Domingo, 22 de dezembro de 2013 - 00h01
HOSPITAL DE CÂNCER E JOAQUINZÃO, OS DESTAQUES DESTE 2013
Quais os grandes fatos que nos marcaram neste ano? É escolha difícil, dentre tantos acontecimentos importantes, que influenciaram a vida dos rondonienses e dos brasileiros. Na cor local, se poderia destacar as operações policiais (uma delas até rachando de vez as forças políticas e dividindo até o Ministério Público e o Judiciário); a prisão do ex-presidente da Assembleia, Valter Araújo, também acusssima avaliação e o está terminando muito melhor; a volta de Expedito Júnior e o surgimento de Hermínio Coelho e Neodi Oliveira como nomes viáveis para o Governo. Mas não teria sido o fato mais importante para Rondônia, o pleno funcionamento e a consolidação do Hospital de Câncer? Aberto no ano passado, hoje ele presta 400 consultas/dia aqui, na sua extensão, junto ao Hospital de Base. Rondônia tem mais de dois mil doentes em tratamento em Barretos e, agora, outros cinco mil, tratados aqui. Os cofres do Estado economizaram, em 2013, nada menos que 20 milhões de reais em TFD (Tratamento Fora do Domicílio), porque os doentes não precisam viajar para serem atendidos. Claro que houve muito mais. Mas, num resumão, esses seriam alguns dos temas mais importantes neste ano que está se encerrando.
E em nível nacional? Aí as dúvidas são menores. Nada mais importante no Brasil aconteceu do que o longo julgamento e, mais que isso, as pesadas penas de prisão a que foram condenados os envolvidos no Mensalão. Personagens da história do país, lideranças, nomes que estão nas enciclopédias, foram parar na cadeia. E o personagem de 2013? Ah, aí também é fácil: o ministro Joaquim Barbosa, novo amor de milhões de brasileiros. E que, muita gente sonha, ainda pode vir a ser nosso Presidente. Um dia, quem sabe!
EM ALTA E EM BAIXA
O ano termina em alta para alguns assessores do governador Confúcio Moura que fizeram muito bem seu trabalho, neste ano. Três deles: o comandante geral do DER/Deosp, Lúcio Mosquini, o homem das estradas e das obras públicas e Valdo Alves, o "prefeito" que comanda toda a superestrutura do Palácio Rio Madeira, também conhecido como CPA. Ainda, Wiliiames Pimentel, que melhorou bastante a saúde. Outros assessores foram medianos. E há ainda muitos medíocres, que mais atrapalham do que ajudam. Infelizmente, continuam lá, próximos ao chefe.
TERCEIRA VIA
Dia 17 de janeiro, serão abertos os envelopes para a contratação da terceira empresa de ônibus em Porto Velho, garante a Prefeitura. Entre as exigências: aempresa terá que colocar no mínimo 70 ônibus nas ruas, todos novos e equipados com GPS, ar condicionado e elevador para atender pessoas com deficiência. Os ônibus deverão ser de três portas, sendo duas para o público em geral e uma para os cadeirantes. Até agora, não se sabe se apareceu alguma empresa apta, interessada na disputa deste mercado.
SOMOS ANIMAIS?
Em poucos dias, a bandidagem em Rondônia fez o que os criminosos estão fazendo em todo o país: matou friamente várias pessoas de bem, destruiu várias famílias; acabou com muitos sonhos. Tudo para eles, que têm direitos e são humanos, como dizem seus defensores dentro do governo, no Congresso, no Judiciário. Nós é que somos animais, porque vamos quietos ao matadouro, enquanto eles, que deveriam nos defender, estão preocupados com suas ideologias. Defendem seus pensamentos com nossas vidas. Vamos suportar até quando?
FALOU GREGO
Alguém aí entendeu o que a presidente Dilma Rousseff quis dizer, quando se referiu à importância da educação? Olha só o que ela falou: "A questão da educação é uma questão fortíssima no Brasil. Acho que ela é, o Brasil hoje é um país, do meu ponto de vista, que tem na educação o seu grande caminho, porque, através da educação eu estabilizo a saída da miséria e a ida para a classe média" . Uai! Será que a nossa Presidente quis dizer exatamente isso?
NA POLÍTICA...
Na política, alguns destaques deste 2013 que já vai tarde: entre deles, os graves problemas que envolveram a Assembleia Legislativa e as Câmaras Municipais de Porto Velho e Pimenta Bueno. Outro, a ascensão do presidente da ALE, Hermínio Coelho, que com seu palavreado duro e sem rodeios, se firmou como principal opositor ao governo. Mais um: a volta de Expedito Júnior, que aparece muito bem em todas as pesquisas para o Governo e quem, se a eleição fosse hoje, ao menos pela situação do momento, já estaria no segundo turno. Há muito mais e a gente vai comentando aos poucos...
O MP NA JOGADA
É de envergonhar! O Ministério Público teve que entrar na causa, exigindo que a Maternidade Municipal de Porto Velho funcione a pleno vapor nas festas de final de ano. Entenda-se: a Maternidade, que já foi um orgulho para Porto Velho, está longe de cumprir seu papel; está sem profissionais, sem infraestrutura e há muito deixa a desejar. O MP foi à Justiça, exigindo que o hospital funcione normalmente, sob pena de multa diária de 1 mil reais, a serem cobrados do secretário de Saúde. A Semusa diz que vai resolver tudo. Vai mesmo?
PERGUNTINHA
Que crimes brutais assistiremos, nesta semana de Natal, sem que nossas autoridades se revoltem junto com a população e comecem, efetivamente, a combater o crime?
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic