Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 11/12/14


QUE NÃO SEJAM CONDENADOS OS QUE NÃO COMETERAM CRIME


"Excelentíssimas e Ilustríssimas autoridades de Rondônia; mui dignos representantes do Governo do Estado; dos Tribunais de Contas; do Ministério Público, do Judiciário; homens e mulheres de bem do nosso Estado"... Parece o começo daqueles discursos tão conhecidos que se ouve todos os dias, recheado de palavras bonitas, promessas vazias e quase sempre, resultado zero. Mas poderia começar assim, para chamar a atenção, em nome da comunidade de Porto Velho, um documento encaminhado a quem decide sobre nossas vidas, para que não permitam que a sociedade seja punida, outra vOpinião de Primeira - 11/12/14  - Gente de Opiniãoez, por crimes que ela não cometeu. Trata-se, é claro, do Espaço Alternativo. Uma obra vultosa, recheada de inovações e benefícios à população e que, agora, está sob a maior praga que assola centenas de obras públicas nesse país: paralisada. Como há suspeitas  que têm que ser investigadas, não há quem clame que os culpados não sejam punidos e muito menos que algum inocente seja penalizado, o que seria ainda mais trágico. O que se implora é que todas as autoridades deixem de lado momentaneamente seus poderes, a burocracia, as brigas de beleza (onde houver) e pensem, ao menos dessa vez, no cidadão. No que paga seus impostos e quase nada recebe em troca. No que nunca cometeu um só crime contra o erário público, mas é o único, na maioria dos casos, a receber uma dura punição: a obra que o beneficiaria nunca termina!

O apelo, em nome da cidade, de seus cidadãos e cidadãs e dos milhares de frequentadores do Espaço Alternativo, um dos únicos locais onde há ainda um pouco de lazer aos porto velhenses, é de que nossas autoridades deem um exemplo para o Brasil: que punam os verdadeiros culpados, mas que não permitam uma sentença tão dura contra o povo, que só paga o pato. Será que pedir isso seria sonhar demais?

 PROTESTO DO PSOL

Opinião de Primeira - 11/12/14  - Gente de Opinião"Não quero cometer a leviandade de acusar quem ainda não foi julgado, mas quero manifestar a decepção em viver num Estado tão bonito, tão cheio de possibilidades e ficar com vergonha de vê-lo ser sucateado, desrespeitado e exposto ao ridículo na mídia nacional. Resta..a dúvida do que fazer frente a essa situação, a indignação, a frustração e o sentimento de ter sido enganado. De novo". Trecho de uma nota divulgada pelo professor Aluízio Vidal, que disputou uma vaga ao Senado pelo PSOL e é virtual candidato à Prefeitura de Porto Velho. Na última eleição, ele apoiou a reeleição do governador Confúcio Moura.

SEM AUMENTO

Confúcio Moura protocolou, na Assembleia, pedido oficial para que seu salário, o do vice e dos secretários estaduais não sejam aumentados por decisão dos deputados. Cumpriu o que prometeu em seu Blog. O problema agora será em relação às demais autoridades, cujos vencimentos dependem do que for pago ao Governador. Como nenhum servidor público do governo pode ganhar mais que o chefe do Estado, o congelamento dos vencimentos dele pode representar, em muitos casos, salários congelados para servidores estaduais de todas as categorias.

SABE COMO É, NÉ?

A Constituição determina, contudo, que os poderes são diferenciados nessa questão. Os salários dos Desembargadores e Procuradores do MP e juízes, por exemplo, estão ligados aos dos ministros do Supremo. Os dos deputados estaduais, aos dos deputados federais. A única coisa comum entre todas as autoridades de todos os níveis, que a Lei Magna determina: ninguém pode ganhar mais que um ministro do Supremo. Só que, na prática, a gente sabe como é, não é?

ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS...

Aqui mesmo em Rondônia, tem casos de servidores recebendo, pelo efeito cascata que a legislação autoriza, mais de 100 mil reais por mês. Há pelo menos um caso em que determinado servidor na Capital recebeu, nos últimos meses, uma média superior a isso. Fala-se de algo em torno de 140 mil reais.  Ou seja, a lei é igual para todos, mas há alguns que são mais iguais que os outros, como diz a sabedoria popular. Para o povão, a dureza da lei. Para alguns sortudos, só as benesses....
 

TRANSFERÊNCIA DA SEDE

Dia desses, ouvinte do programa Papo de Redação, da  Parecis FM (transmitido também para mais uma dezena de emissoras de todo o Estado), sugeriu que a sede da Polícia Federal fosse transferida para Rondônia. Ao menos não se gastaria tanto com combustível, passagens e estadias, já que é aqui o centro das ações da PF há muito tempo. Exagero, claro. Mas as múltiplas operações aqui realizadas bem que causam esse tipo de brincadeira. Nesta quarta, mais uma ação foi realizada no interior. Agora, contra crimes ambientais. A PF, ao que parece, ama Rondônia!


 

MATAR PODE!

Na ação desta semana, no interior, a PF combateu crimes ambientais, que inclusive causaram prisões de pelo menos dois índios, Ou seja, crime ambiental dá cadeia, neste país. Mas chacinar 29 garimpeiros, como os índios Cinta Larga fizeram há dez anos em Espigão do Oeste, não dá em nada. Nenhum dos suspeitos da chacina foi sequer indiciado até hoje, embora  uma centena tenha sido denunciada em inquérito da Polícia Federal. O massacre aconteceu em abril de 2004.

PERGUNTINHA

Com um escândalo novo aparecendo a cada dia, até quando o governo da presidente Dilma vai continuar fazendo de conta que a corrupção não tomou conta  da administração pública nacional?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ronaldo Caiado tem aprovação recorde entre todos os governadores e é candidatíssimo à presidência

Ronaldo Caiado tem aprovação recorde entre todos os governadores e é candidatíssimo à presidência

          Se a eleição presidencial fosse este ano e Jair Bolsonaro permanecesse fora do páreo, pelo menos três governadores, todos conservadores, e

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

          Se não houver alguma decisão judicial de última hora, nesta quinta-feira acontecerá um dos mais polêmicos leilões para privatização de uma

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)