendada logo ali adiante, no Congresso, porque certamente os podres da política farão de tudo para poder manter-se no poder. Há uma sucessão imensa de más notícias neste nosso Brasil. Mas a Lei Ficha Limpa é uma ilha de avanços nesse mar de lama em que se transformou a política nacional. Ela vai valer e a sociedade agora tem que ficar de olho, para que não seja mudada de novo. Ficha Limpa nessa gente que tenta fazer apodrecer a democracia brasileira!
 
 
 
ORDEM DE CIMA
 
A ex-senadora Fátima Cleide, pré-candidata à Prefeitura de Porto Velho, deixou claro em entrevista ao jornal Rondoniagora, que é adversária do prefeito Roberto Sobrinho. Fátima pretende ganhar a convenção do partido, com apoio vindo de Brasília. No diretório municipal, dominado pelo grupo de Sobrinho, ela não tem chance. Espera a ordem de cima, para sair candidata.
 
 
 
ESTRATÉGIAS
 
Enquanto isso, sua principal adversária no PT, a deputada Epifânia Barbosa, primeiro busca cair nas graças da turma que vai decidir mesmo quem será o nome do PT. Depois, vai buscar o apoio do comando nacional, com o apoio dos seus companheiros no Estado. São estratégias diferentes das duas mulheres que sonham em sentar na cadeira de Prefeito da Capital.
 
 
 
NA MESMA MESA
 
PSDB, PR e PV estão juntos, caminhando rumo às eleições municipais de 2012. Na mesma mesa, três lideranças políticas de respeito em Porto Velho e várias regiões do Estado: Expedito Júnior, Miguel de Souza e Lindomar Garçon. Pode ser que Miguel e Garçon formem uma dobradinha para concorrer à Prefeitura da Capital. Como carta na manga, ainda tem Mariana Carvalho, que pode aparecer como surpresa. O acordo foi fechado no início da semana.
 
 
 
PACIFICADO, ONDE?
 
Aquela cidade brasileira que as autoridades dizem que está “pacificada” e que transformaram em “comunidades” as tristes favelas que a cercam, continua tendo mais mortos que guerras violentas mundo afora. A última vítima foi um cinegrafista, que mesmo com colete a prova de balas, morreu atingido por uma arma de grosso calibre. É esse o Rio que os governos federal e estadual garantem que é seguro. Seria ridículo, não fosse trágico.
 
 
 
MANDOU, MAS...
 
Falta azeitar a máquina do governo. Ordem emanada do governador Confúcio Moura a auxiliar direto, perante várias pessoas, até agora foi ignorada. Tem assessor na atual administração que se considera mais poderoso que o chefe. Espera-se, é claro, que o governador determine que suas ordens pessoais sejam cumpridas imediatamente. Senão, parece que a turma de baixo tem mesmo o poder que imaginar ter...
 
 
 
ROMARIA
 
Amanhã tem sessão itinerante da Assembleia Legislativa em Rolim de Moura. A população da cidade e de outras, vizinhas, deve aparecer em bom número. Mas o que se verá muito serão candidatos a candidato em 2012. Todos querem estar por perto dos que hoje estão no poder. Vai ser uma verdadeira romaria. Afora os temas regionais em debate, o assunto principal será mesmo a política.
 
 
 
PEEMEDEBISTAS CHIAM
 
Membros antigos do PMDB, daqueles ditos históricos, não estão gostando nada do cenário em que David Chiquilito, recém chegado à sigla, seria o candidato à Prefeitura de Porto Velho. Ouve-se aqui e ali alguns protestos, por enquanto ainda em baixo tom. Os peemedebistas de longa data querem outro nome. O preferido é o do secretário de Obras do Estado, Abelardo Castro Neto. O assunto ainda vai dar muito pano pra manga.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
A transposição sai ou não sai?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)