Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 13/05/14



SÓ LULA PODE DAR UM TERCEIRO MANDATO AO PT

Há quase dois ano, aqui neste espaço, se comentou que a tendência para a próxima eleição presidencial, essa que vai acontecer em outubro, era de que o ex presidente Lula voltasse como candidato. O raciocínio era simples. Depois de tantos anos no poder, Dilma Rousseff, que não é e nunca foi igual a Lula, não suportaria a pressão dos adversários e correria risco de não conseguir chegar à reeleição. Como o PT, em toda a sua história de mais de três décadas, jamais preparou outro nome a não ser Lula, para serOpinião de Primeira - 13/05/14  - Gente de Opinião entronizado no reino dos deuses da política, era lógico se pensar que só ele poderia conseguir um terceiro mandato para o jeito petista de governar. Houve contestações, alguns comentários sobre essa previsão tão antecipada foram de ácidos a bem humorados. Concordância, naqueles tempos, quase zero. Passou todo esse tempo e o que está ocorrendo agora? O óbvio ululante, como diria Nelson Rodrigues. Dilma não tem a perspicácia nem o carisma de Lula. Não tem o mesmo tipo de relação com o povo. Seu jogo de cintura para manter os aliados por perto é muito ruim. Tentou, tentou, foi esforçada, dedicada, teve até alguns avanços, mas, no final, está a um passo de ser defenestrada da disputa pela reeleição.

O que está acontecendo? Também é claro. O PT e seu tipo de governar o país, estão perdendo a força. Não há no partido um só nome que consiga mexer com o eleitorado, além do de Lula. Se o PT insistir em manter Dilma como candidata, corre sério risco de perder a eleição e todos, dentro do partido, sabem o que isso pode significar, até pela sucessão de escândalos que está se registrando. Perdendo, os petistas ficariam ainda mais vulneráveis e muitos tapetes poderiam ser levantados. Portanto, a coluna repete. Só Lula ainda pode salvar o PT da derrota. Sem ele, bye bye Presidência!

NOMES NAS URNAS

O tempo voa e a questão da eleição em Rondônia continua tão confusa como há semanas atrás. Afora Confúcio Moura e alguns poucos representantes de partidos nanicos, não se sabe ainda que nomes estarão na urna em outubro, para a disputa ao Governo. Falta definir se Expedito Júnior, José Bianco, Hermínio Coelho, Ivone Cassol, Maurão de Carvalho, Neodi Oliveira, Jaquelino Cassol e Padre Ton, entre tantos outros, vão mesmo entrar na briga. Falta pouco tempo para que tudo se decida. Mas, por enquanto...só dúvidas.

PAROU NO TEMPO

Estamos chegando, na Capital, aos 300 mil eleitores. Esse número, que pode até ser superado, quando o TRE fechar a conta dos inscritos para votar em outubro, demonstra o crescimento populacional da maior cidade rondoniense. Mas, ao mesmo tempo, é a cidade mais complexa e problemática, ainda mais num ano em que registrou a maior enchente da sua história, aquela que vai ficar décadas n a memória. Com uma população beirando o meio milhão de habitantes, Porto Velho não sai do lugar. A qualidade de vida é cada vez pior.

TORRE DE BABEL

Haveria alguma possibilidade concreta de melhoria, caso as ações fossem realmente executadas e, em conjunto, pelos três níveis de governo. Mas a União diz uma coisa, o Estado outra, a Prefeitura outra bem diferente, na maioria dos casos. Quando se trata de resolver os mais graves problemas, todos falam linguagem parecida só no discurso. Na hora da ação, parece ser cada um por si. Não há solução à vista, enquanto não houver projetos e linguagem comuns. Lamentável!

FACTOIDES

Porto Velho está com sérios danos, problemas que se avolumam, ruas esburacadas, obras paralisadas, caos no trânsito. Daí vem gente de Brasília para participar da criação de uma comissão contra a tortura. Tem algo a ver conosco? Aqui alguém é torturado? Esses factóides criados pelo governo federal resolvem algum dos nossos problemas? Mas cadê as autoridades vindo aqui para trazer recursos e começar a resolver o drama dos flagelados, por exemplo? Ah, isso não é importante. Importante é o factóide...

ESTÁ MELHORANDO

Usuários da área do Espaço Alternativo, que sempre têm motivos para reclamar do local, viram pelo menos três melhorias. A primeira delas se refere ao policiamento. A presença da PM já ao anoitecer, acabou com os ladrões, que arrombavam carros e até atacavam os frequentadores da área. Outra melhoria: a Emdur deu uma geral na iluminação pública. Embora várias lâmpadas trocadas num dia estejam queimadas no outro, há um esforço para manter toda a extensão, do Hospital de Base al Aeroporto, com boa iluminação. Mais um: as obras executadas pelo DER, que andam em ritmo acelerado, para construção de pistas de caminhada, ciclovia e quadras de esportes.

LINGUAGEM DA MULTA

O negativo ainda é a presença principalmente de agentes de trânsito que, ao invés de orientar, se posicionam no local apenas para multar os motoristas. Há casos em que não existe sinalização alguma de estacionamento proibido, mas mesmo assim os carros são multados. Agentes de trânsito deveriam servir muito mais para orientar e proteger o motorista do que para multar. Mas a linguagem da espalhar notificações a torto e a direito parece ser a única que os agentes conhecem. Lamentável!

PERGUNTINHA

Se você andou por dez ruas da cidade, nesta segunda, deu pra contar por quantos buracos passou e em quantos teve que desviar para não arrebentar seu carro?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)