Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 14/06/14


O MACHISMO IMPERA TAMBÉM
NA POLÍTICA BRASILEIRAGente de Opinião

Texto publicado nesta coluna, dias atrás, sobre a dificuldade dos partidos em terem mulheres entre seus candidatos, mereceu comentário da deputada estadual Epifânia Barbosa, que publicamos, em função da importância do depoimento de uma importante representante feminina na nossa política. Ela elogiou a abordagem feita e fez comentários importantes, como os que envolvem o machismo que impera em praticamente todos os setores da sociedade brasileira. A opinião de Epifânia: "Na medida do possível,  acompanho sua coluna. Queria parabenizá-lo pelos textos, em especial essa temática da obrigatoriedade dos 30% das mulheres no parlamento. A matéria é no mínimo reflexiva, pois ela vai além do momento do processo eleitoral. As mulheres tem atuado nas diversas frentes políticas das organizações sociais: associações, sindicatos, movimentos religiosos e outros. Elas desenvolvem praticamente todas as ações. Contudo a figura política de destaque sempre é destinada aos homens. O machismo impera também nesse setor. Se uma mulher se destaca,  elegantemente ela é colocada no seu lugar de  tarefeira. Isso e tantos outros fatos de uma sociedade machista que veladamente ainda temos, inibe e aniquila cada vez mais a participação das mulheres nos espaços do  poder". 

Epifânia acrescenta: "É um caminho árduo e as mulheres necessitam de muita força de vontade, convicção do caminho a percorrer e de muitos aliados. Como falei no início, o tema é complexo e exige muito debate. Não é pontual, não nasce só no período eleitoral, quando da  inscrição das pré candidata, mas é consequencia da falta de apoio às mulheres em todos os espaços da sociedade. Também na política, acredito que precisamos apresentar trabalho, para que  tenhamos visibilidade para participar da disputa no processo eleitoral."
 


 

COMEÇANDO BEM

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião

A vitória brasileira sobre a Croácia, na estreia da Copa, indica que temos chances de chegar a mais um título mundial. Mas, mais que isso, ficou claro que a grande maioria dos brasileiros está pouco se lixando para protestos e política, nesse momento. Quer é saber de futebol e do maior campeonato mundial. Depois que os jogos terminarem, aí sim será a hora de começarmos a protestar contra quem quer que seja. E devemos fazê-lo nas urnas. Afora isso, é apenas demagogia, idiotices e conversa fiada.


 

PARADA GERAL

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião

A próxima semana será praticamente inútil para a maioria dos brasileiros e especialmente para os rondonienses, a não ser para não fazer nada de útil. Dia 17, terça-feira, haverá jogo da Seleção e praticamente tudo para. Dia 18, quarta, é feriado estadual em Rondônia, pelo Dia do Evangélico. Dia 19, outro feriado religioso, dessa vez nacional: Corpus Cristi. Dia 20, outro jogo do Brasil. Pronto. Acabou a semana! Não é inacreditável?

NEODI VOLTA

Tão logo termine o recesso parlamentar de julho, o deputado Neodi Oliveira retorna à sua cadeira na Assembleia Legislativa. Ele havia deixado o posto durante algumas semanas para fazer um tratamento de saúde e para dedicar-se também a uma andança pelo Estado. Indicado como pré candidato a vice na chapa que será liderada por Expedito Júnior, Neodi retoma seu trabalho na ALE antes do previsto. Sai novamente o suplente Brito do Incra. Brito, aliás, ainda não decidiu se concorre ou não nas eleições de outubro.

RAUPP TEM FORÇA

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião

O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, mostrou também sua força política dentro do partido de Rondônia. Todos os convencionais daqui que votaram pela manutenção da aliança com o PT, apoiando a reeleição de Dilma e do peemedebista Michel Temer, seguiram a orientação de Raupp. Foi uma convenção complicada, porque 39% dos membros do partido com direito a voto foram contra a repetição da aliança. O PMDB, depois de muitos anos, pode ir rachado para o pleito de outubro.

O OTIMISMO DE MARIN

Mesmo com toda a lentidão, a transposição dos servidores do Estado para a folha da União será realizada sim, dentro do que foi previsto. Primeiro deverão passar para federais os servidores contratados até março de 1987. Serão em torno de 8 mil,. no total. Depois, devem receber o mesmo tratamento os contratados até 1991. No final, os transpostos serão mais de 20 mil. A previsão otimista é do sindicalista Caio Marion, presidente licenciado do Sindisaúde, em entrevista a Sérgio Pires, no  programa Candelária Debate deste sábado. Vai ao ar por duas dezenas de emissoras afiliadas à TV Candelária em todas as regiões do Estado, a partir das 13h15.

QUADRÚPEDES

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião

Lamentável, triste, deprimente, uma ação de mal educados, próximos aos quadrúpedes em termos de falta de consciência. Vaias e protestos contra a Presidente, dentro dos limites da civilidade, ainda se compreende. Mas ofensas, grosserias, palavrões contra nossa maior autoridade e, mais que isso, uma mulher, é de uma covardia doentia. Os palavrões contra Dilma Rousseff no jogo de abertura da Copa foi nossa maior derrota, num dia em que deveríamos ter brilhado perante o mundo.
 



 

PERGUNTINHA

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião

Não seria melhor ter entregue aos brasileiros, especialistas em grandes festas,
como o sensacional carnaval carioca, a festa de abertura da Copa, que acabou sendo chinfrim?

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião

Opinião de Primeira - 14/06/14  - Gente de Opinião


FOTOS: PORTAL DA COPA

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

          Se não houver alguma decisão judicial de última hora, nesta quinta-feira acontecerá um dos mais polêmicos leilões para privatização de uma

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)