QUEM ACHA QUE TEM MORAL PARA SÓ COBRAR
DECÊNCIA DOS OUTROS, QUE LEVANTE O DEDO!
A sociedade precisa fazer o mea culpa, se quiser corrigir muita podridão que atinge nosso país. E tem que começar, cada um por si, a dar bom exemplo, para depois começar a criticar os outros. Circula na internet algumas particularidades do brasileiro comum, que, infelizmente verdadeiras, demonstram que há um longo caminho a se percorrer, individualmente, antes de, por exemplo, começar acriticar políticos, a protestar contra a corrupção e outras coisas mais. Vamos apenas alguns exemplos, que, todos sabem, são a pura verdade sobre o que a maioria dos brasileiros faz:
- Coloca o nome do colega que faltou na lista de presença
- Paga alguém para fazer seus trabalhos, principalmente os escolares
- Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas
- Estaciona até embaixo de placas de proibição e ignora a maioria das leis do trânsito
- Paga suborno para não ser multado, cometendo um crime e tornando a autoridade também criminosa
- Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura, promessa de carguinho e emprego público, de preferência recebendo sem precisar trabalhar
- Fala no celular quando dirige e bebe antes de sair no seu carro, mesmo sabendo que pode morrer ou matar alguém
- Páraem filas duplas e até, triplas, em frente às escolas. E os outros que se danem; estaciona em vagas de deficientes
- Muda de cor, dizendo que é preto ou pardo, só para ter mais chance de entrar numa faculdade
- Fura fila de bancos, tentando enganar os outros; paga atestado médico falso só para não ir trabalhar; compra recibo frio só para pagar menos imposto de renda;
- Faz "gato"de luz, de água e de TV a cabo, mexe no contador para pagar menos energia, faz ligação em sua casa, sem pagar água.
Com tudo isso- e são apenas poucos exemplos – temos moral para chamar político de ladrão e nos dizer indignados com a corrupção e impunidade que campeia nesse nosso Brasil?
TEM MUITO MAIS
Vale a pena citar mais alguns exemplos do que se faz, todos os dias: adulterar o velocímetro do carro quando vai vendê-lo, enganando o comprador; emplacar o carro fora da sua cidade, só para pagar menos IPVA, mesmo que isso seja um grande prejuízo à sua comunidade; jogar lixo na rua, geralmente às escondidas, sabendo o que isso pode representar para toda a vizinhança; comprar produtos pirateados, sabendo da ilegalidade e que isso pode alimentar o crime organizado. E, pior de tudo: tem muito mais...
“DESCONFIÔMETRO”
Frases do governador Confúcio Moura, em seu blog, sobre mais uma roubalheira descoberta, envolvendo autoridades e servidores públicos: “A desgraceira ou bem-aventurança que aconteceu na sexta-feira, foi tudo por desenfreio ambicioso por dinheiro. E dinheiro público. Negócios públicos tramados com participação de muita gente, de dentro e fora do governo. Temos que tirar ensinamos de tudo e ligar o desconfiômetro, sempre”.
SÓ DOIS
Na Assembleia Legislativa, o Regimento Interno determina que o primeiro vice assuma, em caso de ausência do presidente. Foi o que fez José Hermínio Coelho, cumprindo rigorosamente a lei. O problema agora é com o afastamento dos demais membros da Mesa Diretora. Se não voltarem por força de liminar ou nova decisão judicial, a Mesa ficará apenas com Hermínio e Maurão de Carvalho. E isso o Regimento não permite. Teria, então, que haver nova eleição. Não se sabe ainda se para a presidência ou só para os cargos vagos.
LUTA INTERNA
A tendência, a se manter o afastamento dos cinco parlamentares da Mesa, é que haja nova eleição para o comando da Assembleia Legislativa. Não haverá outra saída legal. E isso, é claro, se ocorrer, desencadeará uma nova e violenta luta política dentro do parlamento. Nos próximos dias se saberá, com segurança, quais os caminhos a serem seguidos. Já há um início de pressão de deputados que sobreviveram à Operação da PF, que querem nova escolha da Mesa da ALE. Inclusive do presidente.
TEM COISA PIOR
As primeiras prisões e decisões judiciais para afastamento de deputados e funcionários públicos, ainda se referem apenas a crimes que supostamente foram cometidos em nível estadual. O caso mais complexo, para muitos réus, envolve o desvio de dinheiro do SUS, um crime federal. Daí sim, quando mais detalhes sobre esse tema saíram ao público, se saberá com exatidão a grandeza dos desvios. E as pesadas penas a que alguns deles poderão ser condenados.
SÉRGIO LEONI
A família Leoni, com Everton Leoni e Elton Leoni à frente (filhos) e Marlon Leoni (neto), além dos quase 300 funcionários do Sistema Imagem de Comunicação, composto pela TV Candelária, Record News Rondônia, Rádio Parecis e Rádio Vitório Régia, estão de luto. Faleceu ontem o patriarca Sérgio Leoni, aos 83 anos. Figura queridíssima de todos os que o conheceram, seu Serginho, como era chamado, foi sepultado ontem à tardinha, no Jardim da Saudade. E deixará muita saudade.
PERGUNTINHA
Dá ou não dá um calafrio na espinha, quando muita gente do mundo político vê uma viatura da Polícia Federal circulando pelas ruas?