Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 26/11/11


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 26/11/11 - Gente de Opinião
 
PATERNALISMO E IDEOLOGIA, MOTES PARA
 
AJUDAR A ACABAR COM NOSSOS ÍNDIOS
 
Grande parte dos mais de 800 mil índios do Brasil sofre muito. São tratados quase como débeis mentais pelo governo e como inimigos por fazendeiros, posseiros e invasores de suas terras. Tratados como incapazes, há quem sonhe, no governo, que o avanço da civilização não os tocará ou os levará à extinção, a continuar nesse contexto, dentro de alguns anos. Já se provaram ineficazes as políticas oficiais em relação à maioria dos assuntos que se relacionam aos indígenas. Aqui mesmo em Rondônia, eles são castigados, porque as autoridades preferem que morram abandonados e de fome, a abrir mão de suas convicções ideológicas. Sentados numa mina bilionária de diamantes, na região de Espigão do Oeste, nossos índios, em sua OPINIÃO DE PRIMEIRA - 26/11/11 - Gente de Opiniãomaioria, vivem mal, passam fome, adoecem, não têm acesso à escola digna e ainda são explorados por contrabandistas, que levam nossas riquezas sob as barbas do governo. Elas enriquecem estrangeiros, mas não podem ser usadas para beneficiar e salvar os verdadeiros donos da terra.
 
Em 2006, os índios mataram 29 garimpeiros a bordoadas. Mas, no geral, são eles as vítimas. No Mato Grosso, por exemplo, na semana passada, uma quadrilha de mais de 40 homens, encapuzados e armados, atacou um pequeno grupo indígena, matando o cacique, ferindo vários outros membros da tribo e disseminando o terror. Nos últimos oito anos, mais de 200 índios foram assassinados naquela região, enquanto o governo prefere dar terras do tamanho de países europeus para poucos indígenas, que não sabem o que fazer com ela, só para atender interesses e pressões estrangeiras. Como sempre, é o discurso e não a realidade o que norteia as ações de muitas autoridades. Enquanto isso, nossos índios têm que matar para sobreviver. Ou serem trucidados, por causa de conflitos pela terra. Não é de arrancar os cabelos ao se ver tanta incompetência?
 
 
 
TERMÓPILAS 2
 
Aguardava-se, ontem, mais uma etapa da Operação Termópilas, Parte 2. Boataria sem fim pela Capital informava que federais estariam à cata de novos envolvidos em roubalheiras. Conversa fiada. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária fizeram greve nacional ontem. Nesta sexta, é que se saberá se algum dos tantos boatos que circulavam, têm algum fundo de verdade. Esperemos, pois!
 
 
 
DEU PRÁ ENTENDER?
 
É uma legislação complexa e incrível, essa que existe no Brasil. Senão vejamos (e é apenas um exemplo): o STF considerou legais as marchas em defesa do consumo de maconha ou quaisquer outras drogas. Alega o direito à liberdade de expressão e reunião, ambos garantidos na Constituição Federal. Mesmo que o mote seja condenável, o direito é o direito, disse o Supremo.
 
 
 
JÁ A CENSURA...
 
Já o jornal O Estado de São Paulo continua impedido, por decisão judicial, a manter noticiário sobre denúncias contra o filho do ex-presidente da República e atual senador José Sarney. Quer dizer que defender a maconha é direito, mas denunciar mutretagem na imprensa, não é. Será que estamos falando do mesmo país, das mesmas leis e do mesmo Judiciário? Infelizmente, estamos...
 
 
 
EXAGEROU
 
O maluquete Jair Bolsonaro, representante da ultra direira, atacou de novo e, agora, ofendeu a própria Presidente Dilma Rousseff. Ao criticar um novo projeto de incluir o chamado kit gay nas escolas (o que é realmente um absurdo e merece o repúdio da sociedade), Bolsonaro acabou exagerando e ofendeu a maior autoridade do país. Daí, já é demais!
 
 
 
ACULTURADOS
 
Em 1978, 470 índios viviam numa área de 90 mil hectares dentro de Porto Velho. Hoje, eles são apenas 390 indígenas e querem um território de 180 mil hectares. Dentro da cidade. Os defensores da ideia sequer vivem na área. São aculturados, andam de camionetas e estão, é claro, defendendo interesses que não dos menos de quatro centenas de índios da região.
 
 
 
POUCAS VOZES
 
O inacreditável é que apenas poucos abrem a boca para denunciar essa loucura, que ainda ameaça Rondônia e sua Capital. Com exceção de meia dúzia de vozes, de lideranças de produtores rurais que seriam mandados à miséria caso essa afronta fosse concretizada, a maioria das autoridades do Estado se cala. É bom que se diga que se não fossem esses poucos, a Funai já tinha tomado conta da área e expulsado todos os que nela vivem, para entregá-la a esses poucos índios.
 
 
 
OUTRA SUSPEITA
 
Noticiou o site rondoniagora que a Polícia Federal estaria investigando também a eleição de Valter Araújo, para a presidência da Assembleia. Na época, ouviu-se que vários deputados teriam sido levados para um hotel de Manaus e lá teria corrido muito grana, para que todos fechassem com o deputado agora preso. Nunca se provou nada, apesar da conversalhada da época. A PF estaria agora levantando informações reais. Vamos esperar para ver no que vai dar.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quando todas as provas que a Federal apresentou à Justiça, contra o grupo denunciado na Operação Termópilas, serão mostradas ao público?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)