Terça-feira, 26 de agosto de 2014 - 10h01
COMO A JUSTIÇA VAI TRATAR LÍDERES DE INVASÕES ARMADAS?
Como o Judiciário vai tratar a questão das invasões de terras? A tema é tão controverso, que existem sentenças completamente opostas, em casos semelhantes, não só em Rondônia, como em todo o país. Na maioria das vezes as invasões são tratadas com condescendência. Exemplo: a determinação de que quem invade propriedades fica fora do programa de reforma agrária, no geral, é decisão só para inglês ver. No interior do Estado, pela primeira vez a Justiça, em primeira instância, colocou dois conhecidos líderes de invasões de terras e fazendas na cadeia. Um deles, vereador em Chupinguaia, pegou uma pena de dez anos de prisão. Roberto Ferreira Pinto faz parte do grupo de profissionais da invasão, que fizeram deste sistema seu plano de ação mais importante. Liderando movimentos de sem terra e de com terra que querem mais terras; de sem terra que ganham lotes e depois vendem para terceiros e, logo, estão reivindicando outras áreas para poderem manter o ciclo do "ganha e vende", o vereador vai ser julgado novamente, agora pelo Pleno do Tribunal de Justiça.
Outro conhecido nome entre os chefes do que a sentença inicial chamou de "quadrilha organizada para invasão armada de terras", é também Udo Whalbrink, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia. Ele já cumpriu pena, mas junto com Roberto, está aguardando os recursos em liberdade. Nesta semana, ambos saberão se o Tribunal de Justiça vai ou não permitir que continuem atacando propriedades Estado afora. As invasões de terras, que se tornaram um negócio rentável econômica e politicamente, é um acinte contra a Democracia e a igualdade de direitos. Se a Justiça não acabar com elas, isso pode continuar transformando o interior do Brasil em terra semelhante ao antigo faroeste americano: na base da bala!
P R O M E S S A S N A O A B
Depois do primeiro debate, no SBT, nesta terça tem mais para os candidatos ao Governo. Eles participam, à noite, de ato cívico da OAB, denominado "Ética na Política e Contra a Corrupção Eleitoral". Os cinco postulantes vão prometer uma campanha limpa e terão alguns minutos, cada, para falar sobre suas propostas. A iniciativa da entidade comandada por Andrey Cavalcante é importante no contexto eleitoral. Desde que os candidatos cumpram o que prometerem, é claro!
PRAZO SERÁ CUMPRIDO?
Mais uma grande obra que, se nada atrapalhar como vem acontecendo com dezenas delas na Capital, será entregue dentro do prazo: é a da completa restauração do Ginásio Cláudio Coutinho. É um local muito especial. O ginásio, que já abrigou muitos jogos, shows, espetáculos e até os JOER, no seu auge, estava abandonado. A Seduc está investindo mais de 4 milhões e 500 mil reais na obra. Anuncia-se que ela ficará pronta em fevereiro do ano que vem. Tomara!
O PODER DE DOM MOACIR
Embora afastado, ao menos de ações mais diretas na Igreja Católica, o poder do bispo emérito de Porto Velho, Dom Moacir Grecchi, ainda é muito grande. Vários candidatos querem seu apoio, mesmo que informal. O principal nome ligado a Dom Moacir é Marina Silva, que foi sua pupila e a quem ele iniciou nas lides políticas. Dias atrás, um encontro inesperado entre os dois, no aeroporto de Brasília, comprovou a amizade de longos anos. Marina deu um longo abraço em Dom Moacir e os dois conversaram reservadamente por bastante tempo.
É O OPOSTO!
Ouve-se, repetidamente, que o custo da energia poderá crescer no ano que vem, por atrasos em obras de hidrelétricas, inclusive na de Santo Antonio, no rio Madeira. Não há nada de verdade nisso, segundo o presidente da concessionária responsável pela obra. Eduardo de Melo Pinto diz que a situação de Santo Antonio é, na verdade, oposta. As obras da usina estão é adiantadas, em relação ao cronograma original em pelo menos em nove meses, pelo início da geração de energia muito antes do previsto.
NÚMEROS EXPRESSIVOS
Eduardo Pinto ressalta que a antecipação é resultado de grandes investimentos feitos pela empresa e, até hoje, representa um importante benefício para o sistema elétrico do país. Hoje, com 29 turbinas em operação comercial, oito a mais em relação ao cronograma original, a capacidade de geração da Hidrelétrica de Santo Antonio está em torno de 2 mil megawatts, suficiente para abastecer mensalmente mais de 1 milhão e 400 mil residências, num total superior a 4 milhões e 200 mil pessoas atendidas com energia em suas casas.
TEMPO DAS COTAS
Agosto está sendo, de novo, um mês daqueles para o Brasil! Nesta semana, perdemos mais um grande brasileiro. O empresário Antonio Ermírio de Moraes, um dos homens mais respeitados pelo que construiu em uma vida dedicada ao trabalho e à Nação, morreu aos 86 anos. Levou consigo uma parte da história da indústria e da economia e um exemplo que deveria ser seguido por muito mais gente. Infelizmente, como agora vivemos em época em que quem tem sucesso, por seus méritos, nem sempre á valorizado, porque os tempos são de minorias e cotas, certamente Ermírio de Moraes não receberá todas as homenagens que merece.
PERGUNTINHA
Você vai esperar o horário eleitoral gratuito para definir em quem votar ou já fez sua escolha antes mesmo dos programas de rádio e TV?
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno