Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 17/10/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 17/10/12  - Gente de Opinião

HÁ A COMPRA DE VOTO EM TODOS OS CANTOS DO BRASIL
 
Lamentavelmente, não é exceção. É regra. A compra e negociação de votos entre candidatos corruptos e eleitores malandros, que só pensam em si mesmos e jamais em suas comunidades, é uma prática cada vez mais comum Brasil afora, embora o esforço da Justiça Eleitoral para combater este tipo de crime e a luta pela conscientização do eleitorado. Se em cada cidade houvesse um repórter como o gaúcho Giovani Grizotti, da RBS TV,seria fácil descobrir as semvergonhices. Ele foi à cidade de Triunfo, na Grande Porto Alegre e descobriu uma grande trapaça de compra e venda de votos, na eleição da pequena cidade de apenas 18.970 eleitores. O repórter encontrou pelo menos seis pessoas que contaram a ele (sem saber que estavam sendo gravadas), terem recebido dinheiro, gasolina, promessa de emprego e outras vantagens do prefeito eleito, Marcelo Essvein (PDT), conhecido como Marcelinho. Uma eleitora, por exemplo, disse ter negociado o espaço para uma placa em sua casa, em troca de uma vaga para a filha na Prefeitura. A oferta teria partido do vereador Fábio Wrasse (PDT), candidato à reeleição e do mesmo partido do prefeito eleito.Fábio é ex-presidente da Câmara de Vereadores e mais um Ficha Suja que concorreu sub judice. Acabou sendo reeleito e só deixará de assumir por decisão da Justiça Eleitoral.
 
Portanto, não nos iludamos. A compra de votos campeia ainda em todo o território nacional, impondo vitórias a candidatos que vivem deste expediente. E que, se eleitos, é claro, mostrarão a verdadeira face, dilapidando os cofres públicos. Solução? Claro que tem, mas não no Brasil. Se um comprador de votos, só um e um eleitor que vende seu voto, só um, fossem para a cadeia, cumprir longa pena de prisão, ah, a compra de votos desceria a patamares europeus! Mas como aqui é a terra da impunidade...
 
 
 
 
MEXIDA PROFUNDA
 
O governador Confúcio Moura deu uma mexida geral na sua equipe. O nome mais importante que deixou o Palácio Presidente Vargas foi o agora ex-chefe da Casa Civil,Juscelino do Amaral. Ele estava insatisfeito porque não tinha poder decisório como fora combinado com Confúcio, antes de assumir. Para o seu posto vai o dr. Marco Antonio Farias, nome respeitado e que tem portas abertas em todos os setores. Confúcio mexeu também em funções importantes da Secretaria da Fazenda. E vem mais por aí. Mais secretarias serão absorvidas por outras e os cargos de confiança vão diminuir muito.
 
 
 
MAIS FORTE
 
As mexidas no centro do poder eram de conhecimento de muitos poucos assessores palacianos. Um dos que sabia tudo e que teve influência em dispensas, contratações e trocas, foi o secretário Lúcio Mosquini, cada vez mais poderoso no atual governo. Mosquini trocou idéias com o chefe também sobre o enxugamento de cargos e diminuição no número de secretarias. Transformou-se no secretário mais prestigiado pelo governador Confúcio, por sua dedicação, competência e fidelidade.
 
 
 
VAI FERVER
 
Quem esperava uma campanha morna, de troca de gentilezas e cavalheirismo em Porto Velho, pode tirar o cavalo da chuva. Embora ainda não tenha chegado ao horário eleitoral gratuito – chegará em breve – já há baixarias de parte a parte, preparadas principalmente por assessorias e parceiros de um e de outro candidato. É bom que Garçon e Nazif tenham em mente que a população quer saber de propostas, não de ataques pessoais. E que os dois não permitam que seus “soldados” comecem a dar golpes abaixo da linha da cintura.
 
 
 
PERDA
 
Os meios da imprensa rondoniense ainda lamentam a perda de Edmar Motta Davis, o conhecido “Pepê”, vitimado por um ataque cardíaco fulminante no último final de semana. Pepê trabalhava há muitos anos no jornal Alto Madeira e certamente foi um dos pilares para que o mais antigo jornal da região norte não desaparecesse. Deixou enlutada não só sua família, como também dezenas de amigos no meio dos veículos de comunicação, onde só cultivou amizades e respeito.
 
 
 
CONFRONTOS NA TV
 
Amanhã á noite tem o primeiro debate entre os candidatos Lindomar Garçon e Mauro Nazif. Será na Rede TV!, emissora pertencente à família Gurgacz. Na segunda, o confronto será na TV Candelária, dirigida pelo empresário e jornalista Everton Leoni. No dia 26 (ma sexta-feira), 48 horas antes da votação para o segundo turno, será a vez da TV Rondônia (Rede Globo), realizar o seu. Há ainda possibilidade de que seja realizado um quarto encontro, na TV SBT (Silvio Santos), mas este ainda não está confirmado oficialmente.
 
 
 
SEM MORAL
 
Depois do fracasso nas urnas – principalmente na Capital – o comando do PMDB liberou seus milhares de membros para seguirem a candidatura que quiserem, pessoalmente, no segundo turno. E não poderia fazer diferente mesmo. Sem controle sobre a militância, que ignorou as decisões do diretório e deixou seu candidato, o competente e dedicado médico José Augusto pendurado no pincel,as lideranças do partido não teriam mesmo como fechar algum acordo e ter certeza de que ele seria cumprido. Das suas principais lideranças, todas já optaram por uma das candidaturas, mas não de forma aberta. Por enquanto, só veladamente.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Será que o eleitor de Porto Velho vai definir seu voto apenas pelas propostas dos candidatos?
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)