Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Opinião de Primeira - 27/03/14


Gente de Opinião

O POVÃO SEGUE AS DICAS DA
MALANDRAGEM QUE VÊM DE CIMA

A menos de três meses da Copa do Mundo, o país continua dividido entre os que querem a Copa e outros tantos que já a detestam. Os estádios com preços exorbitantes, o atraso nas obras, a falta de investimentos nas estruturas que ficariam para a população, no pós jogos; a politicagem que cercou cada passo da preparação do evento,Opinião de Primeira - 27/03/14  - Gente de Opinião como construir estádios milionários que nunca mais servirão para nada, fizeram com que parte da população confrontasse esse gigantesco acontecimento. Os cidadãos  mais lúcidos começaram a questionar e cobrar que,  ao invés de estádios superfaturados, queríamos mais saúde, educação, transporte decente, menos violência. Como evento mundial, a Copa será importante para o país. Mas, ao mesmo tempo, nos deixará uma dívida social tão grande, que se passarão anos até que todos os bilhões de reais gastos a mais e sem necessidade, deixarão de ser cobrados pela parte da sociedade que quer um país melhor.

Os preços exorbitantes dos ingressos,  o aumento abusivo em diárias de hotéis;  do transporte, a malandragem que elevou  a custos abusivos até do suco que os ambulantes vendem nas  praias, tudo isso faz parte de um pacote brasileiríssimo de levar vantagem em tudo. Significa que aqui embaixo o povão segue os ensinamentos lá de cima. O governo, do alto da sua incompetência e dos olhos fechados para a absurda corrupção e a roubalheira vergonhosa (antecipada, aliás, pelo deputado Romário, há três anos), só pensa na Copa como meio para ganhar a eleição de outubro, Se nosso time xinfrim conseguir esse feito, todo o resto será esquecido, pelos pobres coitados, durante algum tempo. Se perder também em campo, aí sim, toda a gastança e os erros saltarão aos olhos. Pode ser a pá de cal no sonho da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Mas, daí, já outro assunto...

E O VICE?

Sábado tem lançamento de pré candidatura à reeleição do governador Confúcio Moura, em Ji-Paraná. Mas há ainda muitas dúvidas sobre quem será o  vice na chapa.  O atual, Airton Gurgacz, estaria propenso a disputar uma cadeira na Assembleia. Será que o PT vai indicar algum nome? Ou os petistas vão contra a orientação nacional e se aliar ao grupo do senador Ivo Cassol?  Por enquanto, essa dúvida ainda existe.

IVONE CRESCE

Por falar em Cassol, o nome da sua esposa, dona Ivone, começa a se fortalecer cada vez mais dentro do grupo da coligação liderada pelo PP, que pretende concorrer com um nome forte contra o atual governador e contra o ex aliado e agora adversário Expedito Júnior. Um dos argumentos, além do sobrenome, é de que o grupo que pode ter entre oito e até dez partidos aliados, acha que o momento é positivo para uma candidatura feminina. Detalhes ainda são discutidos entre as lideranças das siglas que compõem o grupo político.

CADÁVER INSEPULTO

Próximo à data que marcará os 50 anos do que os do que os milicos chamavam de Revolução de 64 e todos os demais chamam de golpe militar, acirram-se debates sobre o assunto;. revolve-se a História; busca-se depoimentos de todos os lados. O governo brasileiro tem proibido que os quartéis lembrem a data. O sempre polêmico deputado ultradireitista Jair Bolsonaro conseguiu aprovar proposta para comemorar a data no Congresso,. A esquerda está indignada. Meio século depois, o cadáver do golpe ainda está insepulto.

FACTOIDE

Com a cidade embaixo d´água, suja, horrorosa, cheia de problemas, os nobres vereadores da Capital decidiram criar um factoide: aprovaram por 15 votos a seis, abertura de processo de impeachment contra o prefeito Mauro Nazif. A administração municipal realmente não deslanchou. Mas, é claro, daí até cassar o mandato de um prefeito legitimamente eleito, vai uma distância do Sol à Lua. Um dia, quem sabe, teremos políticos sérios, que se preocupem mais com os reais problemas da população do que com as luzes da mídia. Lamentável!

O MEDO DO MADEIRA

Desde os tempos do garimpo, quando vivíamos um período de abundância, mas também de muita violência, que o rio Madeira não era tão observado e acompanhado de perto como hoje. No dia a dia de Porto Velho, a grande massa da população quase se esquece do seu rio. Agora, com a cheia histórica e do medo que ela causa na maioria da população, o Madeirão volta a ser o centro das atenções. Espera-se que ele volte logo ao seu silêncio e à sua utilidade vital para todos. Mas sem os danos que está causando, com seus assustadores quase 20 metros.

NOME QUENTE

Não se tem mais dúvida de que o deputado estadual Neodi Oliveira será um nome importante dentro do contexto da disputa pelo governo. O PSDC tem mantido, claramente, que seu principal nome no Estado está na fila para chegar ao Palácio Presidente Vargas. As negociações avançam, discutem-se alternativas no grupo em que o PSDC participa, mas  o partido já deixou claro: quer a cabeça de chapa. O partido ainda conversa  com aliados e possíveis aliados, mas não abre mão do seu projeto para a eleição de outubro. Com Neodi.

PERGUNTINHA

As sucessivas crises, denúncias, rolos na Petrobras, riscos para a economia e até críticas do ex Presidente Lula vão  abalar a reeleição de Dona Dilma ou ela vai superar tudo isso?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)