Quarta-feira, 17 de setembro de 2014 - 20h19
A GRANDE OPERAÇÃO DA PF PODE SER ANTES DO FIM DO ANO
Assista reportagem do RO Record
Como a coluna antecipou com vários dias, a Polícia Federal realizou nesta quarta, mais uma operação em Porto Velho (foto rondoniaovivo). Dessa vez, para combater uma quadrilha composta por policiais militares, envolvidos com o tráfico de drogas. O aparato foi grande, o armamento utilizado pelos federais foi pesado e os resultados altamente positivos. Mas, é bom que se avise: não é essa a maior operação que a PF realizará em Rondônia, provavelmente até antes do final do ano. Vem aí uma muito maior, superior a qualquer outra. Vai envolver denúncias contra políticos e inclusive representantes de vários órgãos e poderes. Quem viu, mesmo sem profundidade, alguns dos depoimentos já dados à PF, arrepiou os cabelos, pela gravidade do que foi contado. Por que a mobilização policial ainda não ocorreu? Porque há necessidade de decisões e autorizações que passariam até pelo Supremo. O assunto é guardado a sete chaves, claro, mas o volume de denúncias e provas já reunidas, permitirá que, quando for deflagrada, a operação apresente um resultado retumbante. Tanto quanto aquele escândalo dos então deputados estaduais, tentando chantagear o ex governador Ivo Cassol e que acabou se tornando notícia nacional.
Os escândalos rondonienses e os que se descobrem em todos os recantos do Brasil, como o da roubalheira da Petrobras, se tornam cada vez maiores. De um lado, pode-se comemorar, porque está, de certa forma, havendo uma depuração. Do outro, assiste-se a dezenas de grandes ações policiais, envolvendo corrupção e roubalheira do dinheiro público, mas, na maioria dos casos, a impunidade campeia. E pouca grana é verdadeiramente recuperada. Mas só de ver corruptos algemados e expostos à execração pública, já é um lenitivo para o povo brasileiro, tão sacrificado por essa gente.
EXPEDITO À FRENTE
Festa para a turma de Expedito Júnior, susto no de Confúcio Moura e, muito mais ainda, no de Jaqueline Cassol. A pesquisa do Ibope desta terça, deu 35% para Expedito (oito pontos a mais que na primeira pesquisa); manteve Confúcio com 28% e colocou Jaqueline Cassol com 12%. Também apontou que, se forem para o segundo turno os dois primeiros, Expedito ganharia do atual governador por 43% a 30%. Os tucanos rondonienses e seus aliados comemoram os números. Nos outros comitês, o clima é de enorme preocupação.
NOVAS ESTRATÉGIAS
A partir da pesquisa do Ibope, as coligações refazem contas e as candidaturas que ficaram para trás, reveem suas estratégias. No PMDB e aliados, a preocupação é enorme. Mesmo sabendo, via pesquisas internas, que Expedito estaria crescendo poucos, no comitê peemedebista, imaginariam que ele já tivesse passado à frente de Confúcio. Havia uma expectativa positiva para os governistas. Com os números agora conhecidos, há pouco tempo para recuperar o tempo perdido. Para Expedito, agora, o tempo é aliado.
E A REJEIÇÃO?
Pode-se considerar surpreende o alto índice de rejeição de Confúcio que, imaginava-se, teria apoios suficientes para mudar o quadro, durante a disputa? Entre os rondonienses ouvidos pelo Ibope, 33% rejeitam o atual governador. O petista Padre Ton é o segundo, com 22%. Jaqueline Cassol tem 18% e Expedito Júnior, o líder da pesquisa positiva, é também o menos rejeitado dos três: 16%. Em relação a Pimenta de Rondônia, a rejeição de 15% certamente é muito mais para seu partido, o PSOL, do que para ele.
PIOR DO QUE AQUI!
Para quem vive reclamando do aeroporto de Porto Velho, um texto do jornalista Abdoral Cardoso, postado nas redes sociais: "Não reclame do aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho. A lentidão nas obras de expansão do também internacional Brigadeiro Eduardo Gomes, em Manaus, tira qualquer um do sério e torna os horários de embarque e desembarque um atropelo, agravado pela falta de funcionários das empresas aéreas. O calor em setores que já foram muito bem climatizados sobe o tom dos discursos de protestos e só falta sair tapas na hora dos voos".
HERÓI DO VOTO
Campanha Herói do Voto, criada e liderada pela Fiero, mas com a parceria de inúmeras entidades e instituições - incluindo-se aí a própria Justiça Eleitoral - tem grande aceitação no meio estudantil. Percorrendo várias cidades do Estado, nas escolas do Sesi, Senai, educandários públicos e privados, a iniciativa que visa preparar os jovens para compreender a importância do voto para os destinos da sua terra, tem recebido elogios e apoios por onde passa. É uma brilhante iniciativa. Que ninguém se surpreenda se, em breve, se tornar um programa nacional.
CONTRA A CONSTITUIÇÃO
Mais um atentado contra a Constituição, vinda do próprio Judiciário. Uma juíza da Vara de Família de Fortaleza (?) proibiu a circulação da revista Isto É!, que continha uma reportagem sobre o escândalo da Petrobras, incluindo o nome do governador cearense, Cid Gomes. Foram ignorados os direitos pétreos de livre acesso à opinião e informação. Infelizmente, não é a primeira e nem será a última decisão judicial que fere a Constituição. Houve protestos generalizados das entidades nacionais e internacionais de imprensa.
PERGUNTINHA
Terá Marina Silva medo das ameaças do antidemocrata Pedro Stédile, líder do MST, que prometeu fazer protesto todos os dias, caso ela seja eleita?
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic