AS MULHERES SÃO BRUTALIZADAS, MAS
A MINISTRA CORRE ATRÁS DE FACTÓIDES
Tem coisas que irritam a gente. Principalmente quando incompetentes no poder tentam criar factóides para “mostrar serviço”, enquanto os fatos mais sérios, relevantes, de interesse do país, são relegados a um terceiríssimo plano. Foi o que aconteceu com a ministra, que até hoje não mostrou a que veio, Iriny Lopes, que comanda a Secretaria Especial para Mulheres. Muito preocupada com a beleza de Gisele Bundchen, a supermodelo que arrasa nas passarelas do mundo inteiro, Iriny tentou censurar um comercial, criativo e bem feito, diga-se de passagem, alegando que ele diminuía o papel das mulheres. Claro que se deu mal. Mas o factóide que a ministra tentou criar não é nada perto da total falta de ação de sua Secretaria em relação à gravíssima situação de agressões e assassinatos praticados contra as mulheres brasileiras. Nem um pio. A não ser conversa jogada fora. Todos os dias, centenas e mulheres país afora são surradas, feridas com gravidade e muitas mortas, geralmente dentro de casa e por seus companheiros. A grande maioria dos casos jamais é resolvida. As Delegacias da Mulher em muitas cidades, como Porto Velho, não funcionam nos finais de semana, exatamente dias em que a violência aumenta. O que faz a ministra? Fica de olho na TV, tentando achar alguma beldade para implicar. Enquanto as pessoas do seu sexo cada vez mais vitimadas pela violência que toma conta de tudo.
Dias atrás, um jovem comerciante do Rio Grande do Norte quebrou o braço de uma menina que não quis dar-lhe um beijo numa boate. Descobriu-se depois que o covarde já bateu em várias mulheres, feriu até com gravidade sua ex-namorada, é useiro e vezeiro em cometer esse tipo de crime. O que aconteceu com ele, até agora? Nada. Nossa preocupada ministra está louca atrás de bobagens, enquanto as mulheres do seu país são tratadas como lixo. Se esse tal Secretaria para as Mulheres não existisse, ninguém sentiria falta dela.
PLANOS OUSADOS
O PMDB anda assanhado. O partido tem distribuído informações à imprensa de que terá candidatos em todos os 52 municípios. Na verdade, onde não puder compor a cabeça de chapa para a Prefeitura, indicará o vice. Mas o partido presidido no Estado por Orestes Muniz e que tem à frente Valdir e Marinha Raupp como principais nomes, quer abocanhar o maior número de prefeituras em 2012. Preparando a reeleição de Confúcio, em 2014?
EM PREPARAÇÃO
Na Capital, o ingresso de David Chiquilito no partido não foi apenas a adesão de mais um nome conhecido. David está sendo preparado, por enquanto apenas pela cúpula, para mais adiante ser apresentado à chamda militância, para ser a alternativa peemedebista à Prefeitura. Isso se Abelardo Castro Neto não decolar nas primeiras pesquisas.
BRIGA FEIA
A luta pelo comando do Sintero envolve forças políticas das mais quentes. A chapa 1, que quer continuar no poder, mesmo depois de 22 anos, tem sua turma mobilizada, investindo pesado e atacando a oposição. A chapa 2 tem o apoio de pesos pesados da política, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo.A guerra recém começou e já está fervendo.
IDEIA CRIATIVA
Interessante a ideia da vereadora tucana Mariana Carvalho, adotada pela Prefeitura de Porto Velho. A ideia é plantar uma árvore para cada criança que nasça.A coisa funcionaria assim: a cada nascimento na Maternidade Municipal,uma muda de árvore -frutífera ou não - será plantada em local apropriado pelos próprios pais do recém – nascido. Que ficarão com a missão de acompanhar o crescimento da árvore como a do filho. Se a comunidade participar, será uma beleza.
DURA REAÇÃO
Pela reação, dura e violenta, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, que nega qualquer envolvimento em corrupção na sua pasta, parece que a história pode não ser bem assim. Foi a mais dura resposta de um acusado do governo. A indignação do ministro permite se suspeitar que ele pode ter sido vítima de armação. Nos próximos dias e com o desdobramento do caso, se saberá realmente se ele tem culpa no cartório ou não.
AO MENOS OMISSÃO
Pode até não ter havido crime. Mas que houve omissão, houve. O Ministério dos Esportes – e outros do governo – sabem muito bem que dinheiro repassado a ONGS fajutas é simplesmente desviado para vários bolsos, menos para os projetos que deveriam realizar. O próprio Orlando Silva vinha sido avisado pela TCU sobre as falcatruas há muito tempo. Nunca tomou medidas contra elas...
CADA VEZ PIOR
Mesmo com as campanhas, as blitz, as orientações das autoridades e os clamores por cuidado e bom senso, o trânsito matou mais meia dúzia de pessoas nos últimos dias, na Capital e regiões próximas. Dezenas ficaram feridas. A situação caminha para a calamidade. E o pior é que, na grande maioria dos casos, para não dizer a totalidade, a culpa é de motoristas e motoqueiros desatentos, irresponsáveis ou bêbados no volante. De assustar!
PERGUNTINHA
Será que as revistas semanais que circulam a partir da noite desta sexta, virão com mais algum escândalo cabeludo pelos lados de Brasília?