Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 - 09h28
MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DAS AUDÊNCIAS NA ALE
A Assembleia encerra seus trabalhos normais neste ano, com avanços importantes e um recorde de público, em dezenas e audiências realizadas. Calcula-se que pelo menos 20 mil rondonienses estiveram na Casa do Povo, que nunca havia recebido tanta gente em toda a sua história. Foi um período de calmaria política, de bom relacionamento entre os Poderes, em que a maioria dos deputados teve boa atuação. O primeiro ano sob o comando de Maurão de Carvalho, mostrou que o parlamento está mudando a sua cara para melhor, ouvindo mais a voz das ruas, saindo mais para ir o encontro da comunidade, trabalhando com rapidez, votando os projetos importantes e em tempo hábil. Além isso, as 15 comissões trabalharam duro, como poucas vezes se viu na história da ALE rondoniense. É sempre bom lembrar que nossos representantes políticos são nossa cara. Ou seja, não são alienígenas, não caíram do céu em espaçonaves, não são estranhos no ninho. É gente que vem da vizinhança, de perto da nossa casa, das nossas relações. Então, a qualidade da nossa representação é um retrato da qualidade do eleitor. Quanto melhor votarmos, melhor estaremos representados. Nessa legislatura, ao que parece, no geral, o eleitor acertou nas escolhas, ressalvadas as exceções de sempre.
Espera-se que o 2016 que venham por aí mais avanços. Que seja uma Assembleia mais enxuta, mais participativa, realizando mais sessões itinerantes e audiências públicas, indo ao encontro das comunidades do interior. A participação externa em eventos com a viagem pela BR 319, até Manaus e o encontro da Bolívia foram positivas e precisam ser ampliadas. E Maurão tem que continuar no mesmo cainho. Enfim, depois de tanto tempo e de tantos erros, o parlamento rondoniense começa a trilhar o caminho certo. Tomara que se mantenha assim.
GOVERNADORES E DILMA
Começa nesta quinta e vai até a sexta, e Porto Velho, importante encontro de governadores a régio o centro oeste brasileiro. Recepcionados por Confúcio Moura, eles vão discutir os principais problemas comuns e planejar ações que independam de aval da União. “Temos que começar a fazer as coisas nós mesmos. Se formos esperar pelo governo federal, muita coisa pode ficar só no projeto!, chegou a comentar o governador rondoniense, dias atrás. Depois da reunião principal, os governadores vão conceder entrevista coletiva à imprensa, no gabinete de Confúcio. Nos bastidores, um dos temas centrais será a questão do impe achment ou não de Dilma Rousseff.
TRE COM NOVO COMANDO
Uma quinta de posse no Tribunal Regional Eleitoral. Os desembargadores Rowilson Teixeira e Walter Waltenberg Silva Júnior, assumirão o comando do TRE, para os próximos dois anos. A solenidade acontece a partir das 17 horas, no Plenário do Tribunal de Justiça, na Capital Rowilson será o novo presidente, substituindo o desembargador Péricles Moreira Chagas. Será essa nova equipe que ficará responsável por coordenar as eleições municipais rondonienses de 2016. Os empossados agora começam a comandar o tribunal, oficialmente, partir do próximoi 1º de janeiro.
A MAIORIA ESTÁ FORA!
A quarta-feira foi de manifestações no país, dessa vez em apoio à Presidente Dilma e contra o impeachment. Em algumas cidades houve maior participação de bandeiras vermelhas do que as verde e amarelas do último domingo. De lamentável, apenas o detalhe importantíssimo: a quarta é um dia de trabalho para a grande maioria dos brasileiros e fazer manifestação política em dia útil é uma espécie de deboche para os que estão dando duro e só podem se manifestar nos finais de semana. Mesmo assim, ficou claro: a grande maioria dos brasileiros continua onde sempre esteve nesse assunto: se lixando!
APOIO AO VALDO
Texto publicado no Blog do Governador Confúcio Moura,: “o Valdo Alves (da Superintendência de Combate às Drogas) está jogando pra fora tudo que a mente humana pode conceber para prevenir a drogas. Principalmente em nossa juventude. Fez bonito em Porto Velho e Ariquemes, nas ruas, nas praças, festas, shows, saúde, palestras. Não distingue e sem preconceito. ACOLHER de verdade. Os moradores das ruas chegam e sentem-se integrados. Mas o Valdo sozinho não dará conta de tamanha responsabilidade: que venham as Secretarias de Saúde, Justiça, Esporte e Cultura e muito mais ainda a da Educação, para integrarem esta grandiosa política de fazer o bem e salvar a nossa juventude desta endemia de horror: as drogas” .
PENEIRA E TORNOZELEIRA
Circula na net um vídeo feito por agentes penitenciários que mostra a moleza pra que os presos da Colônia Penal Enio Pinheiro possam sair com a maior moleza. A guarita da guarda está abandonada e a cerca no entorno da prisão tem mais furos do que uma peneira. Denúncias apontam para casos de presos que escapam, praticam roubos e depois voltam, para terem um álibi. E há outros em que detentos, autorizados a trabalhar, não podem sair porque não há mais tornozeleiras eletrônicas. Está realmente cada vez pior a situação no sistema penitenciário.
PERGUNTINHA
Depois das manifestações em pleno dia útil, os participantes tiveram o ponto cortado ou eram apenas cumpanheiros, sem problema em cumprir horário de trabalho?
O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi