Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA - 29/07/12


OPINIÃO DE PRIMEIRA - 29/07/12 - Gente de Opinião

JUSTIÇA DE RONDÔNIA DÁ
OUTRO EXEMPLO AO PAÍS

 
Hácasos complicados, envolvendo os movimentos de sem terra e as complexas leis brasileiras. Exemplos não faltam, país afora, mas vamos nos ater a um deles, ocorrido em fevereiro deste ano, na região de Chupinguaia, local onde os conflitos agrários são comuns. Três dezenas de pessoas, dizendo-se sem terra, invadiram a Fazenda Dois Pinguins, de propriedade do pioneiro da região Moacir Caramelo. Ali aconteceu de tudo. Os invasores, encapuzados e fortemente armados – tudo segundo inquérito policial Gente de Opinião-atiraram nos peões e fizeram reféns. Mataram uma pessoa. Foram feitas várias prisões, entre as quais a do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia, Udo Whalbrink, acusado de liderar o ataque, ao lado de outro preso, o vereador de Vilhena Roberto Ferreira Pinto. A partir daí, como ocorre em todo o Brasil em eventos dessa natureza, os agressores passaram a agir como vítimas, ou seja, tentando passar para a versão de que eles tinham o direito de invadir a fazenda, de praticar todos os atos de vilania que praticaram e que a culpa é do dono da terra. Não deles.
 
A diferença é que dessa vez não colou. O Ministério Público a Justiça agiram com rigor, mantendo todos os agressores na cadeia. Ninguém deu bola às ameaças dos chamados “movimentos populares” e nem ao deputado federal Padre Tom, que em nome dos direitos humanos dos que transgrediram a lei, (atacaram, armados, trabalhadores indefesos da fazenda), exige a libertação dos envolvidos nos crimes denunciados. Agissem assim os poderes constituídos em todo o país e essa esculhambação teria fim. E não serviria para dar grana a malandros que transformaram as invasões em profissão. Enfim, de vez em quando, há sim uma luz no fim do túnel neste país.
 
 
 
 
QUEM SERÁ?
 
A contar de hoje, faltam exatos 70 dias para as eleições municipais. No dia 8 de outubro, uma segunda-feira, 51 das cidades rondonienses conhecerão seus novos prefeitos e vereadores. Só em Porto Velho haverá segundo turno. Dos oito candidatos na Capital, pelo menos cinco têm chances reais de ir para a reta final da disputa. A partir de agora, começa a esquentar mesmo a corrida pela sucessão de Roberto Sobrinho. Já há sinais claros que as campanhas estão na rua. Quem será o ungido pelos porto-velhenses?
 
 
 
HOMOFOBIA
 
Como se imaginava, a ex-senadora Fátima Cleide está enfrentando problemas com grupos evangélicos, por sua defesa pela criminalização da homofobia. Projeto defendido por ela no Senado, segundo lideranças religiosas, poderia punir pastores e padres que pregassem contra o homossexualismo. Na verdade, a idéia do projeto não era essa, mas sua “tradução” está causando problemas na campanha de Fátima. Ela tem explicado sua posição sobre o assunto e tentado desviar dele. Mas o tema está na campanha.
 
 
 
FITAS FANTASMAS
 
Ás vésperas da eleição presidencial de 2010, a então ministra chefe da Casa Civil, Elenice Guerra, foi jogado aos leões por denúncias de corrupção. A revista Veja publicou uma série de matérias a envolvendo com atos ilícitos. Quando o caso chegou à Justiça, a Veja se negou a mostrar pretensas gravações que teria, com provas contra a então ministra.Ou seja, ficou claro que as fitas famosas não existiam. Elenice foi absolvida das acusações. Mas agora, quem vai ser responsabilizado pelo mal que ela sofreu? A imprensa tem o direito de acusar sem provas? Será que ficará por isso mesmo?
 
 
 
FALTOU O PRINCIPAL
 
A Eletrobras Rondônia continua com serviços muito ruins, mas agora, a empresa distribui release à imprensa, explicando seu trabalho, dizendo que está fazendo uma reavaliação em todos os medidores para que não se repitam os erros nas contas dos consumidores e coisa e tal. Mas pecou pela falta do essencial. Não disse, em nenhum momento, que vai refazer toda a bagunça e reparar os danos causados a milhares de famílias, no Estado, que receberam contas de energia com valores, em alguns casos, estratosféricos. Quando fizer isso, certamente, a estatal voltará a cair nas graças da população.
 
 
 
QUASE PRONTO
 
Está prevista ou para o próximo final de semana ou início da outra, a inauguração oficial do viaduto sobre a BR 364, na avenida Jatuarana. É uma das obras mais esperadas da Capital e vai ajudar a dar uma grande aliviada no pesado trânsito. Levou um longo tempo para ficar pronto, em função de tantos problemas, que ali parecia ter um sapo enterrado. Mas, agora, a rapidez do serviço já deixou a obra praticamente pronta. O asfalto começa a ser colocado neste final de semana ou já a partir desta segunda.
 
 
 
2 DE SETEMBRO
 
Guarde bem esta data. Neste dia, será ocupado o primeiro prédio do Complexo Rio Madeira, que antes se chamava CPA. Depois que Lúcio Mosquini e seu time assumiram os trabalhos, a coisa começou a andar. Os primeiros servidores a entrar para o novo centro administrativo, iniciado no governo Cassol, continuado no de João Cahulla e que será concluído na administração Confúcio Moura, serão os das áreas de educação e do DER. Quando todos estiverem já trabalhando no local, começa a expansão para os demais prédios. O último será o que servirá de residência oficial para o Governador.
 
 
 
PERGUNTINHA
 
Quantas medalhas de ouro nossos atletas olímpicos vão trazer de Londres e em que modalidades vamos nos destacar?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

Polêmica no leilão de privatização da BR 364, previsto para esta quinta-feira em São Paulo. Vai mesmo sair?

          Se não houver alguma decisão judicial de última hora, nesta quinta-feira acontecerá um dos mais polêmicos leilões para privatização de uma

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)