Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 13/04/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 13/04/12  - Gente de Opinião

A TRANSPOSIÇÃO É DIREITO NOSSO, MAS
A UNIÃO IGNORA E NÃO PÁRA DE ENROLAR
 
Fez certo o governador Confúcio Moura em não aceitar passivamente a enrolação vergonhosa imposta a Rondônia pelo Ministério do Planejamento, no caso da transposição dos servidores. O governo começou a executar o plano, com Confúcio assinando as primeiras regras estaduais para oficializar a medida. Não há mais argumento nem como empurrar com a barriga e, mesmo assim, os representantes do governo federal continuam fazendo corpo mole, negando um direito líquido e certo que queremos ver transformado em realidade. E iOPINIÃO DE PRIMEIRA - 13/04/12  - Gente de Opiniãompedindo uma economia anual de quase 700 milhões de reais aos cofres rondonienses. O assunto se arrasta há anos e anos e, enquanto outros estados em situação de igualdade conosco, há muito já receberam os benefícios da transposição, nós aqui continuamos sendo tratados como se não fizéssemos parte do Brasil. E que as leis que serviram para outros estados, para nós não tem valor algum. Nem a palavra empenhada e nem a assinatura da presidente Dilma Rousseff, que oficializou a Transposição no ano passado, serviu para sensibilizar seus subordinados e nada, absolutamente nada, foi feita na prática, até agora. Então, o governo rondoniense começou a mexer no abelheiro.
 
Na contrapartida dessa situação esdrúxula que o governo central nos impõe, estão questões como a da dívida impagável do Beron, que, na realidade, já foi paga há muito tempo, mas que a União exige mais quase duas décadas de “mensalidades”. Ou da até hoje não explicada “tomada” da antiga Ceron, pela Eletrobras, causando enormes prejuízos ao nosso Estado. Quando a questão o beneficia, o governo brasileiro sabe muito bem como cobrar o que acha que tenha a receber, mesmo que seja injusto e absurdo. Mas, na hora de cumprir suas obrigações, aí sim, coloca o direito líquido e certo que temos, dentro do labirinto da burocracia. Por isso Confúcio agiu. E por isso merece o apoio de todos os rondonienses.
 
 
 
 
 
TEM SAÍDA
 
A burocracia infernal é, também, uma grande inimiga da saúde pública. Tudo nessa área deveria ser visto como urgência e emergência. É claro que dispensa de licitações e outras medidas, favoreceriam os bandidos, e os há em número cada vez maior. Mas não seria uma solução criar uma comissão especial, com representantes do governo, do Ministério Público, da OAB, do Conselho de Medicina e do Tribunal de Contas, para decidir sobre compras imediatas e soluções rapidíssimas quando se tratasse de saúde? Seria. Mas poderia dar muito trabalho. Então, opta-se por deixar como está.
 
 
 
INSUPORTÁVEL
 
A violência voltou com tudo. Nessa semana, em meio dia, três pessoas foram assassinadas em Porto Velho. Todas jovens, todas por motivos fúteis. A vida humana está perdendo cada vez mais o seu valor, até perante a lei, que está posta para proteger quem mata e não quem é vítima. Desse jeito, vamos acabar, aqui e em todo o País, partindo para a bestialização. Todos vão se armar para se defender, porque já os que não acreditam que a Justiça será feita quando alguma vida é perdida no tiroteio da violência. Não dá mais para suportar!
 
 
 
MAPA DA DESTRUIÇÃO
 
Ontem, a nova secretária de Obras da Prefeitura de Porto Velho, Miriam Saldaña, reuniu-se com representantes do Dnit. O tema principal da pauta foi a recuperação de pelo menos uma dezena de ruas completamente destruídas na zona leste, com o trânsito de caminhões desviados na BR 364. O Dnit, a princípio, queria recuperar apenas as ruas principais atingidas, mas Miriam levou um mapa mostrando que várias outras, secundárias, também ficaram em estado de penúria. Atitular da Semob avisa: o que o Dnit não fizer, a própria Prefeitura vai resolver. De novo, porque já havia asfaltado praticamente todas as ruas agora destruídas.
 
 
 
O QUE É DESUMANO?
 
Só pode ser creditado ao exagero na redação, nota da OAB que considera “desumano” o trabalho dos servidores do Judiciário, num horário corrido de sete horas. Com salários bastante razoáveis para a realidade dos pobres brasileiros, trabalhando no ar condicionado e num ambiente da melhor qualidade, os funcionários da Justiça podem ter tudo, menos tratamento desumano. Não é crível que uma entidade séria como a OAB tenha feito tal afirmação.
 
 
 
E ISSO, O QUE É?
 
Certamente a OAB não sabe como é a vida de um operário brasileiro, cheio de filhos, morando numa favela, pendurando-se em ônibus geralmente superlotados, chegando tarde e madrugando para não perder o serviço e ainda ganhando salário mínimo. Como esse tipo de tratamento deveria então ser chamado? Quem sabe se a OAB tratasse mais da realidade nacional. Saberia definir melhor o que é desumano?
 
 
 
TÁTICA DE GUERRILHA
 
Os assassinato brutais em Buritis se sucedem. Só nesse mês, foram 22 mortes violentas, seis delas numa chacina terrível. Por trás de tudo, a principal suspeita envolve conflitos agrários e a presença da violenta Liga dos Camponeses Pobres, a famigerada LCP. Nas áreas onde a LCP atua, polícia não entra. Uma das últimas vítimas foi um homem suspeito de ser o responsável pelo treinamento de guerrilha aos membros do grupo, Nonato Gonçalves Pereira, conhecido como Professor. Vêm mais mortes por aí. Buritis é hoje a área mais violenta de Rondônia.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Será que nesta sexta-feira 13, vamos ter o azar de descobrir mais mutretas, sacanagens e desvio de recursos públicos neste país de tantas crendices e malandragens?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)