Sexta-feira, 19 de abril de 2013 - 09h01
É LENDA, É PARANOIA OU HÁ FARSA NAS LOTERIAS?
Há seis anos atrás, o senador tucano Álvaro Dias, do Paraná, apresentou denúncia gravíssima. Disse que as loterias podem estar tendo resultados manipulados e os prêmios usados para lavagem de dinheiro sujo. Mas não ficou só na denúncia. Exigiu da Caixa Federal e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Ministério da Fazenda, detalhes sobre os ganhadores. Teve acesso à relação confidencial dos que mais aparecem como repetidamente escolhidos pela sorte. Descobriu, por exemplo, um brasileiro que tem uma sorte galáctica. Ele ganhou, sozinho, nada menos do que 525 vezes em várias modalidades de loterias. Outro ganhou mais de 300 vezes. Um terceiro teve cerca de 200 prêmios recebidos em poucas semanas. E aquele que ganhou, no período de um único dia, nada menos do que 107 prêmios, em sete modalidades diferentes de loterias, em diferentes estados do país? Tem explicação para uma coisa dessas? Segundo Álvaro Dias, seis anos depois das denúncias e apontados inclusive os nomes dos "sortudos" que ganharam tantas vezes, até agora não aconteceu nada. Ninguém foi preso, nem punido, nem se sabe como os lavadores de dinheiro conseguiram ganhar tantas vezes os bilhetes premiados.
De vez em quando aparecem denúncias desse tipo, sempre negadas com veemência pela Caixa Federal. Mas, Álvaro Dias anda para cima e para baixo, seis anos depois de ter divulgado o caso, reafirmando tudo o que disse e exigindo explicações da CEF e do governo. Ele é oposição, mas é um senador da República. Tem que, ao menos, ser ouvido. Porque falar, ele fala. Quem quiser saber o que ele diz, procure no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=zJFTZoze6UA. Não é de encher de dúvidas a cabeça da gente, os que sonhamos tanto em ficarmos ricos com as loterias?
CONFÚCIO NA TV
Imperdível a entrevista exclusiva que o governador Confúcio Moura concedeu ao programa Candelária Debate (vai ao ar neste sábado, 13h20, em rede estadual para todas as emissoras da TV Candelária/Rede Record). Confúcio, na conversa com o apresentador, o jornalista Sérgio Pires, falou sobre a situação financeira do Estado; sobre o custo dos presos, assunto que causou grande polêmica nos últimos dias; sobre os empréstimos para o programa PIDISE e ainda falou sobre as eleições do ano que vem e sua possível candidatura à reeleição.
SÓ O INTERESSE É DELES
PPS e PMN se unem para formar um novo partido. A oposição, como um todo, se mobilizou, mas os governistas já contra atacaram, para impedir o crescimento dos que não rezem na sua cartilha. Marina Silva é quem mais sai no prejuízo, sem ter como criar e bancar seu novo partido. Todos os nanicos perdem. Bom de um lado, porque diminui a esculhambação partidária. Serão 40 siglas prontas para entrar na eleição de 2014. De outro, que fique claro: tanto os governistas quanto oposicionistas, não estão preocupados com o país. Eles só querem é ajeitar o lado deles....
E OS FEDERAIS?
É justa e clara a preocupação de Confúcio Moura, à busca de soluções para os presídios no Estado, que custam quase 18 milhões e 500 mil reais/mês aos cofres rondonienses. Dos cerca de 700 presos no Urso Branco, a maioria (247), lá estão por assalto. Outros 236, por envolvimento com tráfico de drogas. Há um grupo de mais ou menos uma centena presa por roubo, mas, em muitos casos, associados ao tráfico. Somando-se tudo, pelo menos 45% dos detentos do Urso Branco deveriam estar em presídios federais..
MULHERES NO TRÁFICO
No Presídio feminino da Capital, a situação é pior: 82% das detentas lá estão por tráfico de drogas. Todas deveriam estar em celas federais, bancadas pela União. Mas, por enquanto, toda a despesa das centenas de presos é bancada pelo Estado. No total, conforme comentou Confúcio nas redes sociais, são oito mil presidiários, a um custo individual de mais ou menos 2.300 reais cada. E se todos os condenados forem levados à prisão, mais oito mil, ficaríamos com 16 mil detentos e um custo superior a 32 milhões/mês. Quem aguenta?
FUTURO DO MAL
Cenas de selvageria apresentadas pelo site rondoniagora, captadas num vídeo postado no you tube, bem demonstra a trágica e vergonhosa omissão de pais e professores na formação de estudantes. E da parte criminosa do Estatuto da Criança e do Adolescente, que impede a punição de menores que, mesmo com tenra idade, já estão se preparando para o mal. Três meninas brigam, duas delas covardemente agridem a terceira, sob os olhares complacentes de colegas e aplausos de outros, tão selvagens como as briguentas.
APRENDIZADO ZERO
As imagens foram captadas em uma escola na periferia de Porto Velho. Uma tristeza. Menos para nossas autoridades, que ainda defendem o famigerado ECA e que fazem de conta que punir exemplarmente jovens e adolescentes, que começam agredindo covardemente colegas de sala de aula e que, daqui a pouco, estarão prontas para coisas muito piores, é que é errado. É assim que estamos criando uma geração de irresponsáveis e insensíveis, que não sabem quais são os limites da boa convivência humana. Porque não aprenderam.
PERGUNTINHA
Quem vai ganhar a queda de braço para demarcação de terras indígenas: os governistas e as ONGs internacionais ou a bancada ruralista?
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno