Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 13/02/14


O MUNDO NÃO COMEÇOU ONTEM.
ENCHENTE GRANDE FOI A DE 1982!

Para quem acha que o mundo começou agora e a informação de hoje é a única, é sempre bom pesquisar antes de escrever ou falar sobre "o maior problema de todos os tempos", como se tudo tivesse começado ontem...Enchentes são comuns em Rondônia e a deste ano ainda não é a maior de todas.  No you tube, se descobre que, flagelo mesmo, foi o que aconteceu em Porto Velho e Guajará Mirim em 1982, ou seja, há 32 anos atrás, quando não se tinha inventado o famigerado aquecimento global.

Gente de Opinião

Em abril de 82 (não 1992, como informa errado o vídeo), uma edição do então iniciante Globo Repórter mostrava "a maior enchente em 30 anos" na região de Rondônia, novo estado brasileiro, criado três meses antes. A repórter Lena Frias e o cinegrafista Amâncio Luis Ronqui passaram cinco dias por aqui, mostrando grande parte de Porto Velho embaixo d´água e uma Guajará Mirim desesperada por causa da enchente, que causava falta de energia, de gás, de gasolina e até de alimentos. A BR 364 até o Acre parecia o curso de um rio. Caminhoneiros ficavam ilhados na estrada, passando fome. O risco de doenças era grande. A população que estava chegando em grande número ao novo Eldorado, encontrou, na verdade, terras transformadas em leitos de rios.

Quem quiser ver como era Rondônia e o que era, verdadeiramente, uma enchente infernal, que durou mais de quatro meses, basta acessar o youtube. Está lá, com um Sérgio Chapelin jovem e de cabelos pretos, fazendo o que faz até hoje: apresentando o Globo Repórter (vídeo Abaixo). Depois de assistir ao vídeo, que aliás está bombando nas redes sociais, pode-se comparar o que acontece hoje com o que acontecia há mais de três décadas, quando se falava muito menos bobagem sobre o meio ambiente do que se fala agora.  

É ASSIM HÁ SÉCULOS....

Aliás, Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Guajará Mirim e várias outras cidades rondonienses estão tendo uma dura temporada de chuvas. Toda a região amazônica está tendo um inverno rigoroso. Na Bolívia, já há milhares de flagelados. Na Capital, o Maideirão saiu do leito. Centenas e centenas de famílias vão ter que sair de suas casas. No Brasil imenso, muita água por aqui e reservatórios quase secos no centro sul e no nordeste. Há séculos é assim, ora com mais, ora com menos intensidade. É a natureza!

DIAS DE DECISÃO

Semana decisiva, a próxima, para pelo menos um dos pré-candidatos ao Governo. Uma conversa entre o senador Ivo Cassol e o deputado Noedi Carlos, poderá definir o futuro político do ex-presidente da Assembleia. Neodi viria, numa eventual disputa ao Governo, com o apoio de Cassol e de todos os seus aliados:  um pacote de até dez partidos. Neodi está em fase final de um tratamento de saúde e estaria muito animado com o que tem ouvido em relação ao seu nome, no Estado todo.

ABANDONO CORRIGIDO

Depois de longos anos, o memorial em homenagem ao Governador Jorge Teixeira foi restaurado. A casa estava jogada às traças, sem qualquer atenção que o histórico prédio merecia. Foi o general Poty, da 17ª Brigada do Exército, quem demonstrou amor à terra e ao seu passado e liderou a reforma geral. Teixerão foi um personagem importante na vida rondoniense. Não fosse o General Poty, daqui a algum tempo a casa em que ele viveu como Governador, poderia cair. Felizmente o abandono foi corrigido.

LEVA ELE PRÁ CASA!

A deputada petista Benedita da Silva, que já foi governadora do Rio de Janeiro, fez um veemente discurso da tribuna da Câmara Federal, contra a violência praticada a um menor infrator, que acabou apanhando e foi colocado nu num poste, com o pescoço preso numa corrente e cadeado de bicicleta. O deputado Jair Bolsonaro, famoso por seus ataques duros à bandidagem, não se conteve. Sugeriu à parlamentar petista que adotasse o bandido e o levasse para a casa dela. Benedita calou!

SÓ CACETADA!

Na sessão da Câmara de Vereadores de terça, o secretário Coronel Gutemberg teve que ter paciência e espírito democrático, para ouvir tantas críticas e até desaforos, em função das medidas até agora tomadas no trânsito da Capital e sobre o projeto de inversão da mão na avenida Sete de Setembro. As críticas foram ácidas, algumas até exageradas, um tom acima do respeito democrático. Não se sabe se a Semtran manterá seus projetos ou se os mudará, depois da tormenta na Câmara. Nos próximos dias, teremos novidades.

FIM DA RESEX?

A Assembleia Legislativa fez seu papel, revogando decreto de 1996, do tempo em que Valdir Raupp era governador, que criou a Reserva Extrativista de Jacy Paraná. Com isso, ao menos temporariamente, a decisão de retirada obrigatória de dezenas de famílias e das mais de 45 mil cabeças de gado existentes na área, deve ser sustada, ao menos temporariamente, até que se decida novas soluções. O caso é escabroso e certamente haverá pressões de todos os lados. Tomara que o bom senso prevaleça e que as pessoas trabalhadoras não sejam tratadas como criminosas.

PERGUNTINHA

Depois de ter acusado a polícia de ter atirado um rojão contra o cinegrafista morto e ter que engolir a falsa informação, não seria o caso de um pedido público de desculpas, por parte da Globo e da Band,  aos representantes da lei?

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)