Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 25/11/11


 OPINIÃO DE PRIMEIRA - 25/11/11 - Gente de Opinião
 
 
DIAS DECISIVOS NO CALENDÁRIO DA

 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO
 
 
Começa hoje e prossegue pelo menos por mais alguns dias, o tempo deciviso para o futuro da Assembleia Legislativa rondoniense. A partir de hoje, os deputados se reúnem para definir a situação do presidente Valter Araújo, ainda preso na Polícia Federal. Mas, mais que isso, decidirão também se haverá ou não nova eleição para a Mesa Diretora. Caso não haja, José Hermínio Coelho permanece no posto até o final de 2013. Se, baseados noRegimento Interno, como tentam encontrar uma brecha vários parlamentares, haja como decidir por nova eleição, ela será feita. Portanto, o primeiro nome é o de José Hermínio. O segundo, que teria o apoio do Palácio Presidente Vargas, OPINIÃO DE PRIMEIRA - 25/11/11 - Gente de Opiniãoé o de Jaques Testoni. Outro, seria o do ex-presidente Neodi Carlos, que passou dois mandatos sem qualquer problema na ALE e ainda devolveu, aos cofres do Estado, mais de 160 milhões de reais. Mas há uma nova alternativa, que não se pode ignorar. Essa, guardada a sete chaves por um grupo considerado defensor intransigente da Ficha Limpa (sempre lembrando, caso José Hermínio não permaneça no comando), seria realmente uma grande surpresa. O apoio viria de várias direções, inclusive do governador Confúcio Moura e poderia representar uma mudança drástica no parlamento estadual, colocando-o de volta como algo positivo, para toda a sociedade rondoniense.
 
O que todo o Estado espera é que, seja qual for a decisão, ela possa ser positiva aos olhos da população e aos interesses de Rondônia. Os deputados que não caíram na Operação Termópilas – e eles são a grande maioria com direito a voto – têm, nesses dias turbulentos, o dever de dar uma resposta à altura do que a sociedade exige. Se o fizerem, podem começar, a resgatar um pouco o respeito perdido pela Assembleia, depois de mais um escândalo. Como diz a gauchada, o cavalo está passando encilhado. Se não o montarem agora, talvez os atuais deputados nunca mais tenham chances de o fazerem.
 
 
 
VEM MAIS
 
Gente que ainda não foi tocada pela Operação Termópilas, pode começar a ser chamada a partir da semana que vem na Polícia Federal. Há nomes importantes que ainda não foram incluídos no rol dos envolvidos, por participações periféricas, mas que não serão deixados de lado nas investigações. A lista é extensa e pode chegar a mais de uma centena de pessoas.
 
 
SÓ NA JUSTIÇA
 
Ainda preso na Polícia Federal, o deputado Valter Araújo, tem se calado nos interrogatórios. Sua linha de defesa tem sido a de afirmar que só falará em juízo, conforme a lei permite. Pelo menos é o que se ficou sabendo nos bastidores, já que, oficialmente, não há qualquer informação sobre o assunto. Seus advogados continuam tentando um habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até ontem, sem sucesso.
 
 
HOMENAGEM
 
No meio de tanta confusão na Assembleia, esta semana ocorreu um fato diferente e positivo. Em sessão comandada pelo deputado petista Ribamar Araújo, o parlamento rondoniense concedeu medalha de honra ao mérito ao coronel Walnir Ferro, figura das mais destacadas na recente história da segurança pública rondoniense. E até hoje lembrado como um dos melhores secretários de segurança que já tivemos.
 
 
FICHA LIMPÍSSIMA
 
Por falar em Ribamar Araújo, vale uma pergunta: alguém ouviu falar, em todos os escândalos ocorridos na política rondoniense nos últimos tempos, alguma vez no nome do deputado do PT? Ribamar é uma das figuras políticas do Estado ficha limpíssima, que nunca se envolveu em maracutaias. O que não se entende é que, mesmo assim, ele ainda teve dificuldade para se reeleger.
 
 
CONTRAINFORMAÇÃO
 
Depois de longo tempo, a Liga dos Camponeses Pobres, volta às páginas policiais. Nesta semana, a Polícia Militar, atendendo denúncias anônimas, foi vistoriar um dos acampamentos da Liga, em Buritis, atrás de armamento pesado. Encontrou só barracos vazios e meia dúzia de espingarda, uma inclusive de fabricação caseira. Se os denunciantes funcionam, a LCP também está muito bem informada e sabe quando a polícia vai agir.
 
 
CAIRAM DA MUDANÇA
 
A semana termina com muitas dúvidas e insegurança na Assembleia. Os cinco deputados citados na Operação Termópilas, estão afastados da Mesa Diretora mas não de seus mandatos. O presidente da Casa está preso. Não se sabe se haverá eleição da nova mesa e nem se os cinco correm o risco de serem afastados do legislativo. A confusão ainda é grande e muitos deputados “sobreviventes” estão mais perdidos do que cachorro que caiu do caminhão de mudança.
 
 
FONTE É SECRETA
 
Telefones, e-mails, conversas: muita gente ligou ontem à coluna para saber qual a fonte que deu a informação de que Jaques Testoni tem o apoio do governo do Estado Vargas para ser o novo presidente da Assembleia. Ora, fontes são secretas. Mas, quem quiser ter mais detalhes, é só acompanhar os representantes do Palácio Presidente Vargas, lá pela ALE, que ficarão sabendo.
 
 
PERGUNTINHA
 
Vale a pena jogar fora o prestígio, a ética e o respeito da comunidade em troca de dinheiro sujo?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)