Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 29/01/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 29/01/12 - Gente de Opinião

JOSÉ HERMÍNIO ESTÁ CUMPRINDO SEU
PAPEL PARA SALVAGUARDAR A ASSEMBLEIA

Depois do tsunami da Operação Termópilas, não se pode dizer que a Assembleia Legislativa não reagiu. Sob o comando do experiente José Hermínio Coelho, que já presidiu a Câmara de Vereadores da Capital e sabe lidar com crises, tudo está sendo conduzindo como se esperava. Ou seja, com ações concretas, como espera a sociedade rondoniense. Respeitando o Regimento Interno, Hermínio está exercendo a Presidência de tal forma que demonstra o interesse da ALE em cortar a própria carne, OPINIÃO DE PRIMEIRA - 29/01/12 - Gente de Opiniãomas sem desrespeitar seus pares e muito menos a comunidade. Criou a Comissão Processante, deu posse a Kaká Mendonça, suplente de Valter Araújo, determinou a abertura dos trabalhos para punir (ou não, dependendo do que resultar o trabalho do deputado José Lebrão, o Corregedor Geral da Casa e sua turma), demitiu fantasmas que por lá pululavam, todos levados pelo presidente foragido Valter Araújo, enfim, está fazendo a sua parte. Tanto o Ministério Público quanto o Judiciário, afirmaram e reafirmaram que a Assembleia, como instituição, não está sendo investigada.

Quem está sob a mira da lei é um grupo de parlamentares se beneficiou de desvios de dinheiro público. Portanto, para preservar a ALE, um dos pilares da democracia, é vital que José Hermínio continue mantendo a mesma postura. Cumprindo a legislação, está tomando todas as medidas que pode, para demonstrar que o parlamento, como um todo, nada tem a ver com maracutaias, negociatas e desvios. Resta agora dar continuidade a tudo isso, buscar o apoio dos seus pares, dos que não estão enrolados com a Operação Termópilas, determinar o corte profundo, para extirpar a pústula que se alojou na Casa e, a partir daí, dar continuidade normal aos trabalhos. Hermínio, ao menos até agora, está saindo melhor que a encomenda. É um interino, por questões legais, mas sabe exercer o comando. Se continuar assim, pode ser uma surpresa agradável, num momento em que a Casa legislativa passa por mais uma tempestade.

NO LUGAR DO AMIGO

O suplente de deputado e ex secretário geral da Assembleia, na gestão de Valter Araújo, o representante de Pimenta Bueno, Kaká Mendonça, foi convocado e já assumiu uma cadeira na ALE. Exatamente a cadeira de Valter, de quem Kaká é amigo e aliado. A decisão foi tomada pelo presidente José Hermínio Coelho, depois que o TRE confirmou que a vaga é mesmo de Kaká. Ele começa agora seu quarto mandato.

SEM A CAERD

O presidente da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom) e prefeito de Alvoreada do oeste, Laerte Gomes, não quer nem ouvir falar em parceria com a Caerd. O sistema de água na sua cidade é municipalizado, abastece 95% das casas na zona urbana e grande parte da área rural e o custo, para o consumidor, é muito abaixo das taxas cobradas pela Caerd. Por isso, ele é um defensores de tais serviços municipalizados.

ERROS DO PASSADO

Mal administrada durante anos, com investimentos muito abaixo das necessidades, com custos muito altos, a Caerd está pagando hoje pelos erros do passado. Em várias cidades, há movimentos fortes para que o serviço de tratamento e abastecimento sejam municipalizados. Uma delas é Ji-Paraná, a segunda maior cidade do Estado, que ainda não definiu se renova ou não o contrato com a estatal. A coisa está complicada.

O MINISTRO VEM

O senador Valdir Raupp fez o convite, o ministro da Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, já aceitou. Falta só marcar a data. Pimentel vem a Rondônia para conhecer pessoalmente as potencialidades do Estado e tratar das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e criação de um pólo industrial em Porto Velho. Raupp anda entusiasmado com esses dois temas.

INCONSTITUCIONAL

Como o bom senso indicava, a Justiça determinou que o estacionamento no shopping center volte a ser pago, independente do valor que o consumidor compre. A decisão judicial alega que a lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Confúcio Moura é inconstitucional. Em outros estados brasileiros, contudo, ela continua valendo. Ainda cabe recurso em Rondônia.

ELES PRIMEIRO!

A famosa ONG Greanpeace e o jornal New York Times falam a mesma linguagem. Dirigentes brasileiros da ONG criticaram as usinas hidrelétricas, o novo Código Florestal e tudo o que o Brasil tem feito para fazer conviver o progresso e o meio ambiente. O NYT também: em editorial, diz que o Brasil regride na proteção à Amazônia. Fica muito claro que a coisa toda é arquitetada. Inclusive com apoio de interesseiros e ingênuos brasileiros. Os grandes interesses internacionais é que têm prioridade, é claro!

ANO DE ELEIÇÃO

Não será um ano fácil para o prefeito Roberto Sobrinho, porque os ataques virão de todos os lados. É ano eleitoral e, não importa o que ele faça, seus adversários vão querer faturar para as eleições. Sobrinho quer entregar mais de cem obras em andamento, até o final do mandato e certamente ficará muito bem com as comunidades dos bairros. Mas nos sites e nas redes sociais, os adversários já estão batendo forte. Por vezes, abaixo da linha da cintura.

PERGUNTINHA

Vamos ter um final de semana de paz e um pouco de segurança ou teremos mais tragédias a computar Brasil afora?
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

          Se não houver alguma decisão judicial de última hora, nesta quinta-feira acontecerá um dos mais polêmicos leilões para privatização de uma

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)